Na estreia das Copas Regionais de vôlei de praia, Ana Luiza/Carol Horta e Bernardo/Jefferson conquistam ouro em Natal

Sistema Nacional de Competições

1 de agosto de 2023

A Copa Regional Nordeste 1 foi realizada no Aeroclube, em Natal (RN)

(Divulgação/CBV)

Um Sistema Nacional de competições totalmente integrado, para fortalecer e expandir ainda mais o alcance do vôlei de praia. O modelo desenvolvido pela Confederação Brasileira de Voleibol no início da temporada 2023 trouxe como uma das novidades as Copas Regionais. A primeira das sete previstas para este ano foi realizada no Aeroclube, em Natal (RN). Ana Luiza/Carol Horta e Bernardo/Jefferson foram os campeões e garantiram uma vaga na fase principal do Aberto de uma etapa do Circuito Brasileiro de Vôlei de Praia a ser definida.

“Com o calendário integrado de cerca de 70 competições do Sistema Nacional de desenvolvimento, o objetivo da CBV é tornar o vôlei de praia mais sustentável e com maior alcance. Tivemos um resultado bem positivo com a realização da primeira Copa Regional, que dá aos campeões uma vaga para a fase principal do Aberto do Circuito Brasileiro. A parceria com a Federação do Rio Grande do Norte ofereceu ótima estrutura aos atletas e ao público”, disse Guilherme Marques, gerente de vôlei de praia da CBV.

Em Natal, o evento teve três quadras de jogos mais uma exclusiva para aquecimento, além de áreas cobertas para público e arbitragem e transmissão pela internet. ‘Foi muito importante disputar e vencer a Copa Regional. O torneio reuniu duplas que já disputam o Circuito Brasileiro e novas parcerias. Para a nossa dupla, que se formou este ano, foi uma conquista importante”, disse Carol Horta, que ao lado de Ana Luiza superou Verena/Kyce na final por 2 a 0 (21/15 e 21/17).

“Fiquei muito feliz por jogar a Copa Regional. Parabéns à CBV e parabéns à cidade. Tivemos uma ótima estrutura’, completou Ana Luiza.

Na final masculina, Bernardo e Jefferson superaram Diego/Jean por 2 a 1 (19/21, 21/14 e 15/12). ‘É sempre gostoso jogar em Natal. Todos os envolvidos estão de parabéns por realizar uma competição como a Copa Regional’, comemorou Bernardo.

A Copa Regional Nordeste 1 teve participação de duplas do Ceará, da Paraíba e do Rio Grande do Norte – o Piauí optou por não participar. Em cada edição do torneio, a Federação de cada Estado indica duas parcerias para o torneio principal, que reúne 12 equipes em cada gênero, e duas para o qualifying. Dentre os atletas indicados, é obrigatório que pelo menos a metade seja da categoria sub-23.

Copa Regional Nordeste 1

Finais

Ana Luiza/Carol Horta 2 x 0 Kyce/Verena (21/15 e 21/17)

Bernardo/Jefferson 2 x 1 Diego/Jean (19/21, 21/14 e 15/12)

Disputas pelo bronze

Thainara/Milena 2 x 0 Larissa/Maria Beatriz (22/20/ e 32/30)

Lipe/Pablo 2 x 0 Jonathan/Flávio (23/21 e 21/18)

CALENDÁRIO DAS COPAS REGIONAIS

Nordeste 1 – Ceará, Paraíba, Piauí e Rio Grande do Norte – 28 a 30 de julho, em Natal (RN) – Ana Luiza/Carol Horta e Bernardo/Jefferson

Nordeste 2 – Alagoas, Bahia, Pernambuco e Sergipe – 11 a 13 de agosto, em Recife (PE)

Norte 1 – Acre, Amazonas, Rondônia e Roraima – 29 de setembro a 1º de outubro, em Rio Branco (AC)

Norte 2 – Amapá, Maranhão, Pará e Tocantins – a definir

Centro-Oeste – Distrito Federal, Goiás, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul – a definir

Sudeste – Espírito Santo, Rio de Janeiro, São Paulo e Minas Gerais – a definir

Sul – Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul – a definir

O Banco do Brasil é o patrocinador oficial do voleibol brasileiro.