pATROCINADOR OFICIAL

Final inédita em João Pessoa (PB)

primeira vez

8 de fevereiro de 2015

Josi e Elize chegam a primeira final da parceria

(Paulo Frank/CBV)

Pela primeira vez nesta temporada, uma final de etapa Open do Circuito Banco do Brasil não contará com as líderes do ranking Larissa e Talita (PA/AL), que em João Pessoa (PB) caíram nas quartas-de-final. A disputa pelo título, neste domingo (08.02), será entre as estreantes em decisões, Josi e Elize Maia (SC/ES) e Maria Clara/Carol (RJ) que garantiram a vaga ao passarem pelas semifinais na noite deste sábado (07.02).

A finalíssima acontece às 11h (horário de Brasília) e contará com transmissão do canal SporTV e do site da Confederação Brasileira de Voleibol (CBV) (http://cbbvp.cbv.com.br/index.php/aovivo). Esta será a primeira decisão de Josi e Elize Maia desde que juntaram-se no meio de 2014.

As primeiras finalistas foram Josi e Elize Maia (SC/ES) que conseguiram vencer, de virada, Ágatha e Bárbara Seixas (PR/RJ) por 2 sets a 1 (19/21, 24/22 e 15/11), em 1h10 de partida. A dupla formada pela catarinense e a capixaba conseguiu o triunfo logo na primeira vez em que chegaram juntas a uma semifinal do torneio nacional.

Josi e Elize Maia começaram melhor no primeiro set, e, com um ataque da catarinense fizeram 5/3. As atuais bicampeãs do circuito brasileiro se recuperaram e chegaram ao empate em 8/8. Com mais entrosamento e mais acostumadas a decisões, Ágatha e Bárbara assumiram a ponta e abriram 12/9. Com bom volume defensivo, Josi/Elize conseguiu equilibrar o jogo e empatar em 16/16. Ágatha e Bárbara administraram o jogo e levaram o set em 21/19 depois do erro de saque de Elize.

Josi e Elize voltaram para a segunda parcial com vontade de mudar o jogo. Elize, numa diagonal curta, fez 4/3. A dupla estreante em semifinais conseguiu manter-se na frente, 10/8. Ágatha e Bárbara chegaram ao empate em 12/12, com uma largadinha da carioca. As duas duplas mantiveram a troca de vantagens, mas no erro de ataque de Josi, Ágatha e Bparbara abriram 20/18. Depois de um belo rali, tudo igual, 20/20. Na reta final, Josi e Elize assumiram a ponta e fecharam em 24/22.

A catarinense e a capixaba começaram abrindo o placar no set decisivo, mas logo as adversárias conseguiram a virada com um ponto de saque, 2/1. Ágatha e Bárbara mantiveram a vantagem mínima, mas, com um erro da paranaense, Josi e Elize assumiram a liderança no tiebreak, em 8/6. Josi, com um ace, aumentou a diferença para 11/7. No ataque para fora da dupla rival, Josi e Elize fecharam o set em 15/11 e o jogo em 2×1.

“Estou muito emocionada com esse resultado. Eu e a Josi temos crescido juntas. Resolvemos nos juntar, nos aceitamos, temos qualidades e defeitos, temos o que melhorar da maneira que pudermos. Unimos nossas forças para tentar subir degrau a degrau. A Josi fez uma partida incrível. Ela tocou em quase 100% das bolas atacadas pelas nossas adversárias, nos mantivemos concentradas, acreditando que poderíamos vencer. Isso fez a diferença”, disse Elize Maia ainda sob o efeito da adrenalina do jogo.

As adversárias de Josi e Elize Maia (SC/ES) serão as irmãs Maria Clara e Carol (RJ) que chegam pela terceira vez na disputa pelo ouro nesta temporada. Elas venceram de virada Taiana e Fê Berti (CE/RJ) por 2 sets a 1 (24/22, 21/18 e 15/7), em 1h02 de partida.

Assim como na disputa anterior, a segunda semifinal feminina da noite começou com grande equilíbrio e troca de vantagens. Com uma largadinha, Taiana fez 9/8. Maria Clara desperdiçou o contra-ataque na rede e deixou as adversárias na frente, 13/12. As irmãs Salgado conseguiram assumir a ponta, mas, com um bloqueio de Fê Berti, as duplas inverteram as posições, 17/16. Com um longo rali, Taina usou a diagonal curta para encerrar o set em 24/22.

A segunda parcial também começou com as duas equipes virando as bolas e sem arriscar muito no saque. Fê Berti fechou a porta para Maria Clara e fez 3/2. Depois do erro de ataque de Fê Berti, as irmãs Salgado abriram 7/5. Maria Clara explorou o bloqueio adversário e fez 10/7. Taiana passou pelo bloqueio de Carol e diminuiu 14/12. Carol acertou a diagonal e fez 19/17. Maria Clara usou a categoria para dar números finais ao set, 21/18.

Maria Clara inaugurou o placar no tiebreak com uma largada. Bom rali termina com mais um ponto para a dupla carioca, 3/2. Carol fugiu do bloqueio e aumentou a vantagem para 7/4. Taiana explorou o bloqueio para tentar uma reação, mas a vantagem das irmãs Salgados ainda era grande, 10/6. A arbitragem marcou dois toques no levantamento de Taiana, o que deixou Maria Clara e Carol muito perto da vitória, 13/6. No contra-ataque de Carol a dupla representante do Rio de Janeiro fechou a partida em 15/7 e garantiu a última vaga na decisão.

“Este torneio foi bem duro, tivemos jogos difíceis desde a primeira rodada. Estamos trabalhando muito, estamos fechadas no objetivo de conquistar o primeiro lugar. Isso está dando certo. A Carol me ajudou bastante. Ainda não estamos felizes, amanhã ainda tem mais uma batalha dura. A Josi e a Elize chegaram à final jogando muito e virão com muita vontade. Eu parabenizo toda a nossa equipe, mas quero mais”, contou Maria Clara.

A etapa de João Pessoa (PB) dará à dupla campeã um prêmio de R$ 45 mil e 400 pontos na disputa pelo título da temporada 2014/2015.

CONFIRA A GALERIA DE FOTOS DO DIA:

http://cbbvp.cbv.com.br/index.php/imprensa/fotos/item/4696-joao-pessoa-pb-07-02-2015-circuito-banco-do-brasil-open

VEJA TODOS OS RESULTADOS DO DIA:
http://www.aplicativoscbv.com.br/circuitobb/tabopen/tabela2FR.asp?site=4&sexo=f