Fernanda/Bárbara, Larissa/Talita e Elize/Taiana vão às oitavas de final

Major de Porec

29 de junho de 2017

Larissa (esq) e Talita comemoram vitória sobre alemãs

(Mihai Stetcu/Divulgação)

Da redação, no Rio de Janeiro (RJ) – 29.06.2017

Ao lado da Alemanha, o Brasil é o país com mais representantes nas oitavas de final do torneio feminino do Major Series de Porec, na Croácia. As duplas brasileiras disputaram jogos da fase de grupos e repescagem nesta quinta-feira (29.06). Fernanda Berti/Bárbara Seixas (RJ), Larissa/Talita (PA/AL) e Elize Maia/Taiana (ES/CE) avançaram no torneio.

As tricampeãs brasileiras Larissa e Talita encerraram a fase de grupos com 100% de aproveitamento ao superarem as alemãs Margareta Kozuch e Laura Ludwig de virada, por 2 sets a 1 (19/21, 21/16, 15/12). A liderança do grupo A levou a parceria direto às oitavas de final, nesta sexta-feira, quando enfrentarão as australianas Bawden e Clancy. Em seis confrontos, as brasileiras venceram todos.

Quem também avançou em primeiro na chave, direto às oitavas de final, foi a parceria de Fernanda Berti e Bárbara Seixas. Elas foram derrotadas pelas australianas Bawden e Clancy por 2 sets a 1 (14/21, 21/15, 16/14), empatando em pontos com as rivais, mas levando a melhor nos critérios de desempate e terminando na liderança da chave G.

Foi um presente para Fernanda Berti, que nesta quinta completou 32 anos e ganhou a classificação como presente. No Campeonato Mundial da Holanda, em 2015, a torcida chegou a cantar ‘parabéns’ à atleta na quadra. As adversárias de Fernanda e Bárbara nas oitavas de final serão as alemãs Julia Sude e Chantal Laboureur, no primeiro encontro entre os times.

Elize Maia e Taiana precisaram disputar um jogo a mais para alcançarem as oitavas de final. Elas acabaram derrotadas pelas holandesas Jolien Sinnema e Joy Stubbe na fase de grupos, por 2 sets a 1 (14/21, 21/19, 16/14), ficando em segundo na chave. Na repescagem, deixaram para trás as norte-americanas Ross e Sweat por 2 sets a 1 (17/21, 21/16, 15/13).

Outra equipe norte-americana estará no caminho das brasileiras nas oitavas de final. Elas enfrentarão Kelly Claes e Sara Hughes em busca da vaga. Os times se enfrentaram uma vez até hoje, com vitória da parceria dos Estados Unidos.

Outras duas duplas brasileiras deram adeus ao torneio nesta quinta-feira. Josi e Lili foram superadas pelas canadenses Sarah Pavan e Melissa Paredes em tie-break disputado: 21/23, 21/15, 15/7, encerrando na fase de grupos. Já Ágatha e Duda (PR/SE) saíram da disputa na repescagem, com queda para as suíças Heidrich e Verge-Depre: 23/21, 21/18.

O Brasil é o maior vencedor em torneios do Circuito Mundial disputados na Croácia, com quatro ouros em seis eventos disputados. No ano passado, Alison e Bruno Schmidt foram ao lugar mais alto do pódio. Ao todo a parada distribui 600 mil dólares em premiações.

A nova organização das competições do Circuito Mundial pela Federação Internacional de Voleibol (FIVB) classifica as etapas em categorias de uma a cinco estrelas. O Major Series de Porec é o segundo de três da categoria cinco estrelas que serão realizados nesta temporada, valendo 1200 pontos para a dupla campeã.

VEJA TODOS OS RESULTADOS DO DIA NO FEMININO
http://worldtour.2017.fivb.com/en/wpor2017/women/results/maindraw

VEJA A GALERIA DE FOTOS DO DIA
http://worldtour.2017.fivb.com/en/wpor2017/women/photos

O Banco do Brasil é o patrocinador oficial do voleibol brasileiro