João Pessoa recebe 30ª etapa da história e paraibanos buscam repetir título

Publicado em: 13/01/2020 13:44
?20200602132801
João Pessoa é o palco mais tradicional do Circuito Brasileiro Open (Créditos: Wander Roberto/Inovafoto/CBV)

Da redação, no Rio de Janeiro (RJ) – 13.01.2020

A cidade mais tradicional do vôlei de praia brasileiro está de volta. João Pessoa (PB) será pela 30ª vez na história uma das paradas do Circuito Brasileiro Open e se mantém como única cidade a ter participado de todas as temporadas do tour nacional. A competição acontece na próxima semana, entre os dias 22 a 26 de janeiro, com entrada franca à torcida na arena montada na Praia do Cabo Branco, altura da Avenida Monsenhor Odilon Coutinho. Será a quarta de sete paradas da temporada 2019/2020.

E na trigésima edição de sua história, João Pessoa (PB) contará com diversos atletas da casa, alguns que buscam subir mais uma vez ao lugar mais alto do pódio. Campeão na temporada 16/17 jogando com Thiago (SC), George quer novamente levar o ouro dentro do seu estado. Agora ao lado de André Stein (ES), com quem atua desde março do ano passado, o paraibano usará pela primeira vez a regata dourada, que indica a dupla número 1 do ranking.

“Será a primeira vez que vou atuar com a camiseta dourada de líder do ranking de entradas, estou feliz, é algo que todos almejam, ainda mais jogando em casa. André e eu estamos atuando bem e fazendo finais nesta temporada, mantendo uma evolução, focados. Quero muito vencer novamente em casa, minha família toda vai assistir, estamos também na disputa para sermos campeões brasileiros e um resultado bom é importante para isso. Estou ansioso para estar logo em quadra e espero que dê tudo certo”, destacou.

Outro paraibano que teve o sabor de vencer em casa é Vitor Felipe. Campeão da etapa na temporada 14/15 ao lado de Álvaro Filho (PB), o atleta, que agora atual com o campeão olímpico Ricardo (BA), admite que a semana do torneio em João Pessoa é um dos momentos mais especiais do calendário. O medalhista pan-americano lembrou que os atletas estão retomando os treinos após o período de férias, o que deve deixar a disputa bem acirrada.

“Gosto muito de jogar em casa, fico ansioso para que comece logo, é uma semana de festa para todos aqui em João Pessoa. A arena sempre lotada, a etapa aqui é diferenciada. Sempre tento curtir ao máximo a competição. Foi o título mais especial da minha carreira, mesmo tendo vencido torneios internacionais maiores. Ver minha família, amigos, a arena gritando ‘Paraíba’ foi inesquecível. A vontade de reviver aquele momento é muito grande. Os times estão voltando das férias, em processo de pré-temporada, então acredito que quem tiver mais vontade, deixar mais o coração em quadra, vai levar o título”, declarou.

A etapa possui cinco atletas paraibanos já garantidos na fase de grupos pelo ranking: Andressa, George, Jô, Vitor Felipe e Thati. Mas além deles, outros atletas locais disputarão o classificatório onde oito vagas em cada naipe serão definidas. Andressa, campeã mundial Sub-19, irá estrear na etapa sua nova parceria com a campeã mundial Sub-21 Vitória (RJ). Motivo de empolgação para que o jovem time comece bem a nova caminhada.

“Jogar aqui em João Pessoa, no nosso ‘quintal’, com certeza é muito empolgante. É uma etapa que já possui tradição na cidade, que recebe amantes do vôlei de vários locais para acompanhar o circuito. Deixa a competição mais prazerosa ainda. Estou muito animada para voltar a jogar depois das festas de final de ano. A preparação está intensa. Vitória se destacou bastante nos campeonatos de base, é jovem como eu, com certeza vamos formar um bom time e estamos felizes com essa nova parceria”, analisou.

O Circuito Brasileiro conta com 24 duplas em cada gênero, sendo que as 16 equipes mais bem colocadas no ranking de entradas já entram direto na fase de grupos, a partir de quinta-feira (feminino) e sexta-feira (masculino). Os outros oito times em cada naipe são definidos no classificatório, um dia antes, com a disputa de partidas eliminatórias em uma fase 'pré-torneio'.

As 24 equipes classificadas são divididas em seis grupos de quatro e jogam entre si, com os dois melhores times de cada grupo e os quatro melhores terceiros colocados avançando às oitavas de final. A competição segue no formato eliminatório tradicional, com quartas de final, semifinais e disputas de bronze e ouro.

As partidas da fase de grupos até as semifinais serão exibidas no site voleidepraiatv.cbv.com.br e no Facebook da Confederação Brasileira de Voleibol (CBV). As finais serão exibidas exclusivamente pelos canais SporTV, na manhã de domingo.

O Circuito Brasileiro 19/20 conta com sete etapas, três realizadas no segundo semestre de 2019, e quatro que acontecem neste primeiro semestre de 2020. A estreia do tour aconteceu em Vila Velha (ES), em setembro, com ouro para Ágatha/Duda (PR/SE) e André Stein/George (ES/PB). Em Cuiabá, no mês de outubro, os títulos ficaram com Ana Patrícia/Rebecca (MG/CE) e Alison/Álvaro Filho (ES/PB). Ribeirão Preto (SP) sediou a etapa de novembro, com ouro para Talita/Taiana (AL/CE) e Evandro/Bruno Schmidt (RJ/DF).

