Da redação, no Rio de Janeiro (RJ) – 30.06.2017
O Brasil está na semifinal do torneio feminino no Major Series de Porec, na Croácia. Fernanda Berti e Bárbara Seixas (RJ) superaram nesta sexta-feira (30.06) suas adversárias nas oitavas e quartas de final, inclusive com vitória sobre compatriotas, e disputarão uma medalha no segundo torneio cinco estrelas da temporada 2017 do Circuito Mundial.
Elas encaram na semifinal as canadenses Sarah Pavan e Melissa Paredes às 11h20 (de Brasília), com transmissão do site oficial do evento – www.swatchmajorseries.com. Será o primeiro duelo entre os times. A decisão acontece horas mais tarde, a partir das 17h. Na outra semifinal as tchecas Slukova e Hermannova encaram as suíças Nina Betschart e Tanja Huberli.
A parceria superou Larissa e Talita (PA/AL) por 2 sets a 1 (22/20, 18/21, 15/12) nas quartas de final, em 48 minutos. Destaque para os bloqueios de Berti, que conseguiu seis pontos no fundamento, contra quatro de Talita. Os três aces de Bárbara Seixas também colaboraram para o triunfo, repetindo resultado da etapa do Rio de Janeiro, em maio.
O técnico Ricardo de Freitas analisou o desempenho e comemorou a evolução da parceria, que chega pela terceira vez no ‘final four’ em cinco eventos disputados no tour.
“Estamos na semifinal de um torneio cinco estrelas, muito importante. Viemos de resultados não tão bons na Rússia e Holanda. As meninas estão muito focadas, não temos pressa, queremos ter uma evolução sólida e permanente, sem querer que as coisas aconteçam ‘para ontem’. Fernanda está tomando antibiótico, com dor de garganta, febre, então está se superando no torneio desde o início. Deixa nossa equipe ainda mais orgulhosa, souberam trabalhar isso mentalmente e chegamos com muito mérito”, disse o técnico Rico.
Antes, pelas oitavas de final, as brasileiras haviam superado as alemãs Laboureur e Sude também por 2 sets a 1 (22/20, 24/26, 15/12). Já Larissa e Talita haviam despachado as australianas Bawden e Clancy nas oitavas, por 21/11 e 21/16.
Também nesta sexta-feira as brasileiras Elize Maia e Taiana acabaram eliminadas nas oitavas de final. A capixaba e a cearense foram derrotadas pelas norte-americanas Kelly Claes e Sara Hughes por 2 sets a 0 (21/19, 21/16), em 34 minutos.
As duplas femininas do Brasil já conquistaram nove medalhas nesta temporada, sendo seis de ouro, uma de prata e duas de bronze. Além disso, o país domina as três primeiras posições do ranking geral no naipe feminino.
O Brasil é o maior vencedor em torneios do Circuito Mundial disputados na Croácia, com quatro ouros em seis eventos disputados. No ano passado, Alison e Bruno Schmidt foram ao lugar mais alto do pódio. Ao todo a parada distribui 600 mil dólares em premiações.
A nova organização das competições do Circuito Mundial pela Federação Internacional de Voleibol (FIVB) classifica as etapas em categorias de uma a cinco estrelas. O Major Series de Porec é o segundo de três da categoria cinco estrelas que serão realizados nesta temporada, valendo 1200 pontos para a dupla campeã.
VEJA TODOS OS RESULTADOS DO DIA NO FEMININO
http://worldtour.2017.fivb.com/en/wpor2017/women/results/maindraw
VEJA A GALERIA DE FOTOS DO DIA
http://worldtour.2017.fivb.com/en/wpor2017/women/photos
O Banco do Brasil é o patrocinador oficial do voleibol brasileiro