Com imenso pesar, a Confederação Brasileira de Voleibol comunica o falecimento de seu presidente, Walter Pitombo Laranjeiras, o Toroca, aos 89 anos. Foi uma vida inteira de amor ao esporte, principalmente ao voleibol. Uma trajetória de realizações e dedicação, que ficará marcada na história do esporte nacional.
“É um dia muito triste para o voleibol brasileiro, que perde um líder, uma referência. Eu, particularmente, perco um dos maiores amigos que tive na vida. É difícil encontrar palavras para descrever o Toroca, uma pessoa especial, inteligente, leal. Um amigo e parceiro, dedicado ao esporte e à família”, disse Radamés Lattari, vice-presidente da CBV.
‘É uma notícia muito triste para o esporte brasileiro. Toroca será sempre lembrado como um dos grandes personagens da construção da história do nosso voleibol’, disse Renan Dal Zotto, técnico da seleção masculina.
“Sempre tive uma admiração pelo Toroca e por todo o trabalho que ele fez pelo voleibol em Alagoas e em todo o Brasil, como presidente da CBV. O Toroca pensava em vôlei 24 horas por dia e era um apaixonado por esse esporte. Ele trabalhou a vida inteira pelo voleibol. Tenho muito o que agradecer ao Toroca. Ele me ajudou bastante, principalmente no início da minha carreira. Tenho carinho pelo Toroca e por tudo que ele fez por mim e pelo voleibol brasileiro”, disse José Roberto Guimarães, técnico da seleção feminina.
A história de Toroca se confunde com a história do voleibol brasileiro nas últimas décadas. Foi jogador, técnico e dirigente – comandou a Federação Alagoana de Voleibol por mais de três décadas. Presidiu a CBV de 1995 a 1997; e estava no cargo novamente desde 2014. Participou ativamente do crescimento do voleibol brasileiro, que viu se transformar em potência mundial. Durante seus mandatos como presidente, o Brasil conquistou sete medalhas olímpicas (três ouros, três pratas e um bronze). Pregava que a união e o trabalho conjunto eram pilares do sucesso do esporte.
Toroca também pavimentou uma sólida carreira na política alagoana, com quatro mandatos como vereador de Maceió, inclusive ocupando o posto de presidente da Câmara por duas vezes.
Neste momento tão difícil, a CBV presta sua solidariedade à família e aos amigos, em especial à dona Dinah e a Gustavo Toroca, atual presidente da Federação Alagoana de Voleibol.
Ao presidente Toroca, nosso muito obrigado, nossa gratidão e nossa eterna saudade.