O esporte, de forma geral, é sinônimo de saúde. Em João Pessoa (PB), durante a realização da quarta etapa Open do Circuito Brasileiro de Vôlei de Praia 19/20, esta afirmação foi colocada em prática também fora das quadras, com a presença de equipes do Hemocentro da Paraíba e a Secretaria Municipal de Saúde da capital paraibana, que fizeram ações de conscientização e atendimento ao público presente.
Nos três primeiros dias de evento, entre 22 e 24 de janeiro, uma unidade móvel do Hemocentro PB esteve em frente à arena na praia de Cabo Branco, conscientizando a população sobre a importância da doação de sangue e de medula óssea. Quem passou por ali pode tirar dúvidas e se cadastrar para o banco de doadores. Na sexta-feira (24.01) foi o dia de coleta e ao todo nove bolsas de sangue foram arrecadadas, além de 25 cadastros efetivados de doadores de medula.
A coordenadora do Núcleo de Ações Estratégicas do Hemocentro PB, Elaine de Santana, comemorou a oportunidade de ampliar o conhecimento das pessoas da região em prol de um ato importante para salvar vidas.
“Fizemos uma ação nos primeiros dois dias de informação e conscientização da população sobre a doação e cadastro de doadores de sangue e medula. Foi um momento muito importante de visibilidade do nosso Hemocentro. E Na sexta-feira fizemos a coleta efetivamente. E isso colaborou de forma grandiosa. A área tem muito movimento de pessoas, inclusive de turistas, e conseguimos, com esse evento, alcançar um número bem interessante de pessoas, foi muito importante”, contou Elaine.
A atleta sergipana Tainá, que joga ao lado de Victoria, foi uma das que passou pela unidade móvel e incentivou o público a se cadastrar. Para a jogadora, o esporte é uma ferramenta importante para levar informação, além de servir como inspiração para o público seguir bons exemplos.
“Eu achei uma iniciativa muito bacana. Nós como atletas, treinamos muito e cuidamos de nossa saúde. E participar de ações como essa é muito bom, nós podemos participar, no caso da doação de sangue é algo altruísta, e, querendo ou não, as pessoas se espelham nos atletas, e se a gente participa, acaba motivando os outros a fazerem o mesmo”, disse Tainá.
A outra ação realizada na arena foi organizada pela Secretaria Municipal de Saúde de Joao Pessoa. Durante todo o fim de semana uma equipe ficará atendendo o público na entrada principal da arena em um estande para a realização de testes rápidos de HIV e sífilis, distribuição de preservativos, além de imunização contra tétano, sarampo e Hepatite B. Roberta Cabral, do departamento de DSTs, HIV e hepatites virais da SMS, coordenou os trabalhos.
“Nós viemos a convite do presidente da Federação Paraibana de Voleibol, e estamos realizando testes rápidos para detecção de HIV e sífilis, e com uma equipe de imunização. É importante para nós fazermos ações em meio a este público, formado por jovens e todos simpatizantes do esporte. Há um crescimento preocupante na taxa de infectados por esses vírus entre jovens e aproveitar um espaço destes é muito importante em nossa campanha de conscientização. E tudo é gratuito”, explicou Roberta.
O presidente da Federação Paraibana de Voleibol, Carlos Fernandes, foi um dos idealizadores da iniciativa. Para o gestor do voleibol paraibano a relação entre o esporte e a saúde é fundamental e precisa ser trabalhada em favor da comunidade.
“Eu digo sempre que o vôlei é amor, é alegria, é solidariedade, e pensando nisso, este ano, nós fizemos uma parceria com o Hemocentro para captação de sangue, e com a Secretaria Municipal de Saúde de João Pessoa para uma campanha de testes de DSTs e imunização de algumas doenças, como o sarampo. É uma iniciativa importantíssima e que agrega muitas coisas ao nosso evento, aos patrocinadores e ao voleibol”, contou Carlos Fernandes.
Dentro de quadra, a competição continua neste sábado (25.01) com as partidas das semifinais, a partir das 16h30 (de Brasília). Um confronto de cada naipe será transmitido ao vivo pelo SporTV 2. As outras duas semifinais serão transmitidas também ao vivo, pela página no Facebook da Confederação Brasileira de Voleibol (CBV) e pelo site www.voleidepraiatv.cbv.com.br.
Às 16h30, Fernanda Berti/Taiana (RJ/CE) enfrenta Talita/Carol Solberg (AL/RJ) pela transmissão na web. Depois, às 18h, é a vez do confronto entre Ana Patrícia/Rebecca (MG/CE) e Josi/Juliana (SC/CE), no SporTV 2. Logo na sequência é a vez das duplas masculinas duelarem por uma vaga na final do torneio. Jogando na arena central, às 19h, no SporTV 2, será a vez de André/George (ES/PB) medir forças com Ricardo/Vitor Felipe (BA/PB) em duelo de paraibanos. Depois, às 20h, jogam Hevaldo/Vinícius (CE/ES) e Arthur/Adrielson (MS/PR) com transmissão novamente pela web no voleidepraiatv.cbv.com.br.
O Banco do Brasil é o patrocinador oficial do voleibol brasileiro