A 21ª edição da Superliga masculina e feminina de vôlei será lançada nesta terça-feira (21.10), em São Paulo (SP). Jogadores e técnicos das 25 equipes que estarão em atividade na temporada 2014/2015 se reunirão no Hotel Pestana, na capital paulista, a partir das 11h, para o evento. A imprensa terá acesso e poderá entrevistar os atletas e treinadores. A competição terá início no próximo sábado (25.10), com o confronto mineiro entre Minas Tênis Clube e UFJF, pela Superliga masculina. O primeiro jogo do feminino será entre Rexona/Ades (RJ) e Rio do Sul/Equibrasil (SC), no dia 7 de novembro.
A Superliga masculina terá a participação de 12 clubes: Sesi-SP, Vôlei Brasil Kirin (SP), São Bernardo Vôlei (SP), Taubaté/Funvic (SP), São José vôlei (SP), Sada Cruzeiro (MG), Minas Tênis Clube (MG), UFJF (MG), Montes Claros Vôlei (MG), Vôlei Canoas (RS), Voleisul/Paquetá Esportes (RS) e Ziober Maringá Vôlei (PR).
Alguns dos destaques do campeonato masculino ficam por conta da volta de jogadores que estavam no exterior. Apenas o Taubaté/Funvic foi responsável pelo retorno do levantador Raphael e do ponteiro Lipe, que estavam na Turquia, e dos ponteiros Dante e Thiago Sens, vindos do Japão e Emirados Árabes. Outros grandes nomes do vôlei brasileiro estarão em quadra pela Superliga como o oposto Wallace, do Sada Cruzeiro; o levantador Ricardinho, do Ziober Maringá; o líbero Serginho, os ponteiros Murilo e Lucarelli e o central Lucão, do Sesi-SP, entre outros.
A competição masculina terá duas novidades nesta temporada, através da estreia dos times São José Vôlei e Voleisul/Paquetá – os dois primeiros colocados na Superliga B 2014.
O Sada Cruzeiro é o atual campeão da Superliga. O time mineiro, comandado pelo técnico Marcelo Mendez, levou a melhor sobre o Sesi-SP, no ginásio do Mineirinho, em Belo Horizonte (MG), por 3 sets a 0, e subiu ao degrau mais alto do pódio. O terceiro lugar foi do Brasil Kirin.
Nesta temporada, a Superliga feminina contará com 13 equipes. São Paulo tem o maior número de times neste naipe: Sesi-SP, Molico/Nestlé, E.C. Pinheiros, São Cristóvão Saúde/São Caetano, São Bernardo Vôlei, Uniara/AFAV e São José dos Campos. De Minas Gerais, estão Dentil/Praia Clube e Camponesa/Minas e os outros participantes são de diferentes locais. O Rexona-Ades é do Rio de Janeiro, Brasília Vôlei é do Distrito Federal, Rio do Sul/Equibrasil, de Santa Catarina, e Maranhão/Cemar, do Maranhão.
Vários nomes expressivos também estarão na Superliga feminina como a levantadora Fofão e a líbero Fabi, do Rexona/Ades; a levantadora Dani Lins, a central Thaísa e a líbero Camila Brait, do Molico/Nestlé; a central Walewska, do Camponesa/Minas; a central Fabiana, do Sesi-SP, entre muitas outras.
A competição entre as meninas também terá um time estreante: o São José dos Campos, que foi campeão da Superliga B 2014.
O time do Rexona/Ades, representante do Rio de Janeiro na competição feminina, conquistou a mais recente edição da Superliga. A equipe dirigida pelo técnico Bernardinho venceu o Sesi-SP por 3 sets a 1, na final realizada no ginásio do Maracanãzinho, no Rio de Janeiro (RJ). O Molico/Nestlé foi completou o pódio da Superliga feminina.
SUPERLIGA MASCULINA
PARTIDA DE ABERTURA
25.10 (SÁBADO) – Minas Tênis Clube (MG) x UFJF (MG) (Válido da 2ª Rodada do Turno)
LOCAL/HORÁRIO: Arena Minas, em Belo Horizonte (MG), às 17h
SUPERLIGA FEMININA
PARTIDA DE ABERTURA
07.11 (SEXTA-FEIRA) – Rexona/Ades (RJ) x Rio do Sul/Equibrasil (SC) (Jogo da 4ª rodada do Turno)
LOCAL/HORÁRIO: Tijuca T.C., no Rio de Janeiro (RJ), às 21h30
TRANSMISSÃO: SporTV
O Banco do Brasil é o patrocinador oficial do vôlei brasileiro