Mais de 30 mil códigos por etapa: CBV implementa análise estatística no Campeonato Brasileiro de Seleções, com mesmo padrão da Superliga Bet7k

Todos os jogos da competição passam a ter estatísticas, criando banco de dados sobre os atletas para as comissões técnicas das seleções de base

12 de março de 2024

Primeira semana do CBS teve análise estatíticas de 93 sets e 60 horas de jogo

(Dhavid Normando/FVImagem/CBV)

Os números envolvidos em cada etapa do Campeonato Brasileiro de Seleções (CBS) dão a dimensão do tamanho da competição. Na abertura da temporada 2024, a Divisão Especial sub-18 masculina, foram 60 horas de partidas, 93 sets, 4.083 saques, 5.213 ataques. E 32.247 códigos digitados no programa de análises estatísticas. Para abastecer bancos de dados para as comissões técnicas das seleções de base, a Confederação Brasileira de Voleibol implementou este ano a análise estatística de todos os jogos do CBS, no mesmo padrão usado na Superliga Bet7k. A iniciativa continua a partir desta quarta-feira (13/3), quando começa a Primeira Divisão sub-18 masculina, novamente no Centro de Treinamento da CBV, em Saquarema (RJ).

“Criamos uma base de dados sobre esses jogadores, que serão de grande importância para os técnicos das seleções de base e para as equipes que disputam o CBS. Apresentamos o trabalho de análise estatística para os técnicos, como parte projeto Transferência de Conhecimento, ação implementada pela CBV nessa temporada para o desenvolvimento desses profissionais”, explica Jorge Bichara, diretor técnico da CBV.

Outra ação criada pela Confederação Brasileira de Voleibol para esta temporada do CBS, o projeto “Mentalidade Vencedora”, leva mais um campeão olímpico para conversar com os jovens atletas nesta semana. Depois de o líbero Serginho abrir o projeto, desta vez será Dante – campeão olímpico, tricampeão mundial e bicampeão da Copa do Mundo – o responsável pela palestra para os jogadores da Primeira Divisão sub-18 masculina.

Confira a tabela de jogos da Primeira Divisão sub-18 masculina

Dentro de quadra, a disputa pelo título da Primeira Divisão sub-18 masculina reúne 10 equipes (Alagoas, Amazonas, Bahia, Ceará Distrito Federal, Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Pará e Paraíba) em busca de três vagas na Divisão Especial do ano que vem. Todos os jogos terão transmissão do Canal Vôlei Brasil, streaming oficial da CBV. O atleta eleito como o melhor da competição receberá como prêmio uma bolsa de estudos oferecida pela UniCesumar.

Porta de entrada para as competições nacionais, o CBS já viu nascerem craques que hoje brilham no vôlei nacional, como ponteiro Vaccari, campeão da Copa Brasil Bet7k com o Sada Cruzeiro no último fim de semana. “O CBS é muito legal, a gente se diverte muito, cresce muito. O que mais agrega é a gente fazer parte de um time, crescer como pessoa, se doar ao máximo pelo nosso estado e nossos amigos. A gente cresce em todos os aspectos”, diz Vaccari.