Mãe do tenista João Fonseca, líder do ranking mundial juvenil e campeão do US Open, conquista o ouro no Vôlei Master 2023

18 DE NOVEMBRO

Mãe do tenista João Fonseca, líder do ranking mundial juvenil e campeão do US Open, conquista o ouro no Vôlei Master 2023
Roberta Fonseca, mãe do tenista João Fonseca, conquistou o ouro e a vaga na Superliga Master na categoria 50+ (Créditos: Dhavid Normando/FVImagem/CBV)

 

Geralmente, são os pais que influenciam seus filhos. Mas com Roberta Fonseca, campeã da categoria 50+ do Vôlei Master 2023 com a equipe da AABB RJ, foi diferente. Seu filho João Fonseca, tenista de 17 anos número 1 do ranking mundial juvenil e atual campeão do US Open da categoria, foi quem fez com que ela voltasse às quadras depois de muitos anos.

"No início, o João jogava futebol. Mas depois mudou para o tênis. Viajamos juntos o Brasil inteiro para competições. Estar com o João nos torneios e ver tantos jogos dele fez com que eu voltasse a praticar o tênis depois de muitos anos afastada", revela Roberta, contando que o esporte está no DNA da família Fonseca. "Meu marido pratica esportes no mar, como o kitesurfe. E meu outro filho, o Leonardo, é surfista".

A relação de Roberta com os esportes começou bem antes do nascimento de João. Ainda na infância, morava em uma rua sem saída que era a sua "quadra". Lá, ela e as amigas montavam a rede de vôlei no meio da rua, e o meio-fio servia como marcação. Foi assim que aprendeu a jogar, antes mesmo de ir para a escolinha do Flamengo. Décadas depois, o Vôlei Master marcou o reencontro com algumas amigas do passado.

"No time da AABB, tenho duas amigas que jogaram comigo no mirim do Flamengo, na década de 80. Sem contar a Karin (medalhista de bronze nos Jogos Olímpicos de Sydney 2000 com a seleção brasileira). Acompanhei a carreira dela pela televisão e hoje somos companheiras de equipe e campeãs no Vôlei Master. O esporte é onde reencontramos nossos amigos da vida, fazendo uma atividade saudável e prazerosa. O Vôlei Master é uma enorme confraternização de pessoas que amam a mesma coisa. Que bom que a CBV montou uma Superliga especial para a gente", finaliza Roberta, lembrando que, além do título, a AABB garantiu também classificação para a primeira edição da Superliga Master, que acontece em 2024.

 

Vôlei Master 2023

O Vôlei Master 2023 acontece no Centro de Treinamento da CBV, em Saquarema, de 11 a 18 de novembro. Durante os oito dias de competições, mais de 2300 atletas estarão envolvidos no evento. Serão 170 equipes em ação nas oito quadras indoor (1700 atletas), representando 15 estados brasileiros - duas equipes virão do Paraguai. Nas seis quadras de areia, 214 duplas e 115 quartetos reúnem 630 atletas.  

“O Vôlei Master é um evento que mobiliza centenas de jogadores com mais de 35 anos. Mostra que o amor pelo voleibol se espalha por todo o Brasil. Este ano, teremos uma edição muito especial, com a integração da competição com a nova Superliga Master. As equipes que se classificarem terão a oportunidade de disputar mais um torneio em 2024, com toda a estrutura. O objetivo da CBV é incentivar a prática esportiva e um estilo de vida saudável, além de ultrapassar as fronteiras esportivas do voleibol, com ações como a doação de alimentos não perecíveis. Essa é uma iniciativa em conjunto com a Prefeitura de Saquarema, nossa parceira de longa data”, diz Radamés Lattari, presidente da CBV.

 

Classificatório para a Superliga Master

Para estimular ainda mais a prática do vôlei pelos veteranos, a Confederação Brasileira de Voleibol (CBV) anunciou em setembro a criação da Superliga Master, que será disputada a partir de 2024. E o Vôlei Master terá um papel importante nessa novidade do calendário nacional, classificando os oito primeiros colocados das categorias +40, +45 e +50 para a nova competição. Para organizar a Superliga Master, a CBV criou um núcleo específico, com Rodrigo Delmasso como diretor, que terá uma comissão de apoio formada pelos presidentes das Federações do Tocantins (Ricardo Abalém), do Piauí (Tatiana Rodrigues) e do Maranhão (Ricardo Lins). 

 

Ação social com doação de alimentos não perecíveis

O esporte vai muito além de competições e medalhas. A CBV acredita no poder transformador do voleibol e vem realizando ações sociais e ambientais em seus eventos. No Vôlei Master 2023, os atletas participantes foram convidados a doar 1kg de alimento não perecível durante o período da competição. Em parceria com a Prefeitura de Saquarema, as doações serão encaminhadas para instituições de auxílio a pessoas em situação de vulnerabilidade.

 

Categorias do Vôlei Master 2023

Quadra: 35+ (F/M), 40+ (F/M), 45+ (F/M), 50+ (F/M), 55+ (F/M), 59+ (F/M), 63+ (F/M), 67+ (F) e 70+ (F).
Praia: 35+ (F/M), 40+ (F/M), 45+ (F/M), 50+ (F/M), 55+ (F/M), 59+ (F/M) e 63+ (F/M).

O Banco do Brasil é o patrocinador oficial do voleibol brasileiro.
 


Aplicativo CBV.
Baixe agora!

Baixe agora o Aplicativo Vôlei Brasil, faça seu cadastro e receba todas as novidades das competições, alertas dos seus jogos favoritos, além de assistir a vídeos ao vivo.

Baixe na Apple Store Baixe na Google Play
Banco do Brasil

PATROCINADOR OFICIAL

Bet7k

COPATROCINADOR

Parceiros Oficiais