pATROCINADOR OFICIAL

Evandro e André disputam o ouro contra noruegueses na etapa brasileira

em Itapema

19 de maio de 2018

André Stein (esq) comemora vitória com Evandro

(Cristiano Andujar/Inovafoto/CBV)

Em Itapema (SC) – 19.05.2018

Evandro e André Stein (RJ/ES) estão na final da etapa de Itapema do Circuito Mundial de vôlei de praia 2018. A dupla, que é atual campeã mundial e brasileira, superou neste sábado (19.05) os poloneses Losiak e Kantor por 2 sets a 0 (21/19, 21/16) na semifinal e encara neste domingo (20.05) os noruegueses Anders Mol e Christian Sorum. A partida acontece a partir das 11h (de Brasília), com transmissão ao vivo do canal SporTV 4.

A disputa de bronze também terá Brasil em ação na arena montada na Meia Praia, altura da rua 307, com entrada franca à torcida. Vitor Felipe e Guto (PB/RJ), superados pelos noruegueses na outra semifinal por 2 sets a 0 (21/17, 21/13), encaram a parceria polonesa derrotada por Evandro/André. O duelo acontece às 9h (de Brasília), com transmissão do SpporTV 4. Kantor e Losiak venceram o único confronto anterior entre os dois times.

Evandro analisou o bom momento da parceria, que chega pela segunda vez consecutiva à final do Circuito Mundial 2018. Duas semanas atrás os campeões brasileiros foram prata na etapa de Huntington Beach, nos EUA. Agora, querem buscar o primeiro ouro na atual temporada do tour internacional jogando em casa, com o apoio da torcida.

“Estamos vivendo um momento muito feliz, em uma evolução muito boa desde a vitória no Campeonato Mundial, em 2017. Nada melhor do que nossa simplicidade e trabalho diários. Não tem segredo, é trabalhar forte mesmo, e junto disso as coisas estão acontecendo. Vem dando certo, felizmente estamos em mais uma final, agora dentro de casa. Ainda não temos essa conquista de etapa do Circuito Mundial no Brasil e vamos com tudo”, disse Evandro.

Os brasileiros chegam para a decisão sem terem perdido nenhum set nas cinco vitórias que conquistaram em Itapema. Evandro também comentou sobre o bom sistema de bloqueio da dupla, que teve em André Stein um paredão na semifinal diante da Polônia.

“Sabíamos que seria um jogo difícil, tivemos paciência quando eles sacaram bem. Nosso bloqueio funcionou e o André, como sempre, me ajudou demais no sistema defensivo. Ele foi incrível. Nossa dupla é isso, um tentando ajudar o outro, fazer a diferença pelo outro. Nossa sintonia, dentro e fora de quadra, está muito boa”, completou.

Evandro e André disputam juntos a quarta final de etapa internacional, enquanto os noruegueses estão pela primeira vez na decisão do tour mundial. Será a segunda partida de Evandro e André contra os jovens noruegueses. A primeira vitória aconteceu na etapa de Huntigton Beach, semanas atrás, nas quartas de final do evento quatro estrelas.

Na outra semifinal, Vitor Felipe e Guto lutaram, mas não conseguiram passar pelo time norueguês. Guto comentou sobre o bom sistema defensivo dos adversários, que chegam para a decisão invictos com cinco triunfos.

"Esta foi a primeira vez que enfrentamos este time. Eles me marcaram bem neste jogo, tentei várias bolas diferentes, mas eles conseguiram neutralizar quase todas. Mas o esporte tem disso, alguns dias nada funciona. Agora temos que colocar a cabeça no lugar e tentar o pódio amanhã", declarou o defensor carioca.

Os noruegueses celebraram a vaga na decisão e comentaram a estratégia para esquecer a pressão dos quase três mil torcedores brasileiros, que novamente lotaram a arena em Itapema.

"Éramos apenas dois rapazes noruegueses contra milhares de brasileiros. A torcida apoiou muito o time da casa, fez muito barulho, e quando nós pontuávamos era um silêncio absoluto. Nós tivemos que entrar em nossa própria bolha e esquecer o que acontecia ao redor, focar somente em nosso jogo e no que planejamos fazer em quadra. E agora estamos na final. Para a decisão esperamos mais um jogo difícil. Mas queremos muito este título e sabemos que precisaremos novamente ter muita força mental", declarou Anders Mol.

O torneio em Itapema é da categoria quatro estrelas, distribuindo 150 mil dólares aos atletas, com as duplas campeãs nos dois naipes recebendo 20 mil dólares e somando 800 pontos para o ranking, que define os campeões da temporada. As competições do tour são classificadas de uma a cinco com base nos pontos e na premiação que distribuem.

O Brasil recebeu em sua história 42 etapas no naipe masculino e 37 etapas no naipe feminino (a maioria realizadas simultaneamente) do Circuito Mundial de vôlei de praia. Esta é a primeira vez que uma cidade da região Sul do país recebe uma etapa do giro internacional. 

VEJA A GALERIA DE FOTOS DO DIA
http://2018.cbv.com.br/galeria/2049/itapema-sc—19.05.2018—circuito-mundial

VEJA TODOS OS RESULTADOS DO DIA
http://worldtour.2018.fivb.com/en/mrio2018/men/results/maindraw

BRASIL NO CIRCUITO MUNDIAL 2018:

Etapa de Haia – Holanda (4 estrelas)
Maria Elisa/Carol Solberg – prata

Etapa de Fort Lauderdale – EUA (5 estrelas)
Fernanda Berti/Bárbara Seixas – ouro
Carol Horta/Taiana – prata

Etapa de Xiamen – China (4 estrelas)
Alison/Bruno Schmidt – bronze

Etapa de Huntington Beach – EUA (4 estrelas)
Fernanda Berti/Bárbara Seixas – ouro
Maria Elisa/Carol Solberg – prata
Evandro/André Stein – prata

O Banco do Brasil é o patrocinador oficial do voleibol brasileiro