ELEIÇÃO 2021 CBV CLIQUE AQUI E ACESSE OS DOCUMENTOS.

Torneio masculino começa com 16 partidas pelo qualifying em Saquarema (RJ)

24 DE SETEMBRO

Torneio masculino começa com 16 partidas pelo qualifying em Saquarema (RJ)
Torneio masculino teve início nesta quinta-feira com o qualyfing (Créditos: Wander Roberto/Inovafoto/CBV)

Depois do retorno com o naipe feminino, nesta semana é a vez dos homens entrarem em quadra na primeira etapa do Circuito Brasileiro de Vôlei de Praia Open 20/21. Nesta quinta-feira (24.09), o torneio masculino teve início com a disputa do qualyfing (classificatório), com 16 partidas realizadas na arena montada dentro do Centro de Desenvolvimento de Voleibol (CDV), em Saquarema (RJ).

Das 20 duplas que começaram o dia na competição, quatro conseguiram a classificação para a chave principal vencendo jogos eliminatórios diretos. Entre os times que avançaram na competição estão: Álvaro Andrade/Rafael (SE/PB), Jefferson/Miguel (CE/MS), Felipe Cavazin/Marcus Carvalhaes (PR/RJ) e Averaldo/Matheuzinho (TO/SE).

A competição, que é realizada seguindo todos os protocolos de segurança sanitária, não conta com público presente, mas todas as partidas são transmitidas pelo Vôlei de Praia TV  e pela página da CBV no Facebook. Na abertura da competição foram 16 jogos para a definição das últimas quatro vagas disponíveis na chave principal.

A primeira parceria a garantir um lugar entre os melhores do ranking foi Álvaro Andrade e Rafael (SE/PB), que entraram em quadra duas vezes nesta quinta-feira. No jogo que definiu a classificação, Álvaro e Rafael passaram por Harley/Fernandão (DF/ES) por 2 sets a 0 (21/16, 18/21 e 15/10). Este foi o primeiro torneio profissional que Rafael jogou sem formar parceria com o irmão gêmeo Renato. Após a vitória e vaga na próxima fase, o jovem paraibano contou sobre este novo momento na carreira.

“Quando o Renato (irmão e ex-parceiro) me disse que se juntaria ao Adrielson para essa temporada, já pensei em convidar o Álvaro Andrade para formar o time. Temos uma amizade de muitos anos, nos conhecemos bem e sabia que seria uma dupla promissora, com potencial. Mas não imaginei que o resultado viria tão rápido. Passamos três semanas treinando juntos e desde o começo sentimos, pelo ritmo dos treinos, que o jogo encaixou. Eu estou até um pouco emocionado. É a primeira vez que estou sem meu irmão em quadra, ele é um fenômeno, um jogador incrível, e eu precisava disso. Precisava provar a mim mesmo. Eu saio de quadra emocionado e muito realizado com essa classificação", comentou Rafael.

Outra dupla que avançou na rodada desta quinta-feira foi a formada por Jefferson e Miguel (CE/MS), que jogou duas vezes nesta fase. Para garantir o avanço ao torneio principal eles levaram a melhor sobre Lipe/Rafa (CE/PR) por 2 sets a 0 (21/19 e 21/17). Com a classificação garantida, Miguel avaliou a situação vivida pelos atletas nos últimos meses em razão da pandemia de COVID-19, e elogiou o retorno às competições com toda a segurança.

"Nunca houve uma pandemia como essa em nossas vidas, que exigisse tanto das pessoas e nos impossibilitasse de treinar. Acredito que somos uma referência em termos mundiais por termos retornado com tanta segurança, visibilidade e um espetáculo muito bonito. Os atletas viviam uma expectativa muito grande, correndo contra o tempo para retomar a forma física. Foi uma superação individual de todos, uma vitória de todos os atletas. Agradecemos especialmente a Confederação Brasileira de Voleibol por essa volta surpreendente", disse Miguel.

