pATROCINADOR OFICIAL

Larissa/Talita encara Elize Maia/Josi na decisão do Open

Em Jaboatão (PE)

7 de março de 2015

Renan Rodrigues e Rogério Lauback, em Jaboatão (PE) – 07.03.2015

Depois de ficarem de fora do pódio em João Pessoa (PB), Larissa e Talita (ES/AL) deram a volta por cima na oitava etapa Open do Circuito Brasileiro de Vôlei de Praia, em Jaboatão dos Guararapes (PE). Elas, que conseguiram conquistar o título nacional da temporada 2014/2015 de forma antecipada neste sábado (07.03), enfrentarão Josi/Elize Maia (SC/ES) que chegam pela segunda vez consecutiva a uma decisão.

A finalíssima acontecerá neste domingo (08.03) na arena montada na Praia de Candeias, a partir das 10h com transmissão ao vivo do canal de TV por assinatura SporTV 3 e pelo site da Confederação Brasileira de Voleibol (CBV), pelo link: cbbvp.cbv.com.br/index.php/aovivo

Primeiras a entrarem em ação no final da tarde deste sábado, Josi/Elize Maia (SC/ES) repetiu a dose da etapa anterior, e chegou pela segunda vez consecutiva em uma final do Circuito Brasileiro. Na semifinal elas derrotaram Fê Berti/Taiana (RJ/CE) por 2 sets a 0 (21/11 e 21/14).

Josi e Elize Maia abriram vantagem logo no início da partida, e com um contra-ataque encerrando belo rali, Elize marcou 4/1. A capixaba conseguiu dois bloqueios seguidos e ampliou a diferença no placar, 7/2. A dupla, que participa pela segunda vez de uma semifinal manteve bom volume de jogo e aproveitavam o os erros das adversárias, com uma bola de graça, Elize fez 12/3. A recepção de Fê Berti e Taiana continuava a não funcionar e Josi/Elize Maia se distanciava cada vez mais, 17/7. Taiana e Fê Berti diminuíram os erros não forçados e conseguiram reagir, mas a diferença ainda era grande em 18/11. E com um erro de recepção de Fê Berti, Elize Maia e Josi fecharam em 21/11.

Na segunda parcial Fê Berti/Taiana voltou mais concentrada e mais eficiente na virada de bola, equilibrando as ações entre ambas as duplas. E, com um ataque pela saída de Fê Berti, elas abriram 4/3. Elize e Josi conseguiram a virada e abriram com um ace da capixaba, 8/5. A vantagem se alargou e quando o placar mostrava 10/6 a favor de Elize/Josi, o técnico Pompilho, de Fê Berti/Taiana pediu tempo. O volume defensivo de Josi fez a diferença para aumentar a vantagem no set, 18/13. A catarinense estava inspirada e foi quem encerrou o jogo com uma paralela na saída, 21/14.

‘Na verdade estávamos esperando este salto no nosso desempenho desde o ano passado. Foi importante a nossa persistência, pois mesmo sem conseguir jogar o nosso melhor em alguns torneios, colocamos a cabeça no lugar. Sabíamos que o caminho seria longo, mas que nossa hora chegaria. Foi essa certeza que nos ajudou’, comentou Elize Maia.

Josi, ao final da partida, também analisou o desempenho da dupla na estratégia em quadra de saque e bloqueio e o volume de defesa apresentado pela dupla no confronto semifinal.

‘Se eu estou defendendo muito é sinal que a Elize também está bloqueando muito. Ela me ajuda, fica lá na frente e parece uma parede, e eu fico o espaço que sobra para a bola passar. Mas nem sempre eu consigo porque o nível é muito alto nesse circuito’, disse a catarinense.

Larissa e Talita entraram em quadra para a semifinal com o título da temporada 2014/2015 garantido e logo no início do duelo abriram vantagem, 5/2 após ataque de Talita. Com um bloqueio de Ágatha, a partida ficou mais equilibrada, 6/5. No erro de ataque da paranaense a vantagem das campeãs do circuito voltou a crescer, 11/7. Ponto de saque de Larissa, 14/9. O domínio de Larissa e Talita seguiu até o final da parcial, que terminou com vitória da dupla por 21/15.

O set seguinte teve início com o mesmo ritmo do anterior. Larissa e Talita impuseram o saque e mantiveram-se firmes na defesa para conseguirem abrir logo vantagem. Após contra-ataque de Larissa o placar marcava 10/7. Talita não deixou Bárbara Seixas passar e fez 15/9. As duas continuaram com ótimo aproveitamento na virada de bola e, no ataque de Larissa, deram números finais à partida, 21/14.

‘É muito bom ser campeã. Nós montamos a equipe com foco em 2016, mas é claro que todo título é muito importante e ser campeã brasileira era um de nossos objetivos. Isso prova que estamos no caminho certo. Vamos estudar bem a dupla adversária da final que, se chegaram aqui é porque tem qualidades e nós respeitamos’, contou Larissa.
A etapa de Jaboatão dos Guararapes (PE) dará à dupla campeã um prêmio de R$ 45 mil e 400 pontos no ranking da temporada 2014/2015.

VEJA OS RESULTADOS DO DIA:
http://www.aplicativoscbv.com.br/circuitobb/tabopen/tabela2FR.asp?site=11&sexo=f

VEJA A GALERIA DE FOTOS DO DIA:
http://2015.cbv.com.br/index.php/midia/galeria-de-imagens/item/19833-open-jaboatao-dos-guararapes-07-03-2015