Da redação, no Rio de Janeiro (RJ) – 28.02.2018
O Brasil já tem uma dupla garantida nas oitavas de final do torneio feminino no Major Series de Fort Lauderdale, nos EUA. Fernanda Berti e Bárbara Seixas (RJ) venceram os dois jogos que disputaram nesta quarta-feira (28.02) e já se garantiram em primeiro no grupo H, evitando a repescagem. Outras três duplas brasileiras perderam na estreia e precisam vencer nesta quinta (01.03) para seguirem na etapa do Circuito Mundial 2018.
Fernanda e Bárbara Seixas largaram com triunfo sobre as alemãs Victoria Bieneck e Isabel Schneider por 2 sets a 0 (21/17, 21/19), em 38 minutos. As brasileiras tiveram ótimo aproveitamento nos ataques, além de mais pontos em bloqueios (três contra dois das alemãs) para garantir o triunfo e dar o primeiro passo rumo às oitavas.
No segundo jogo, na ‘partida dos vencedores’, que definiu a liderança da chave, superaram as tchecas Kristyna Kolocova e Michala Kvapilová por 2 sets a 0 (22/20, 21/9), em 35 minutos de duração. Destaque para os cinco pontos de bloqueio de Fernanda Berti e quatro pontos de ace da atleta de 1.89m, além dos contra-ataques de Bárbara, que comentou a estreia.
“Estamos muito felizes, estamos tralhando muito forte, buscando a melhor maneira de jogar e encaixar nosso time. Acho que encontramos isso neste evento com as vitórias neste primeiro dia, encarando os dois jogos com muita concentração, tentando jogar como se fosse uma final. Vamos sempre pensando jogo a jogo, a medalha e o pódio virão como consequência, temos que fazer o melhor a cada partida sempre”, analisou Bárbara Seixas.
“Jogamos muito unidas, Bárbara me auxilio bastante na partida. Sacamos bem e isso gera uma sequência para o sistema defensivo. Conseguimos bloquear e defender com bom volume. O objetivo sempre é o pódio, mas estamos concentradas jogo a jogo, ponto a ponto”, disse Fernanda. As adversárias das oitavas serão definidas apenas nesta quinta, após rodadas da fase de grupos e repescagem do torneio feminino.
As outras duplas brasileiras acabaram superadas na estreia. Ágatha e Duda (PR/SE), campeãs no último domingo da etapa de João Pessoa (PB) do Circuito Brasileiro, foram superadas pelas alemãs Kim Behrens e Sandra Ittlinger por 2 sets a 1 (15/21, 22/20, 15/13), em 47 minutos. Nesta quinta-feira, precisam superar as suíças Joana Heidrich e Verge-Depre para conseguirem uma vaga na repescagem do torneio.
Maria Elisa e Carolina Solberg também acabaram tropeçando no primeiro duelo nos EUA. Elas começaram vencendo, mas sofreram a virada das ucranianas Davidova e Shchypkova: 21/18, 11/21, 10/15, em 46 minutos de partida. O duelo que vale a ‘sobrevivência’ na competição será contra as norte-americanas April Ross e Alix Klineman, justamente as adversárias da final da etapa da Holanda do Circuito Mundial, em janeiro deste ano, que ficaram com o ouro.
Taiana e Carolina Horta (CE), que começaram o torneio antes, no classificatório, fizeram um jogo duro, mas foram vencidas pelas norte-americanas Summer Ross e Brooke Sweat por 2 sets a 0 (28/26, 21/19), em 41 minutos de partida. Elas enfrentam as holandesas Sanne Keizer e Meppelink em busca de uma vaga na repescagem do torneio.
Fort Lauderdale, que ao todo distribui 600 mil dólares em premiações aos atletas participantes, recebe uma etapa do Circuito Mundial pela terceira vez. Em 2015, a cidade foi sede do World Tour Finals quando Alison/Bruno Schmidt e Larissa/Talita subiram no lugar mais alto do pódio. Fora em 2016, voltou ao calendário com o Major no ano passado.
Contando todas as etapas já realizadas nos Estados Unidos, o Brasil soma 10 medalhas de ouro no torneio masculino e 11 no feminino, com um total de 42 medalhas conquistadas. O Brasil venceu as últimas cinco paradas americanas e busca manter a hegemonia no país.
VEJA OS RESULTADOS DO DIA
http://worldtour.2018.fivb.com/en/wftl2018/women/results/maindraw
VEJA A GALERIA DE FOTOS
http://worldtour.2018.fivb.com/en/wftl2018/women/photos
O Banco do Brasil é o patrocinador oficial do voleibol brasileiro