pATROCINADOR OFICIAL

Josi/Lili e Álvaro/Saymon avançam à fase de grupos na etapa da Polônia

força máxima

27 de junho de 2018

Lili tenta bloqueio contra atleta do Canadá

(Divulgação/FIVB)

Da redação, no Rio de Janeiro (RJ) – 27.06.2018

O Brasil terá força máxima na etapa quatro estrelas de Varsóvia, na Polônia, pelo Circuito Mundial de vôlei de praia 2018. Josi/Lili (SC/ES) e Álvaro Filho/Saymon (PB/MS) venceram seus confrontos nesta quarta-feira (27.06), pelo classificatório, e estão na fase de grupos do torneio. Eles, e os outros seis times brasileiros que já estavam garantidos pelo ranking, entram em quadra nesta quinta-feira (28.06) em busca de medalhas.

Josi e Lili venceram na primeira partida as polonesas Marta Duda e Marta Lodej por 2 sets a 0 (21/9, 21/18), em 30 minutos. Horas depois, na partida valendo a vaga, triunfo sobre as canadenses Sophie Bukovec e Julie Gordon por 2 sets a 1 (21/16, 18/21, 15/8), em 41 minutos, confirmando a classificação. Lili analisou as vitórias e seu retrospecto na Polônia.

“Estamos bem felizes, foi um jogo bem jogado das duas equipes, ponto a ponto. Só conseguimos abrir um pouco mais no tie-break, mas foi um jogo bem disputado, com um time com muito ritmo de jogo, que saca bem. Acho que o segredo foi saber aproveitar um pouco mais o vento, usar o lado bom no terceiro set”, disse Lili, que completou.

“Estamos em uma sequência boa, nosso quarto torneio seguido no tour, crescendo cada vez mais. Tenho um histórico bom aqui, tive a felicidade de ser medalhista de bronze no Campeonato Mundial em 2013, espero poder novamente ter um bom desempenho, gosto muito de jogar aqui, mesmo com frio, com vento. Uma energia boa”.

Lili e Josi estão no grupo F, estreando contra as alemãs Borger e Kozuch. Também estão na chave Ágatha e Duda (PR/SE) e as norte-americanas Day e Flint. Já Carol Solber e Maria Elisa (RJ) estão no grupo C, ao lado das polonesas Gromadowska/Gruszczynska, das suíças Heidrich e Verge-Depre e das holandesas Keizer/Meppelink.

Já Fernanda Berti e Bárbara Seixas (RJ) estão no grupo B, com as italianas Giombini/Menegatti, as russas Kholomina/Makroguzova e as tchecas Kolocova/Kvapilova.

Álvaro Filho e Saymon também tiveram um bom dia e confirmaram o favoritismo na disputa por uma das oito vagas. Eles disputaram apenas uma rodada, por conta da posição no ranking do classificatório, vencendo no duelo valendo a vaga os eslovenos Jan Pokersnik e Nejc Zemljak por 2 sets a 1 (15/21, 23/21, 15/13), em 1h03 de duração.

Eles estão no grupo H, ao lado dos russos Liamin/Krasilnikov e Stoyanovskiy/Velichko, e dos chilenos Marco e Esteban Grimalt. Alison e André Stein (ES) estão no grupo E, onde também estão os compatriotas Pedro Solberg/Bruno Schmidt (RJ/DF), os canadenses O'Gorman/Ben Saxton e os noruegueses Berntsen e Mol.  Os ex-parceiros se enfrentam caso ambos vençam ou percam o primeiro jogo, no duelo pelo primeiro ou terceiro lugar.

Já Evandro e Vitor Felipe (RJ/PB) estão no grupo C, ao lado dos lituanos Kazdailis/Rumsevicius, dos poloneses Fijalek e Bryl, e dos mexicanos Lombardo Ontiveros e Juan Virgen.

As duplas brasileiras somam até agora 17 medalhas no Circuito Mundial de vôlei de praia 2018, sendo oito de ouro, seis de prata e três de bronze. No feminino, Fernanda e Bárbara Seixas estão na quarta colocação, com 4.440 pontos. Entre os homens, após diversas trocas de parcerias, Álvaro Filho/Saymon é o time mais bem colocado, em 19°, com 2.980 pontos.

O Circuito Mundial retorna à Polônia pela 15ª temporada consecutiva, tendo recebido 31 eventos anteriores, incluindo dois eventos somente para mulheres em Varsóvia durante as temporadas de 2006, quando as chinesas Tian e Wang venceram, e em 2007, quando as medalhistas olímpicas Juliana e Larissa foram campeãs.

Varsóvia é a sexta etapa do nível quatro estrelas de oito em disputa na temporada 2018. Desde 2017, a Federação Internacional de Voleibol (FIVB) classifica os torneios de uma a cinco estrelas, de acordo com a premiação e o número de pontos que oferecem. O campeonato na Polônia rende 800 pontos aos campeões, além de uma premiação de cerca de R$ 75 mil.

O Banco do Brasil é o patrocinador oficial do voleibol brasileiro