pATROCINADOR OFICIAL

Gaúchos superam os mineiros e ficam em primeiro no grupo B

confronto de gigantes

29 de abril de 2015

De Saquarema (RJ), Josi Schmidt – 29.04.2015

As seleções do Rio Grande do Sul e Minas Gerais jogaram nesta quarta-feira (29.04) para decidir a primeira colocação no grupo B do Campeonato Brasileiro de Seleções (CBS) juvenil masculino – sub 20 – da primeira divisão. A competição que acontece no Centro de Desenvolvimento do Voleibol (CDV), em Saquarema (RJ), é organizada pela Confederação Brasileira de Voleibol (CBV).

A seleção do Rio Grande do Sul garantiu a classificação como primeira do grupo B após vencer Minas Gerais por 3 sets a 2 (20/25, 25/19, 25/22, 23/25 e 15/13). Com a vitória a equipe gaúcha somou oito pontos e a seleção mineira seis, no jogo que teve duração de 2h36min.

O técnico gaúcho, Giovani Brisotto, que faz a sua oitava participação no CBS, sete como técnico e uma como auxiliar, comentou sobre a campanha do Rio Grande do Sul até o momento.

“Essa é a geração que participou do infanto em 2013 e hoje nove deles jogam fora do estado então foi difícil reunir o grupo e por isso treinamos pouco. A solução foi ajustar a equipe aqui, e devido a isso fizemos uma estreia cientes de que não foi feito o nosso melhor, assim como no segundo jogo onde não desenvolvemos todo o potencial do time. Esperamos que na próxima fase a gente possa desempenhar um jogo de qualidade como foi o de hoje contra a grande equipe de Minas.”

No segundo confronto do grupo só a vitória interessava às seleções de Goiás e do Amazonas, que ainda não haviam vencido na competição. Os goianos levaram a melhor ao vencer por 3 sets a 0 (25/22, 25/17 e 25/16) garantindo assim três pontos importantes que podem ajudar na classificação como melhor terceira colocada.

O técnico goiano, Charles Jone de Souza, que tem mais de 20 participações nas duas categorias do CBS, está na expectativa da classificação. “Acredito que fizemos uma boa primeira fase, vencendo três sets em dois jogos e hoje o jogo, e isso é essencial para tentar garantir a classificação. Conseguimos administrar bem ansiedade do confronto de hoje e no ponto de vista foi bem produtivo, mas é muito angustiante a incerteza de não saber se conseguimos classificar”, admitiu o técnico.

As seleções do Rio Grande do Sul e Minas Gerais só saberão seus adversários no final da rodada. Goiás também dependerá dos resultados dos próximos jogos para saber se consegue classificar entre os dois terceiros melhores colocados. Já a equipe do Amazonas foi rebaixada para a primeira divisão do próximo ano quando o CBS volta a ser disputado em três níveis (Especial, 1ª e 2ª divisões), cada um com oito seleções estaduais. No entanto, continua na competição na briga por melhores colocações no campeonato.

Os jogos são transmitidos online pelo site da Confederação Brasileira de Voleibol (CBV) no endereço: www.cbv.com.br ou do hotsite do campeonato: cbs.cbv.com.br