Tia dos medalhistas olímpicos Gustavo e Murilo Endres disputa o Vôlei Master 2023 e conhece a segunda casa dos sobrinhos
17 DE NOVEMBRO

As gerações mais antigas da família Endres, em Passo Fundo, interior do Rio Grande do Sul, nunca foram muito ligadas ao esporte. Quem começou a mudar esse cenário foi Bruno, um dos sete irmãos de Olga Marta Endres, que disputa o Vôlei Master 2023 pela equipe da AABB Goiânia 50+. E que mudança! Bruno é tio de Gustavo e Murilo Endres, que fizeram história vestindo a camisa da seleção brasileira masculina.
"O precursor do vôlei na minha família foi meu irmão Bruno. Antes dele, ninguém praticava esportes. O Bruno assistia vôlei na televisão, gostava muito e resolveu aprender a jogar sozinho. A partir daí, começou a puxar as pessoas da família, incluindo eu, para o esporte. Foi nesse momento que o Gustavo e o Murilo também começaram a jogar ", conta Olga.
Os irmãos Endres ganharam juntos a medalha de prata nos Jogos Olímpicos de Pequim 2008 – Gustavo ainda foi ouro em Atenas 2004 e Murilo, prata em Londres 2012. "Ter o Gustavo e o Murilo na nossa família é um imenso orgulho. Antes de eles serem ídolos do esporte no Brasil, são ídolos na nossa família. Até hoje, quando conseguem ir para Passo Fundo, vira uma festa. Reunimos toda a família, que não é pequena, e aproveitamos muito a presença deles ", revela Olga.
Acostumada a disputar competições pelo time Master de Passo Fundo e pela equipe 50+ de Chapecó, Olga jogou pela primeira vez no Centro de Treinamento da CBV, em Saquarema, local onde treinam as seleções brasileiras e "segunda casa" dos sobrinhos. Mandou muitas fotos no grupo da família e conta que Gustavo e Murilo adoraram ver a tia jogando em quadras tão familiares.
"A estrutura aqui é maravilhosa, como eles sempre falaram. Além disso, existe uma integração muito bacana entre todos no Vôlei Master. O esporte faz parte da minha vida desde sempre. Significa tudo. É qualidade de vida, saúde, tudo de bom. Indico a todas as pessoas que façam algum esporte. Não tem idade para começar. Qualquer atividade esportiva é boa para a mente, para manter o bom humor, para aproveitar a vida. Se alguém quiser jogar, me chama que eu vou!", finaliza Olga.
Vôlei Master 2023
O Vôlei Master 2023 acontece no Centro de Treinamento da CBV, em Saquarema, de 11 a 18 de novembro. Durante os oito dias de competições, mais de 2300 atletas estarão envolvidos no evento. Serão 170 equipes em ação nas oito quadras indoor (1700 atletas), representando 15 estados brasileiros - duas equipes virão do Paraguai. Nas seis quadras de areia, 214 duplas e 115 quartetos reúnem 630 atletas.
“O Vôlei Master é um evento que mobiliza centenas de jogadores com mais de 35 anos. Mostra que o amor pelo voleibol se espalha por todo o Brasil. Este ano, teremos uma edição muito especial, com a integração da competição com a nova Superliga Master. As equipes que se classificarem terão a oportunidade de disputar mais um torneio em 2024, com toda a estrutura. O objetivo da CBV é incentivar a prática esportiva e um estilo de vida saudável, além de ultrapassar as fronteiras esportivas do voleibol, com ações como a doação de alimentos não perecíveis. Essa é uma iniciativa em conjunto com a Prefeitura de Saquarema, nossa parceira de longa data”, diz Radamés Lattari, presidente da CBV.
Classificatório para a Superliga Master
Para estimular ainda mais a prática do vôlei pelos veteranos, a Confederação Brasileira de Voleibol (CBV) anunciou em setembro a criação da Superliga Master, que será disputada a partir de 2024. E o Vôlei Master terá um papel importante nessa novidade do calendário nacional, classificando os oito primeiros colocados das categorias +40, +45 e +50 para a nova competição. Para organizar a Superliga Master, a CBV criou um núcleo específico, com Rodrigo Delmasso como diretor, que terá uma comissão de apoio formada pelos presidentes das Federações do Tocantins (Ricardo Abalém), do Piauí (Tatiana Rodrigues) e do Maranhão (Ricardo Lins).
Ação social com doação de alimentos não perecíveis
O esporte vai muito além de competições e medalhas. A CBV acredita no poder transformador do voleibol e vem realizando ações sociais e ambientais em seus eventos. No Vôlei Master 2023, os atletas participantes foram convidados a doar 1kg de alimento não perecível durante o período da competição. Em parceria com a Prefeitura de Saquarema, as doações serão encaminhadas para instituições de auxílio a pessoas em situação de vulnerabilidade.
Categorias do Vôlei Master 2023
Quadra: 35+ (F/M), 40+ (F/M), 45+ (F/M), 50+ (F/M), 55+ (F/M), 59+ (F/M), 63+ (F/M), 67+ (F) e 70+ (F).
Praia: 35+ (F/M), 40+ (F/M), 45+ (F/M), 50+ (F/M), 55+ (F/M), 59+ (F/M) e 63+ (F/M).
O Banco do Brasil é o patrocinador oficial do voleibol brasileiro.