SOU + VÔLEI: Chegou a plataforma de relacionamento e fidelização do vôlei nacional. CLIQUE AQUI E CADASTRE-SE.

Seminário virtual aborda nutrição esportiva no desenvolvimento de jovens

11 DE SETEMBRO

Seminário virtual aborda nutrição esportiva no desenvolvimento de jovens
Nutricionista Patricia Axer durante apresentação na Academia do Voleibol (Créditos: Divulgação)

Do Rio de Janeiro (RJ) – 10.09.2020

Os profissionais do voleibol contaram com mais uma aula na noite desta quinta-feira (10.09), com a 37ª palestra virtual da Academia do Voleibol. O tema da noite foi a nutrição esportiva no desenvolvimento de jovens, apresentado pela nutricionista e ex-atleta de voleibol Patricia Axer. O encontro foi transmitido de maneira gratuita pelo Canal Vôlei Brasil para profissionais espalhados por todo país, que puderam realizar perguntas ao final.

Patrícia Axer foi atleta e treinadora por mais de dez anos nas categorias de base do Minas Tênis Clube (MG). Posteriormente, se especializou na nutrição e trabalhou na área esportiva no clube mineiro. Ela apontou a importância da nutrição dentro do contexto esportivo, inclusive na prevenção de lesão e desenvolvimento dos jovens.

“Temos que ter mecanismos para avaliar se nosso atleta está equilibrado no estado nutricional. Quando falamos em jovens, temos algumas exigências maiores. E alguns indícios que podem ser observados em métodos diretos e indiretos para verificar a alimentação. A avaliação clínica, por exemplo, a antropometria, questionários e entrevistas. São elementos que podem apresentar um panorama de possíveis deficiências”, declarou.

A profissional também explicou que, no esporte de alto rendimento, com foco em performance, o atleta tem uma depressão do seu sistema imunológico. Com treinos e jogos exigindo alto gasto energético, a nutrição se torna parte fundamental. Segundo Patrícia, os pilares da nutrição são promover a saúde, o crescimento e desenvolvimento e fornecer energia para garantir a recuperação após os treinamentos.

Outro ponto abordado foi o trabalho multidisciplinar da nutrição, apoiado por psicólogos, endocrinologistas e profissionais do esporte.

“O tratamento da obesidade ou perda de gordura, por exemplo, é feito com uma abordagem multidisciplinar. Trabalho em uma clínica com esses profissionais integrados, o nutricionista tem que ter contato com o endocrinologista, o psicólogo. O consumo alimentar é muito impactado pelas questões emocionais, vimos na pandemia o ganho de peso de muitas pessoas por conta da ansiedade. É preciso ter um olhar para essas abordagens”, declarou.

A palestra foi mediada por Carlos Rios, presidente da Comissão Nacional de Treinadores (Conat) e Márcia Albergaria, da Universidade Corporativa de Voleibol (UCV). Carlos destacou a importância do projeto da Academia, levando conhecimento para profissionais de maneira gratuita e em várias áreas relacionadas ao voleibol.

“Diversos profissionais de áreas correlacionadas se dispuseram a trazer conhecimento nos últimos meses, com estudos, pesquisas. Nós ficamos muito satisfeitos por ver a riqueza do nosso voleibol. Com estudiosos trazendo o que há de mais recente no mundo dessa modalidade que tanto amamos. Patrícia foi uma excelente treinadora, nós nos conhecemos há muitos anos e fico feliz em tê-la conosco aqui”, destacou.

Esse foi o 37º encontro da Academia do Voleibol, que realiza reuniões virtuais com temas variados sobre vôlei de praia, vôlei de quadra e Conat. O conteúdo fica disponibilizado no YouTube da CBV (youtube.com/voleibrasil1) e no Canal Vôlei Brasil (http://canalvoleibrasil.cbv.com.br).

O Banco do Brasil é o patrocinador oficial do voleibol brasileiro


Banco do Brasil

PATROCINADOR OFICIAL

Parceiros Oficiais