CBV promove encontro virtual sobre a psicologia do esporte nas categorias de base

Publicado em: 16/07/2020 22:16
?20200814145207
Antonio Serenini durante encontro virtual da Academia do Voleibol (Créditos: Divulgação/CBV )

A psicologia do esporte nas categorias de base foi o tema da noite desta quinta-feira (16.07) do 22º seminário virtual da Academia do Voleibol, projeto implementado pela Confederação Brasileira de Voleibol (CBV) com o objetivo de difundir conhecimento durante a pandemia da COVID-19. O bate-papo contou com a participação dos psicólogos das seleções de base, Nicole Tauchmann e Antonio Serenini, e foi mediado pela gerente de seleções da CBV, Julia Silva. 

Os psicólogos Nicole Tauchmann e Antonio Serenini falaram para cerca de 180 profissionais utilizando a plataforma Webex. Durante a noite foram abordados temas da psicologia do esporte como a busca pela motivação e o prazer para a prática esportiva, a capacidade de concentração e liderança, técnicas de controle de estresse e as fases de preparação durante o ciclo de trabalho com os atletas. 

“O nosso principal objetivo é a otimização do rendimento dos atletas, além de ajudá-los com seus dilemas. Buscamos formar atletas para longo prazo, e também queremos formar pessoas boas”, explicou Serenini.

A psicóloga Nicole Tauchmann destacou características do trabalho com a seleção de base. 

“Precisamos ter um olhar bondoso, singular, para prover as ferramentas certas. Buscamos apresentar fundamentos que se bem sustentados serão mantidos e levados para o resto da vida”, disse Nicole Tauchmann, que ainda ressaltou o papel do profissional de psicologia. 

“O psicólogo tem que olhar para o ser humano que se encontra por trás do atleta e fazer com que ele identifique e reconheça suas emoções para que não prejudique a execução dos movimentos”, afirmou Nicole Tauchmann. 

Na sequência da sétima semana será a vez do episódio “Craque musical: volume 2”, 11º da série “Vôlei em Casa”, no YouTube da CBV, com a participação de Bruno Schmidt, Brunão, Ellen, Mari Aquino e Rhendrick. 

A ‘Academia do Voleibol’ já proporcionou outras 21 reuniões virtuais com temas variados sobre vôlei de praia, vôlei de quadra e Comissão Nacional de Treinadores (Conat). O conteúdo posteriormente também fica disponibilizado no YouTube da CBV. 

Confira abaixo as palestras já realizadas:

"Gestão e preparação de equipe”, com o técnico da seleção brasileira masculina, Renan.

"Detecção de talentos e iniciação da modalidade", com o técnico da seleção de base masculina de vôlei de praia Robson Xavier.

“Paixão e estratégias de coping de atletas da modalidade no contexto nacional”, com Nayara Fernandes, doutoranda de Educação Física UEM/UEL, Lucas Palermo, auxiliar técnico do time Ágatha/Duda, Fernando Mari, preparador físico da AMVP, de Maringá (PR), e Robson Xavier, técnico das duplas da AMVP.

"Desafios da nova geração", com o técnico da seleção brasileira feminina, José Roberto Guimarães.

"Preparação física em todos os níveis de treinamento", com o preparador físico medalhista olímpico Oliveira Neto.

"Sistemas de ataque 5:1", com os professores Carlos Henrique Ribeiro Moreira, Fabiano Girotto Assis e Fernando Mendes Rabelo.

"Planejamento e preparação técnica da seleção sub-21", com o técnico Giovane Gávio.

"A importância do esporte na escola", com o gerente executivo de desenvolvimento esportivo do COB, Kenji Sato.

"Instituicionalização do vôlei de praia", com os treinadores Giuliano Sucupira, Leopoldo Sindice, Leandro Garrot e Joanildo Costa Júnior.

"Análise e desafios, propostas para a base", com o técnico Hairton Cabral.

“Gestão e preparação de equipes durante um ciclo olímpico”, com o técnico Leandro Brachola, campeão da Rio-2016 com Alison/Bruno Schmidt, e classificado para Tóquio-2021 com Alison/Álvaro Filho.

“O papel de cada jogador e a individualização da recepção”, com apresentação e debate de artigo apresentado no nível IV pelos treinadores Ricardo Royes dos Santos Moura, Marcus Antônio Bichini Junior e Robson Luiz Rodrigues.

“Necessidades técnicas na seleção de base”, com Fabiano Ribeiro, o Magoo, técnico da seleção brasileira sub-19 masculina.

"Transformando sonhos em vitórias", com os atletas de vôlei de praia Alison e Ágatha.

“Treinadores brasileiros de vôlei de praia: conhecimento e competências”, com apresentação e debate de artigo apresentado no nível IV pelos treinadores Ana Rita Muniz Divino, Francisco de Oliveira Neto, Ivomary Ramos Missaka e Márcio Mário Artur de Oliveira 

"Liderança consciente", com o ex-atleta olímpico e coach do COB, Antônio Carlos Moreno.

“Arbitragem contemporânea”, com o árbitro internacional Paulo Turci.

“Lei de incentivo e captação de recursos públicos’, com o advogado especializado em Direito Esportivo, Dr. Vantuil Gonçalves. 

“O papel e o funcionamento da Justiça Desportiva no vôlei brasileiro”, com o presidente do Instituto Brasileiro de DireitoDesportivo, Dr. Leonardo Andreotti.

“A preparação das seleções de base de vôlei de praia”, com o técnico Róbson Xavier.

“Referências da eficácia do complexo II das equipes participantes da Superliga 19/20 por intermédio da análise dos pontos”, com apresentação e debate com artigo apresentado no nível IV pelos treinadores Daniel Polidoro, Ricardo Amemdola e Rodrigo Vitorino 

O Banco do Brasil é o patrocinador oficial do voleibol brasileiro
 


Parceiros Oficiais