Michelle Sterenberg e Renan Rodrigues, em Salvador (BA)
A etapa de Salvador (BA), a última do Circuito Brasileiro de Vôlei de Praia 2014/2015, terá uma final inédita no torneio feminino. Mara Clara/Carol (RJ) e Juliana/Maria Elisa (CE/PE) venceram suas partidas pela semifinal na noite deste sábado (28.03) e decidem uma etapa nacional pela primeira vez neste domingo (28.03), a partir das 9h30, na arena montada na Praia de Patamares. A entrada aos torcedores é franca e os jogos terão transmissão do SporTV 2 e pelo site da CBV, no link http://cbbvp.cbv.com.br
Maria Clara e Carol venceram Ágatha/Bárbara Seixas (PR/RJ) por 2 sets a 0 (21/18, 21/18) na primeira semifinal da noite. Do outro lado, Juliana/Maria Elisa superou pela primeira vez as atuais campeãs da temporada nacional, Larissa/Talita (PA/AL), também por 2 sets a 0 (21/16, 21/19). A disputa de bronze entre Ágatha/Bárbara e Larissa/Talita ocorre às 9h.
Maria Clara e Carol buscam o segundo título de etapa na temporada, tendo vencido em João Pessoa (PB). A vaga na decisão também garante a segunda colocação no ranking final da temporada às filhas da técnica Isabel Salgado. Já Juliana e Maria Elisa voltam à final após sete etapas e buscam o primeiro ouro da temporada. A última decisão da dupla aconteceu em Niterói (RJ), quando ficaram com a prata.
Após a vitória na semifinal, Carol comentou a estratégia pela vitória e o bom aproveitamento do time nos bloqueios.
‘Eu acho que a virada de bola é a principal para começar qualquer coisa. Então, se você está sem a virada, você não consegue arriscar, armar uma tática legal, você fica na ansiedade. Acho que minha mãe (a técnica Isabel) foi fundamental nesse jogo, ela fez uma variação muito boa. A gente combinou de ficar trocando o tempo inteiro e eu acho que isso foi essencial. Conseguimos acertar nessa troca e foi um jogo atípico. Normalmente jogamos sempre em uma jogadora e nesse jogo alternamos bastante’, analisou Carol, que completou.
‘Eu não lembrava de um torneio tão quente há tanto tempo. Eu senti com certeza, mas nos cuidamos e nos reidratamos muito. A gente sempre está preparada, trabalhamos muito com o preparador. Amanhã vamos entrar com tudo na quadra para ganhar esse jogo’.
O jogo
A partida começou com as irmãs Salgado mais ligadas na partida, tendo maior número de contra-ataques efetivos. Em bloqueio de Carol, elas chegaram a abrir 8 a 3 no placar. Aos poucos, porém, o duelo ficou mais equilibrado e a diferença chegou a cair para dois pontos.
A virada de bola das filhas da ex-jogadora Isabel, porém, era mais efetivas, especialmente com Maria Clara. Em saque errado de Ágatha, o placar passou a mostrar 16 a 12 para Maria Clara/Carol. O final do set, que parecia decidido, foi emocionante. Ágatha e Bárbara salvaram três match points, mas as irmãs Salgado fecharam o set em toque de Carol: 21 a 18.
O segundo set começou com ralis disputados e maior equilíbrio, com os dois times mantendo a virada de bola. Aos poucos, porém, o bloqueio de Carolina fez a diferença. Em ponto neste fundamento, o placar passou a marcar 16 a 13, forçado Ágatha e Bárbara a pedirem tempo para tentar recuperar a desvantagem.
Não funcionou, já que, do outro lado da rede, uma inspirada Carol fazia pontos em sequência, deixando a vantagem em cinco pontos. Mantendo a virada de bola, as irmãs cariocas fecharam o segundo set e o jogo em 21 a 18, em ataque de Maria Clara.
Juliana e Maria Elisa voltam à final
Na segunda semifinal, Maria Elisa e Juliana dominaram durante boa parte do tempo. Após o jogo, Maria destacou a preparação da dupla para o Circuito Mundial 2015 e comemorou o retorno à final de uma etapa nacional.
‘Hoje conseguimos colocar todo o treinamento que temos feito dentro de quadra. O time campeão do circuito mundial entrou para jogar, ele tinha sido deixado no passado e esse ano está retornado. Estou muito feliz, pois este retorno está sendo na hora certa e eu espero poder continuar com esse ritmo, aprender bastante com as derrotas que tivemos. É ter paciência que as coisas vão acontecer na hora certa e vamos colher bons frutos’, destacou Maria Elisa.
‘Como o único time pré-classificado ao Circuito Mundial 2015, por termos sido campeãs do ano passado, nós viemos em uma crescente. O objetivo da Letícia (Pessoa, técnica da dupla) é para daqui a dois meses. Eu acho que temos que ter consciência de que o trabalho está sendo feito para um objetivo maior e a paciência ela tem que existir’, completou a defensora.
Juliana e Maria Elisa começaram na frente do set, mantendo boa virada de bola principalmente com Juliana, alvo da maioria dos saques adversários. Com alguns erros no levantamento, Larissa e Talita pediram tempo quando o placar passou a marcar 12 a 9 para as atuais campeãs do Circuito Mundial. Variando em ataques potentes e largadas de fundo, Juliana se destacava no set. Em belo bloqueio de Juliana sobre Larissa, a vantagem subiu para quatro pontos: 17 a 13. Em diagonal de Maria Elisa, a dupla fechou o set em 21 a 16.
O segundo set começou mais equilibrado, com os times trocando pontos e, pela primeira vez, Larissa e Talita tiveram a vantagem no placar. O jogo seguiu com os times trocando pontos e belos ralis. Em um deles, em diagonal potente de Maria Elisa, o placar chegou a 13 a 12 para as comandadas da técnica Letícia Pessoa.
Inspirada, Juliana marcou belo ponto em bloqueio e anotou 17 a 13 no placar. Apesar da vantagem, Juliana e Maria Elisa deixaram as adversárias encostarem em 19 a 19, mas, nos pontos finais, mantiveram a calma e, em erro de recepção de Talita, fecharam o set e o jogo em 21 a 19.
Cada dupla campeã de uma etapa do Open leva para casa um prêmio de R$ 45 mil, além de somar 400 pontos no ranking geral. Após a última etapa, em Salvador, o calendário nacional será encerrado com o Superpraia, em Maceió (AL), de 27 de abril a 3 de maio.
VEJA OS RESULTADOS DO DIA
http://www.aplicativoscbv.com.br/circuitobb/tabopen/tabela2FR.asp?site=3&sexo=f
VEJA A GALERIA DE FOTOS DO DIA
http://2015.cbv.com.br/index.php/midia/galeria-de-imagens/item/20764-salvador-28-03-2015-open