Um grupo com média de idade de 23 anos, em um clube dos mais tradicionais do país, sob o comando de um técnico com disposição para trabalhar com a garotada. Tudo isso junto faz com que o Minas Tênis Clube (MG) seja o quarto colocado no primeiro turno da Superliga masculina de vôlei 14/15 e uma das surpresas da 21ª edição do maior campeonato do vôlei brasileiro.
Surpresa, inclusive, para o próprio treinador, Nery Tambeiro. “Eu tinha uma expectativa de andar entre quinto e sexto, mas estar em quarto me surpreende positivamente. Vamos tentar manter isso no segundo turno e vamos para a briga. Esperávamos que os times de maior investimento estivessem na nossa frente, e a tendência é que eles andem melhor no returno. Mas, se eu ficar em quinto, não vou me lamentar”, garantiu o técnico.
Acostumado a trabalhar com jovens depois de ser treinador das categorias de base do Fluminense, Nery Tambeiro também foi assistente na Unisul, no Sesi-SP, Montes Claros, no vôlei russo, entre outros, além de ter atuado na praia. Na atual temporada, recebeu o convite para dirigir o Minas e não hesitou em aceitar. Após os primeiros meses de experiência, Nery tem motivos para comemorar.
“É muito prazeroso estar com esses jovens, até porque 75% dessa equipe foi escolhida por mim. São jogadores da minha confiança e que eu já esperava que fossem bem. Os meninos têm sangue nos olhos e o sonho de chegar à seleção brasileira. Estão sempre em busca de alguma coisa e isso ajuda muito no nosso dia a dia. Mesmo com dificuldades, nos superamos. Aqui, é só alegria”, afirmou o técnico.
Mesmo com o bom desempenho de um grupo de jovens atletas como os centras Otávio, de 23 anos, e Flávio, de 21, os ponteiros Bruno Canuto, 24 anos, e João (21), o técnico sabe que seu time ainda tem uma irregularidade, que considera natural.
“Nosso time está jogando muito bem, mas, como temos um grupo jovem, oscilamos bastante e isso faz parte. Ainda não temos um padrão para sacar bem o tempo todo e para fazer a virada de bola sem errar justamente pela pouca experiência”, disse um paciente treinador.
A campanha bem sucedida é resultado do trabalho feito diariamente no clube minastenista. Para Nery Tambeiro, o empenho dos atletas tem sido fundamental para o desenvolvimento da equipe.
“Credito esse bom resultado ao trabalho dos jogadores, que, em sua maioria, fez parte das seleções brasileiras de base. São atletas de qualidade, que estavam precisando de espaço para mostrar seu valor. Com a ausência do principal patrocinador nesta temporada, isso favoreceu que eles viessem jogar aqui e estão mostrando o bom trabalho”, comentou Tambeiro.
O bom momento gera uma certa preocupação ao treinador, que sabe que as atenções estão voltadas ao time mineiro.
“Justamente o fato de estarmos bem gera uma expectativa. Ganhamos um jogo de 3 a 2, contra o Montes Claros (MG), e parece que foi ruim porque perdemos dois sets. Tenho que sempre chamar atenção para que isso não atrapalhe. Podemos perder e isso não vai ser um absurdo”, destacou o treinador do Minas T.C.
A equipe mineira entra em quadra na noite desta quarta-feira (17.12) para tentar manter o bom momento e terá um forte adversário pela frente: Taubaté/Funvic (SP), segundo colocado na tabela. A partida será às 21h, na Arena Minas, em Belo Horizonte (MG)
O Banco do Brasil é o patrocinador oficial do vôlei brasileiro