Natal recebe a primeira Copa Regional de vôlei de praia, novidade no Sistema Nacional de Competições desenvolvido pela CBV

Medalhas em disputa

26 de julho de 2023

Verena, prata no Top 12 de Brasília (DF) ao lado de Kyce, disputa a Copa Regional Nordeste 1

(Dhavid Normando/FVImagem/CBV)

A temporada 2023 do vôlei de praia trouxe muitas novidades. O Circuito Brasileiro ganhou identidade visual mais moderna, nova mascote e foi integrado a um Sistema Nacional de competições, iniciativa da Confederação Brasileira de Voleibol (CBV) para fortalecer e expandir ainda mais o alcance da modalidade. A partir desta sexta-feira (28/7), Natal (RN) recebe a primeira Copa Regional, disputa que classifica a dupla campeã de cada gênero para uma etapa do Aberto do Circuito Brasileiro a ser definida.

Até o fim da temporada, estão previstas sete Regionais. A competição em Natal reúne duplas de Ceará, Paraíba e Rio Grande do Norte – o Piauí optou por não participar. A Federação de cada Estado indica duas parcerias para o torneio principal, que reúne 12 equipes em cada gênero, e duas para o qualifying. Dos atletas indicados, é obrigatório que no mínimo a metade seja da categoria sub-23.

“O Sistema Nacional de desenvolvimento amplia o alcance do vôlei de praia e torna a modalidade mais sustentável. O calendário integrado reúne cerca de 70 competições, com foco na descoberta de novos talentos, no desenvolvimento e na excelência. Os Campeonatos Estaduais, as Copas Regionais e o Circuito Brasileiro estão agora conectados, com mais oportunidades de acesso para os jogadores. Com a Copa Regional, por exemplo, o atleta pode ganhar uma vaga para a fase principal do Aberto sem precisar se distanciar muito de seu local de origem. Além disso, a presença obrigatória de atletas sub-23 é mais um incentivo para o desenvolvimento de jovens que se destaquem em seus Estados”, explica Jorge Bichara, diretor técnico da CBV. 

CALENDÁRIO DAS COPAS REGIONAIS

Nordeste 1 – Ceará, Paraíba, Piauí e Rio Grande do Norte – 28 a 30 de julho, em Natal (RN)

Nordeste 2 – Alagoas, Bahia, Pernambuco e Sergipe – 11 a 13 de agosto, em Recife (PE)

Norte 1 – Acre, Amazonas, Rondônia e Roraima – 6 a 8 de outubro, em Rio Branco (AC)

Norte 2 – Amapá, Maranhão, Pará e Tocantins – a definir.

Centro-Oeste – Distrito Federal, Goiás, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul – a definir.

Sudeste – Espírito Santo, Rio de Janeiro, São Paulo e Minas Gerais – a definir.

Sul – Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul – a definir. 

Regional Nordeste 1

Aeroclube, Natal (RN) – Avenida Hermes da Fonseca, 1296 – entrada franca

28/7 (sexta-feira) – Primeira rodada da fase de grupos e repescagem

29/7 (sábado) – Segunda rodada da fase de grupos e quartas de final

30/7 (domingo) – Semifinais, disputas pelo bronze e finais

O Banco do Brasil é o patrocinador oficial do voleibol brasileiro.