O caminho para chegar ao nível profissional do voleibol passa pelas categorias de base, e o Campeonato Brasileiro de Seleções (CBS) é uma das principais vias neste sentido. A partir de quarta-feira (29.03), acontece em Maringá (PR) a disputa da Divisão Especial da categoria sub-18 feminina, e as jovens atletas de 10 seleções de todas as regiões do Brasil terão a oportunidade mostrar muito talento em quadra. As partidas serão realizadas no tradicional ginásio Chico Netto, e também no ginásio Valdir Pinheiro.
Medalha de bronze com a seleção do Rio de Janeiro em 2016, a ponteira Mayara, que hoje defende o Fluminense na Superliga Feminina 1XBET, destaca a importância de participar do CBS como forma de se preparar para os desafios da carreira de atleta profissional.
“Ter participado do CBS foi muito bom, muito importante. É uma competição que molda as atletas da categoria de base que almejam seguir na carreira e se tornar atleta profissional”, comentou Mayara.
São 10 seleções divididas em cinco grupos. Na primeira fase as equipes jogam entre si em turno único dentro dos grupos. As partidas são disputadas com três sets obrigatórios. As duas melhores equipes de cada grupo avançam para as semifinais. Ao final da competição, as seleções classificadas entre 8º e 10º lugares jogarão a 1ª Divisão na temporada seguinte.
No grupo A em Maringá estão Minas Gerais, Santa Catarina, São Paulo, Rio Grande do Norte e Ceará. O grupo B é formado pelo time da casa, Paraná, e ainda Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Goiás e Roraima. As partidas terão transmissão ao vivo pelo Canal Vôlei Brasil.
O Banco do Brasil é o patrocinador oficial do voleibol brasileiro