Da redação, no Rio de Janeiro (RJ) – 09.02.2017
A cidade de Maceió (AL) será o palco da abertura da temporada 2017 do Circuito Banco do Brasil Sub-21, que acontece de sexta-feira (10.02) a domingo (12.02). A Praia de Pajuçara é o local que reunirá mais de 50 duplas representando todos os 27 estados do país, esquentando a torcida para a disputa do Circuito Brasileiro Open, que ocorre no final de semana seguinte.
O Circuito Sub-21 será composto por quatro etapas ao longo de 2017. Nesta primeira parada, 27 duplas no torneio masculino e outras 24 no torneio feminino brigam pela medalha de ouro. Serão seis grupos de quatro duplas, e um de três duplas, no masculino. No feminino, seis chaves de quatro times compõe a primeira fase.
O torneio terá a participação de um campeão mundial Sub-19. O paraibano Renato Andrew atuará ao lado de seu irmão gêmeo em busca de pontos para o estado. O Circuito Sub-21 é uma tradicional escola da modalidade e já teve nomes de peso como campeões, casos dos atletas olímpicos Bruno Schmidt, Pedro Solberg e Bárbara Seixas, e dos medalhistas pan-americanos Álvaro Filho, Vitor Felipe, Lili e Carol Horta.
No sábado (11.02) ocorrem as disputas de oitavas, quartas de final e semifinais. No domingo (12.02) acontecem as partidas da medalha de bronze e disputa pelo ouro. Os oito melhores estados em Maceió garantem vaga direta na fase de grupos para a segunda etapa da temporada, que será em Bauru (SP). Outras quatro vagas serão definidas com a disputa de um qualificatório, aberto aos demais estados.
Assim como ocorre no circuito Sub-19, o Sub-21 é um campeonato de seleções estaduais, com duplas da mesma federação. Ele mantém o formato das últimas duas temporadas, com cada estado indicando suas delegações nos dois gêneros em busca do título. Além dos atletas, que podem ser alterados a cada etapa, as federações elegem um técnico. Os pontos obtidos vãos para o estado e o campeão geral é determinado ao final das cinco etapas.
CLIQUE E VEJA AS DUPLAS INSCRITAS NO MASCULINO
CLIQUE E VEJA AS DUPLAS INSCRITAS NO FEMININO
O Banco do Brasil é o patrocinador oficial do voleibol brasileiro