Na sequência da disputa, Felipe Cavazin e Marcus (PR/RJ) venceram Léo Vieira/Júlio César (DF/SP) no último duelo do dia na quadra central, por 2 sets a 1 (21/17, 20/22 e 16/14). Após o jogo e a classificação, Marcus comentou sobre a ansiedade por voltar a disputar torneios e as diferenças em relação aos novos protocolos. 

"Jogar sem público é uma sensação estranha, a gente sente falta, mas faz parte da nossa realidade e é necessário. Voltar a Saquarema é muito bom, é especial para mim, já passei muitas semanas aqui treinando ao longo da minha história. Eu estava muito ansioso para o retorno, principalmente no primeiro jogo, mas conforme a competição avança, nós vamos nos soltando", contou Marcus.

A última vaga na chave de grupos ficou com Averaldo e Matheuzinho (TO/SE), que superaram Adelmo/Moisés (BA) em uma partida definida no terceiro set (21/19, 18/21 e 15/4). A dupla é recém-formada e enfrentou o primeiro teste em Saquarema. Para Averaldo, de 31 anos, que agora é parceiro do jovem de 21, a nova formação tem potencial para ir mais longe na competição e conseguir pontos importantes no ranking.

"É muito gratificante voltar a fazer o que a gente ama. Matheus e eu formamos essa nova parceria para a temporada 20/21, é um representante da nova geração, com muito potencial. Tivemos que superar a dificuldade de ter pouco tempo para ajustar o time, mas felizmente tivemos sucesso conseguindo a vaga. Adelmo e Moisés formam uma dupla muito boa, dificultaram a partida ao máximo, mas tivemos tranquilidade no tie-break. Estamos bem preparados para jogar o torneio principal, agora é ir com tudo, com alegria, crescendo na competição", disse Averaldo.

O torneio principal começa nesta sexta-feira (25.09), a partir das 9h, com 16 equipes divididas em quatro grupos. Além das quatro parcerias classificadas hoje, outras 12 duplas já estavam garantidas pelo ranking de entradas: André Stein/George (ES/PB); Alison/Álvaro Filho (ES/PB); Evandro/Bruno Schmidt (RJ/DF); Guto/Arthur Mariano (RJ/MS); Pedro Solberg/Vinícius (RJ/ES); Vitor Felipe/Arthur Lanci (PB/PR); Hevaldo/Saymon (CE/MS); Renato/Adrielson (PB/PR); Thiago/Oscar (SC/RJ); Allison Francioni/Fábio (SC/CE); Bernardo Lima/Eduardo Davi (CE/PR); e Bruno/Jô (AM/PB).

CONFRONTOS

Grupo A

André Stein/George (ES/PB) x Álvaro Andrade/Rafael (SE/PB) – 9h

Renato/Adrielson (PB/PR) x Thiago/Oscar (SC/RJ) – 9h

Grupo B

Alison/Álvaro Filho (ES/PB) x Jefersson/Miguel (CE/MS) – 10h

Hevaldo/Saymon (CE/MS) x Allison Francioni/Fábio (SC/CE) – 10h

Grupo C

Evandro/Bruno Schmidt (RJ/DF) x Averaldo/Matheuzinho (TO/SE) – 11h

Vitor Felipe/Arthur Lanci (PB/PR) x Bernardo Lima/Eduardo Davi (CE/PR) – 11h

Grupo D

Guto/Arthur Mariano (RJ/MS) x Felipe Cavazin/Marcus (PR/RJ) – 12h

Pedro Solberg/Vinícius (RJ/ES) x Bruno/Jô (AM/PB) -12h

TABELA DE JOGOS

GALERIA DE FOTOS

O Banco do Brasil é o patrocinador oficial do voleibol brasileiro


Aplicativo CBV.
Baixe agora!

Baixe agora o Aplicativo Vôlei Brasil, faça seu cadastro e receba todas as novidades das competições, alertas dos seus jogos favoritos, além de assistir a vídeos ao vivo.

Baixe na Apple Store Baixe na Google Play
Banco do Brasil

PATROCINADOR OFICIAL

Parceiros Oficiais