Michelle Sterenberg e Renan Rodrigues, em Salvador (BA)
Na semifinal da etapa de Jaboatão dos Guararapes (PE), no início do mês, Harley e Benjamin (DF/MS) acabaram eliminados por Ricardo e Emanuel (BA/PR). Nesta sexta-feira (27.03), em Salvador (BA), o brasiliense e o sul-mato-grossense conseguiram uma volta por cima e venceram os campeões olímpicos, garantindo vaga nas quartas de final do torneio. Além de Harley e Benjamin, também avançaram às quartas de final Oscar/Thiago (RJ/SC), Márcio Araújo/Saymon (CE/MS) e Guto/Allison (RJ/SC).
Os jogos seguem neste sábado, com a disputa da repescagem, quartas de final e semifinais. Os jogos da quadra central contam com transmissão ao vivo pelo site da Confederação Brasileira de Voleibol (CBV) no link http://cbbvp.cbv.com.br/index.php/aovivo. As semifinais também estarão ao vivo no canal SporTV 3, que transmite as finais masculina e feminina, no domingo, a partir das 10h, no SporTV 2. A entrada na arena montada em Patamares é franca.
Cada dupla classificada antecipadamente às quartas de final venceu os dois jogos do dia, terminando em primeiro na chave. O primeiro time garantido foi de Oscar/Thiago (RJ/SC). Os campeões da etapa de São José (SC) venceram no duelo decisivo pela liderança do grupo B Márcio Gaudie/Marcus (RJ) por 2 sets a 0 (21/19, 21/13), em 36 minutos.
No duelo que poderia garantir o título da temporada a Ricardo e Emanuel, os campeões olímpicos chegaram a largar na frente, mas acabaram sofrendo a virada para Harley/Benjamin.
“Jogar contra Ricardo e Emanuel é sempre um desafio que te leva além da sua capacidade normal, faz você se superar. Harley e eu não treinamos juntos sempre, então a gente busca a sincronia durante o torneio. Acho que conseguimos usar bem a tranquilidade, a calma, e valeu muito essa concentração de tentar deixar que o erro acontecesse do outro lado”, disse Benjamin, que elogiou a qualidade técnica do confronto.
“Acho um jogo extremamente bonito, pois os times usam muito a técnica, não temos como ter o mesmo jogo físico de outras duplas mais jovens. São vários anos de confrontos muito importantes e de boas lembranças. Já perdemos muito para eles (Ricardo e Emanuel), mas hoje foi nosso dia, felizmente. Agora temos que seguir com um bom ritmo e pensando em passar cada degrau do torneio. Estamos atingindo nossas metas”, destacou.
Quem também avançou foi a dupla dos jovens Guto e Allison (RJ/SC), semifinalistas da etapa passada, em Jaboatão dos Guararapes. Os campeões mundiais Sub-21 de 2013 derrotaram no segundo jogo Alison/Bruno Schmidt (ES/DF) por 2 sets a 0 (21/18, 21/14), em 39 minutos de partida, terminando na primeira posição do grupo A.
Márcio Araújo e Saymon (CE/MS) completaram a lista dos classificados às quartas de final, garantindo pela primeira vez na temporada a vaga antecipada, evitando o jogo da repescagem. O cearense e o sul-mato-grossense venceram André e Marcus Borlini (ES) no jogo valendo a liderança do grupo D por 2 sets a 0 (21/16, 21/16), em 38 minutos de partida.
Estão eliminados do torneio, por terem perdido duas vezes seguidas na fase de grupos, Jô/Ícaro (PB), Léo Vieira/Luciano (DF/ES), George, que substituiu Álvaro Filho, lesionado, e Vitor Felipe, e Léo Gomes/Bernat (RJ).
Cada dupla campeã de uma etapa do Open leva para casa um prêmio de R$ 45 mil, além de somar 400 pontos no ranking geral. Após a última etapa, em Salvador, o calendário nacional será encerrado com o Superpraia, em Maceió (AL), de 27 de abril a 3 de maio.