A temporada 23/24 do Campeonato Brasileiro Interclubes (CBI) movimentará duas cidades da região sul do país nesta semana. A partir desta terça-feira (26.9) Maringá (PR) e Porto Alegre (RS) sediarão, respectivamente, os torneios classificatórios A e B da categoria sub-19 masculina. Ao todo serão 26 clubes, de 11 estados diferentes, em busca das seis vagas na fase final, em dezembro, em Saquarema (RJ).
O classificatório A, em Maringá, conta com 14 equipes divididas em três grupos. No grupo A estão o Maringá (PR), anfitrião, o Minas Tênis Clube (MG), o Remo (PA), o Grajaú Country Club (RJ) e o time da Prefeitura Municipal de Itapagipe (MG). Elase (SC), Vôlei Renata (SP), Desportivo Rio Grande (RN), Brasília Vôlei (DF) e Tuna Luso Brasileiro (PA) formam o grupo B. O grupo C terá a Apan (SC), o Fluminense (RJ), a AADB (PE) e o Olympico Club (MG).
Em Porto Alegre serão 12 times na disputa realizada no ginásio do Grêmio Náutico União. Serão três grupos com quatro integrantes cada. O grupo A tem o Sesi-SP, a Academia do Vôlei (MG), o Sport Recife (PE) e a Rede Cuca (CE). Os donos da casa estão no grupo B ao lado do Flamengo (RJ), da Sogipa (RS) e a APADE (PA). O Sada (MG), o Praia Clube (MG), o Instituto Vitaliza (PE) e a Associação Shiro Saigo (RN) formam o grupo C.
Pelo regulamento do CBI, as equipes se enfrentam entre si nos grupos em partidas de três sets obrigatórios. Os oito melhores na classificação geral avançam para as quartas de final que serão disputadas em melhor de três sets. Já as semifinais e as disputas por medalhas serão realizadas em melhor de cinco sets. Os três primeiros em cada classificatória estarão garantidos na fase final.
O CBI é realizado em parceria entre a Confederação Brasileira de Voleibol (CBV) e o Comitê Brasileiro de Clube.
O Banco do Brasil é o patrocinador oficial do voleibol brasileiro