Da redação, no Rio de Janeiro (RJ) – 23.07.2015
O primeiro dia de disputas da etapa de Cabo Frio (RJ) do Circuito Banco do Brasil Challenger definiu os últimos classificados à fase de grupos da competição. Foram realizados 27 jogos pelo qualificatório nesta quinta-feira (23.07), com entrada franca à torcida que lotou a arena na Praia do Forte. Quatro times em cada gênero terminaram o dia sem derrotas e se juntaram aos outros oito já classificados pela pontuação no ranking de entradas da CBV.
Entre os classificados, destaque para o retorno de uma experiente e vencedora atleta. A carioca Renata, que disputou os Jogos Olímpicos de Pequim, em 2008, retornou após dois anos e meio longe das areias. Ao lado da parceira Semírames, ela venceu duas partidas para conquistar a vaga na fase principal. No segundo jogo do dia, valendo a classificação, vitória por 2 sets a 0 (21/17, 21/16) sobre Haissa/Rosimeire Lima, em 36 minutos.
‘Eu estou muito feliz, queria voltar e voltar bem, na elite do vôlei de praia brasileiro. Sei que meu caminho será longo, vou começar pelo Nacional, escalar os degraus todos de novo, tentar somar pontos. Mas estou fazendo o que gosto, com sorriso no rosto’, contou Renata, que teve uma torcida especial bem de perto em Cabo Frio.
‘Minha filha mais nova (Isabela) ficou em casa, mas meu filho mais velho (Felipe) veio conosco e estou muito feliz, pois ele ama vôlei, passou a entender, vibrar. Fico muito feliz de o ver torcendo, acompanhando, é muito gratificante. É até a força maior para continuar querendo mais, buscando objetivos’, completou a carioca.
Além de Semírames e Renata (ES/RJ), também passaram com as vitórias no qualificatório as campeãs mundiais Sub-19 Tainá e Andressa (SE/PB), que superaram Carol/Amanda (RJ) por 2 sets a 1 (20/22, 21/12, 15/8), em 50 minutos, na partida decisiva pela vaga.
Neide/Rebecca (AL/CE) conquistou a classificação ao superar Ana Patrícia/Juliana Simões (MG/PR) por 2 sets a 0 (21/15, 21/12), em 28 minutos. Fechando a lista dos times garantidos pelo qualificatório, Eunyce/Bárbara Ferreira (AL/RJ) avançou com triunfo por 2 sets a 0 (21/18, 21/15) sobre Danielle/Flávia (MS/RJ), em 45 minutos.
No torneio feminino, já têm vaga na fase de grupos pela posição no ranking os seguintes times: Val/Josi (RJ/SC), Duda/Elize Maia (SE/ES), Rachel/Ângela (RJ/DF), Izabel/Camila (PA/RJ), Andréa Teixeira/Leize (SC), Andrezza/Naiana (AM/CE), Fabíola/Luciana (DF/CE) e Carolina/Thaís (RJ).
Nova dupla larga bem
O primeiro torneio da dupla Guto/Saymon (RJ/MS) começou com o pé direito. A dupla conseguiu superar o primeiro objetivo e ingressou na fase principal. Na partida que garantiu a vaga, um duelo familiar, já que o time eliminado foi de Marcus (RJ), irmão e ex-parceiro de Guto, e Vinícius (ES). Vitória difícil por 2 sets a 1 (21/17, 17/21, 8/15), em 50 minutos.
‘Estamos muito felizes, desde que começamos a treinar vimos que a energia está muito boa e sabemos que isso faz muita diferença em quadra. O último jogo do dia foi difícil, infelizmente contra meu irmão. Começamos mal, mas conseguimos reverter o jogo, colocar a cabeça no lugar. Superamos o primeiro objetivo, agora queremos buscar o título. Pareça que estamos jogando juntos há muito tempo com um bom entrosamento’, analisou Guto.
Bicampeão brasileiro, Pedro Cunha (RJ), que voltava ao vôlei de praia após dois anos, acabou superado no segundo jogo. Ao lado do parceiro Allison Francioni (SC), eles foram derrotados por Lipe/Ramon Gomes (CE/RJ) por 2 sets a 0 (21/17, 21/19), em 39 minutos de jogo. Também conseguiu a vaga a dupla Harley/Guto (PB/SP), que derrotou Itamar/Pedro Martins (DF/RJ) por 2 sets a 0 (21/14, 21/16), em 37 minutos.
A última vaga do qualificatório masculino ficou com os paraibanos George e Jô. O campeão mundial Sub-19 e seu parceiro superaram Luccas Lima e Álvaro Andrade (SP/SE) por 2 sets a 0 (21/14, 22/20), em 38 minutos de jogo na arena montada em Cabo Frio.
Já estão garantidos na fase de grupos do torneio masculino do Challenger as duplas Fábio Guerra/Daniel Souza (RJ), Anderson Melo/Averaldo (RJ/TO), Léo Gomes e Bernat (RJ), Oscar/Thiago (RJ/SC), Léo Vieira/Luciano (DF/ES), Benjamin/André (MS/ES), Richards/Ralph (MG/RJ) e Fábio/Bernardo Lima (CE).
Sistema de disputa
O sistema de disputa da competição funciona da seguinte forma. Oito duplas entram direto na fase de grupos pela classificação no ranking de entradas, enquanto outros quatro times garantem presença através da disputa do qualificatório, no primeiro dia do torneio. Os 12 times finais são divididos em três grupos de quatro e duelam pela primeira fase, no segundo dia de competições (sexta-feira).
Avançam os primeiros e segundos de cada grupo, além dos dois melhores terceiros colocados. Ainda no segundo dia ocorre a disputa das quartas de final. O terceiro e último dia (sábado) tem a disputa das semifinais, bronze e finais dos dois gêneros.
Na primeira etapa, em Chapecó (SC), títulos para Luciano/Léo Vieira (ES) e Val/Josi (RJ/SC). Elas repetiriam a conquista na etapa seguinte, em Campo Grande (MS), quando Fábio Guerra/Daniel Souza (RJ) levou o ouro no torneio masculino. Em Vitória (ES), Oscar/Thiago e Elize Maia/Duda (ES/SE) subiram ao lugar mais alto do pódio.
VEJA OS RESULTADOS DO TORNEIO MASCULINO
VEJA OS RESULTADOS DO TORNEIO FEMININO
O Banco do Brasil é o patrocinador oficial do voleibol brasileiro.