Além das duplas campeãs de cada etapa, também existem os campeões gerais da temporada, somando a pontuação obtida nos sete eventos. A competição distribui R$ 46 mil às duplas campeãs dos dois naipes, e todos os times na fase de grupos são premiados. Ao todo, são distribuídos mais de R$ 500 mil por etapa.

CREDENCIAMENTO
Os profissionais de imprensa devem se credenciar através do site https://2018.cbv.com.br/imprensa/credenciamento preenchendo todos os campos requisitados e selecionando na aba evento ‘Circuito Brasileiro – Etapa João Pessoa'. O credenciamento será encerrado no dia 21 de janeiro, às 13h.

Os jornalistas que tiverem seus pedidos aprovados receberão confirmação por e-mail ainda na terça-feira (21.01), às 17h, com instruções sobre o acesso à arena. A retirada das credenciais poderá ser realizada por terceiros, mediante a apresentação de carta ou e-mail com autorização.

O assessor de imprensa Renan Rodrigues (21 99290-4767) estará presente no local e auxiliará os jornalistas. Outras dúvidas podem ser encaminhadas ao e-mail imprensa@volei.org.br.

ATENÇÃO: O credenciamento é de uso exclusivamente jornalístico, para produção de conteúdo das diversas mídias. O uso indevido do acesso às áreas de imprensa resultará no descredenciamento do profissional.

TODOS OS CAMPEÕES EM JOÃO PESSOA
1991 - João Pessoa - Franco/Roberto Lopes (CE)
1992 – João Pessoa - Moreira/Garrido (PE) e Rose/Roseli (RJ)
1993 – João Pessoa - Mônica/Adriana (RJ) e Moreira/Garrido (PE)
1994 – João Pessoa - Zé Marco/Paulo Emílio (PB/BA) e Gerusa/Shelda (RJ/AL)
1995 – João Pessoa - Jacqueline/Sandra (RJ) e Zé Marco/Emanuel (PB/PR)
1996 – João Pessoa - Jacqueline/Sandra (RJ) e Franco/Roberto Lopes (CE)
1997 – João Pessoa - Jacqueline/Sandra (RJ) e Lula/Adriano (PE)
1998 – João Pessoa - Adriana Behar/Shelda (RJ/CE) e Lula/Adriano (PE)
1999 – João Pessoa - Jacqueline/Ana Paula (RJ/MG) e Franco/Roberto Lopes (CE)
2000 – João Pessoa - Shelda/Adriana Behar (CE/RJ) e Zé Marco/Ricardo (PB/BA)
2001 – João Pessoa - Sandra/Tatiana (RJ/RS) e Ricardo/Loiola (BA/ES)
2002 – João Pessoa - Adriana Behar/Shelda (RJ/CE) e Ricardo/Emanuel (BA/PR)
2003 – João Pessoa - Adriana Behar/Shelda (RJ/CE) e Márcio/Benjamin (CE/MS)
2004 – João Pessoa - Juliana/Larissa (CE/PA) e Alex/Luizão (MS/AM)
2005 – João Pessoa - Juliana/Larissa (CE/PA) e Fabinho/Murilo (CE/PE)
2006 – João Pessoa - Franco/Pedro Cunha (CE/RJ) e Juliana/Larissa (CE/PA)
2007 – João Pessoa - Franco/Pedro Cunha (CE/RJ) e Renata/Talita (RJ/AL)
2008 – João Pessoa – Maria Clara/Carolina (RJ) e Harley/Pedro Cunha (DF/RJ)
2009 – Joao Pessoa – Talita/Maria Elisa (AL/PE) e Alison/Harley (ES/DF)
2010 – João Pessoa – Juliana/Larissa (CE/PA) e Pedro Solberg/Harley (RJ/DF)
2011 – João Pessoa – Juliana/Larissa (CE/PA) e Billy/Bruno Schmidt (ES/DF)
2012 – João Pessoa – Taiana/Vivian (CE/PA) e Alison/Emanuel (ES/PR)
12/13 – João Pessoa – Ágatha/Bárbara Seixas (PR/RJ) e Bruno Schmidt/Pedro Solberg (DF/RJ)
13/14 – João Pessoa – Ágatha/Bárbara Seixas (PR/RJ) e Emanuel/Pedro Solberg (PR/RJ)
14/15 – João Pessoa – Maria Clara/Carolina (RJ) e Álvaro Filho/Vitor Felipe (PB)
15/16 – João Pessoa – SUPERPRAIA - Ágatha/Bárbara (PR/RJ) e Alison/Bruno Schmidt (ES/DF)
16/17 – João Pessoa – Ágatha/Duda (PR/SE) e Thiago/George (SC/PB)
17/18 – João Pessoa – Ágatha/Duda (PR/SE) e Evandro/André Stein (RJ/ES)
18/19 – João Pessoa – Fernanda Berti/Bárbara Seixas (RJ) e Alison/Oscar (ES/RJ)

SERVIÇO - ETAPA JOÃO PESSOA
Data: 22 a 26 de janeiro
Local: Praia do Cabo Branco - altura da Av. Monsenhor Odilon Coutinho
Horários: Quarta, 8h às 15; Quinta, 8h30 às 16h30; Sexta, 8h30 às 15h; Sábado, 8h30 às 13h30 e 17h30 às 21h; Domingo, 9h às 12h
Transmissão: voleidepraiatv.cbv.com.br e Facebook da CBV
Entrada franca 

O Banco do Brasil é o patrocinador oficial do voleibol brasileiro


Parceiros Oficiais