Levantadores campeões do Pan Júnior pela seleção brasileira sub-23 estão em lados opostos na Superliga B masculina

Amigos e rivais

23 de fevereiro de 2022

Gustavo Orlando (esquerda) é o capitão do Minas Náutico

(Orlando Bento/Minas Tênis Clube)

Juntos nas seleções de base do Brasil desde 2019, os levantadores Rafael Forster, do Niterói Vôlei Clube (RJ), e Gustavo Orlando, do Minas Náutico (MG), estarão em lados opostos desta vez. Os dois, que foram campeões com o Brasil nos Jogos Pan-Americanos Junior em dezembro passado, se enfrentam nesta quinta-feira (24.02) pela sexta rodada da Superliga B 2022. A partida entre as duas equipes será às 17h, na Arena Minas, em Belo Horizonte (MG).

A presença de jovens talentos na Superliga B é estimulada pelo regulamento que exige que cada clube participante inscreva ao menos quatro atletas de base. O anfitrião do duelo entre Minas e Niterói, Gustavo Orlando, de 19 anos, destaca a importância da oportunidade de atletas mais jovens na disputa da competição.

“É uma grande experiência para nós, atletas mais jovens podermos disputar uma competição tão importante quanto a Superliga B. Nos dá mais rodagem, nos faz vivenciar o voleibol de alto rendimento desde cedo”, disse Gustavo que também fez referência ao confronto com o companheiro de seleções de base.

“Amanhã teremos um jogo difícil contra o Niterói, que lidera a competição. O (Rafael) Forster é um amigo, mas a amizade e as brincadeiras ficam de fora da quadra. A partir do momento que a bola sobe cada um vai buscar o seu melhor e ninguém quer perder. Jogar contra amigos é sempre bacana, tem uns desafios que a gente coloca um para o outro, brincadeiras pré-jogo, e no final tudo isso volta”, comentou Gustavo, capitão do time mineiro que está na nona posição.

Do outro lado da quadra, Rafael Forster, de 20 anos, do líder Niterói Vôlei Clube, faz coro com o amigo Gustavo e garante que as brincadeiras e a amizade ficam do lado de fora da quadra.

“O Gustavo é um grande amigo. Estivemos juntos nas seleções de base em 2019 e 2021. Ano passado fomos campeões nos Jogos Pan-Americanos Junior, uma conquista muito importante para nós. Tenho total noção da qualidade dele como atleta. O Minas Náutico, além do Gustavo, tem outros grandes talentos, com passagens pela seleção de base conosco. Acredito em uma partida de muito equilíbrio. Um resultado positivo neste confronto nos deixará bem confortáveis na tabela de classificação, seguiremos na liderança. E após o jogo, independentemente do resultado, vamos colocar o papo em dia, mas dentro de quadra é ‘guerra’”, declarou Rafael Forster.

A sexta rodada masculina continua com mais quatro partidas nesta quinta-feira.

A disputa feminina da Superliga B não contará com rodada completa nesta semana. Apenas jogos remarcados serão realizados entre os dias 24 de fevereiro e 1º de março. No dia 24 acontece a partida atrasada da terceira rodada, entre o AGEE Atacadão São Carlos (SP) e o Energis 8 São Caetano (SP), às 19h30, em São Carlos (SP); e o duelo entre Minas Náutico (MG) e Sada/Tambasa/Argos (MG), antecipada da nona rodada, às 20h30, em Belo Horizonte (MG). Na terça-feira (01.03), AGEE Atacadão São Carlos e Minas Náutico entram em quadra, às 19h30, para o confronto válido pela oitava rodada.

TABELA

SEXTA RODADA MASCULINA

24.02 (QUINTA-FEIRA) Minas Náutico (MG) x Niterói Vôlei Clube (RJ), às 17h, na Arena Minas, em Belo Horizonte (MG)
24.02 (QUINTA-FEIRA) SMEL Araucária ASPMA Berneck (PR) x Vôlei Futuro Araçatuba (SP), às 19h, no Rodrigo Pereira Gomes, em Araucária (PR)
24.02 (QUINTA-FEIRA) Suzano Vôlei (SP) x Instituto Cuca (CE), às 19h, na Arena Suzano (SP), em Suzano (SP)
24.02 (QUINTA-FEIRA) Cafevasconcelos/Araguari/Ubevolei (MG) x Aprov/Chapecó (SC), às 19h30, no General Rubens Mário, em Araguari (MG)
24.02 (QUINTA-FEIRA) JF Vôlei (MG) x Vila Nova FC (GO), no Colégio Academia, em Juiz de Fora (MG)

O Banco do Brasil é o patrocinador oficial do voleibol brasileiro