pATROCINADOR OFICIAL

Maringá (PR) recebe última etapa do ano com duplas de olho no acesso

vai começar

26 de novembro de 2015

No Rio de Janeiro (RJ) – 26.11.2015

A cidade de Maringá (PR) recebe a partir desta sexta-feira (27.11) a quinta etapa do Circuito Banco do Brasil Nacional 2015/2016. Será a última parada disputada neste ano e duplas de todo país buscam pontos importantes para subirem à primeira divisão (Circuito Brasileiro Open). Além disso, a etapa que ocorre até domingo (29.11), na Vila Olímpica de Maringá, também marcará a estreia de novas duplas no cenário nacional.

O Circuito Banco do Brasil Nacional é composto por 12 times em cada naipe, oito classificados direto à fase de grupos pela posição no ranking de entradas, além de outros quatro definidos na disputa do qualificatório, que acontece nesta sexta-feira (27.11).

Entre as novidades, Márcio Gaudie estreia parceria ao lado de Vinícius, enquanto Matheus Maia atuará ao lado de Alexandre, que atuou como líbero na seleção de quadra durante o Mundial Infantojuvenil. Outra novidade fica por conta do retorno da dupla Felipe Cavazin/Daniel Lazzari, que volta a atuar junta.

Apesar de não garantir classificação direta ao Circuito Brasileiro Open, às duplas campeãs de uma etapa do Nacional fazem mais pontos (260) do que o quinto colocado de uma etapa Open (240). Com isso, a tendência é que ao longo do ano ocorram diversas trocas de posições entre duplas de ambos os circuitos, aumentando a importância das duas competições.

As duplas serão divididas em três grupos com quatro e jogam dentro da chave, com os oito melhores (primeiro e segundos, além de dois terceiros colocados) avançando às quartas de final. Todos estes jogos ocorrem no sábado (28.11). O domingo (29.11) é reservado para partidas das semifinais, disputas de bronze e finais dos dois naipes.

Estão garantidas no torneio masculino, pela posição no ranking de entradas, as seguintes duplas: Guto/Rodrigo Saunders (SP/CE), Felipe Cavazin/Daniel Lazzari (PR/SC), Márcio Gaudie/Vinícius (RJ), Maia/Alexandre (RJ), Lipe/Ramon Gomes (CE/RJ), Gilmário/Zé Írio (PB/MS), Kaus/Ícaro (PB) e Fábio Bastos/Paulo Amado (CE/DF). Outras 25 duplas lutam pelas últimas quatro vagas no torneio qualificatório.

No feminino, as seguintes duplas já estão classificadas pelo ranking de entradas: Pauline/Fernanda Nunes (RJ), Ana Patrícia/Michelle (MG/RJ), Fabíola/Rafaela (DF/PA), Juliana Simões/Mayana (PR/TO), Andréa Teixeira/Leize (SC), Luiza Amélia/Luciana (CE), Evelyn/Fabrine (SC/BA) e Aline/Alba (BA). Mais 13 times disputa as últimas vagas no qualificatório.

O Circuito Banco do Brasil Nacional já passou por Rio de Janeiro, Salvador (BA), Brasília (DF) e novamente Rio de Janeiro (RJ) em 2015. As etapas de 2016 ainda serão anunciadas pela Confederação Brasileira de Voleibol (CBV).

O Banco do Brasil é o patrocinador oficial do voleibol brasileiro