Seleções estaduais entram em quadra pelos títulos do CBS

25 DE FEVEREIRO

Seleções estaduais entram em quadra pelos títulos do CBS
. (Créditos: Divulgação)

Os novos talentos do vôlei nacional têm um desafio a partir desta terça-feira (01.03): defender seus estados em uma das mais tradicionais competições do país. Com 12 torneios de quatro categorias (sub-18 e sub-20 masculino e sub-17 e sub-19 feminino), o Campeonato Brasileiro de Seleções (CBS) revela talentos dos quatro cantos do Brasil, que são observados atentamente por quem tem a missão de formar as seleções brasileiras de base. 

“Os campeonatos brasileiros de seleções são muito importantes no nosso planejamento de avaliação, mapeamento e acompanhamento de potenciais atletas de seleção brasileira. Em cada etapa, integrantes das comissões técnicas acompanham os jogos e avaliam esses jovens atletas. Além disso, são uma oportunidade de nossos avaliadores se aproximarem dos técnicos estaduais. Aproveitamos para dividir com eles o planejamento das seleções de base e um pouco do nosso trabalho. A seleção é a ponta da pirâmide e a base é composta por esses profissionais formadores de atletas em seus estados”, explica Júlia, gerente de vôlei de quadra da Confederação Brasileira de Voleibol (CBV). 

Em cada uma das categorias, os 26 estados e o Distrito Federal são divididos em três grupos: Divisão Especial (10 times), Primeira Divisão (10 times) e Segunda Divisão (7 times).  As partidas da fase de classificação serão disputadas em três sets obrigatórios, e os confrontos decisivos, em melhor de cinco sets. Os três primeiros garantem acesso à divisão superior no ano seguinte e os três últimos são rebaixados. 

A disputa da Divisão Especial sub-18 masculina abre a temporada, entre 1 e 5 de março, no Centro de Desenvolvimento de Voleibol (CDV), em Saquarema (RJ). No grupo A estão as seleções de Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Pará e Maranhão. No grupo B, Minas Gerais, São Paulo, Paraná, Pernambuco e Mato Grosso do Sul.  Os dois melhores de cada grupo avançam às semifinais. 

CALENDÁRIO DO CBS 2022

1 a 5 de março – Sub-18 masculino Divisão Especial – Saquarema (RJ) - TABELA DE JOGOS
8 a 12 de março - Sub-17 feminino Divisão Especial – Saquarema (RJ)
14 a 19 de março – Sub-18 masculino Primeira Divisão – Saquarema (RJ)
21 a 26 de março – Sub-17 feminino Primeira Divisão – Saquarema (RJ)
9 a 14 de maio – Sub-20 masculino Divisão Especial – Brasília (DF)
9 a 14 de maio – Sub-20 masculino Primeira Divisão – Brasília (DF)
16 a 21 de maio – Sub-19 feminino Divisão Especial – Brasília (DF)
16 a 21 de maio – Sub-19 feminino Primeira Divisão – Brasília (DF)
23 a 28 de maio – Sub-20 masculino Segunda Divisão – Brasília (DF)
23 a 28 de maio – Sub-19 feminino Segunda Divisão – Brasília (DF)
19 a 24 de setembro – Sub-17 feminino Segunda Divisão – Saquarema (RJ)
19 a 24 de setembro – Sub-18 masculino Segunda Divisão – Saquarema (RJ) 

O Banco do Brasil é o patrocinador oficial do voleibol brasileiro 


Aplicativo CBV.
Baixe agora!

Baixe agora o Aplicativo Vôlei Brasil, faça seu cadastro e receba todas as novidades das competições, alertas dos seus jogos favoritos, além de assistir a vídeos ao vivo.

Baixe na Apple Store Baixe na Google Play
Banco do Brasil

PATROCINADOR OFICIAL

Parceiros Oficiais