pATROCINADOR OFICIAL

Etapa em Haia, na Holanda, é o próximo desafio das duplas brasileiras

boas lembranças

12 de junho de 2017

Arena montada em Haia para a disputa da etapa

(Divulgação/FIVB)

Da redação, no Rio de Janeiro (RJ) – 12.06.2017

As duplas brasileiras de vôlei de praia já tem um novo desafio pelo Circuito Mundial 2017. De terça-feira (13.06) a domingo (18.06) acontece a etapa três estrelas de Haia, na Holanda, com seis times garantidos na fase de grupos (três em cada naipe). Outros dois times buscam a classificação com a disputa do country-quota e qualificatório.

A parada terá uma novidade interessante, com a utilização de quadras cobertas para a disputa, em um ginásio. Além disso, o Brasil tem grandes lembranças da cidade holandesa. Foi lá que Alison/Bruno Schmmidt e Ágatha/Bárbara Seixas conquistaram o Campeonato Mundial, em 2015, na arena montada no lago Hofvijver, no centro da cidade.

Na oportunidade o país também levou prata e bronze no feminino, com Fernanda Berti/Taiana e Juliana/Maria Elisa, respectivamente, e bronze no masculino, com Evandro/Pedro Solberg.

No naipe masculino, os times garantidos pelo ranking de entradas são Álvaro Filho/Saymon (PB/MS), Evandro/André Stein (RJ/ES) e Pedro Solberg/Guto (RJ), começando a disputa a partir de quinta-feira (15.06). George e Vitor Felipe (PB) estão no qualificatório e entram em quadra um dia antes, buscando uma das oito vagas à fase de grupos em jogos eliminatórios diretos.

No feminino, o Brasil já conta com as inscrições de Larissa/Talita (PA/AL), Ágatha/Duda (PR/SE) e Fernanda Berti/Bárbara Seixas (RJ), que começam a participação na fase de grupos também na quinta-feira. Outros três times brasileiros lutarão pela chance de ser o quarto representante: Elize Maia/Taiana (ES/CE), Maria Elisa/Carol Solberg (PE/RJ) e Josi/Lili (SC/ES) disputam o country-quota entre si nesta terça-feira (13.06). O vencedor disputa na quarta-feira (14.06) o qualificatório, em busca da vaga na fase de grupos.

O torneio terá 32 duplas em cada gênero, 24 classificadas pelo ranking, e outras oito que garantem a vaga na disputa do qualificatório. Os times jogam entre si na chave, com os primeiros avançando direto às oitavas de final, enquanto segundos e terceiros disputam a repescagem. As finais do masculino e feminino ocorrem no domingo.

O Brasil soma nove medalhas em quatro etapas disputadas no tour (veja a lista abaixo) e lidera o ranking feminino: Ágatha/Duda e Larissa/Talita somam 2.120 pontos, com Fernanda/Bárbara Seixas em terceiro, com 1.600 pontos. No naipe masculino, Álvaro Filho e Saymon são os vice-líderes, com 1.700 pontos, 80 a menos que os russos Liamin/Krasilnikov.

Esta é a nona etapa da temporada 2017 do Circuito Mundial, sendo a quarta na categoria três estrelas, que distribui 150 mil dólares em prêmios aos atletas. Neste ano os eventos são elencados de uma a cinco estrelas, de acordo com a importância, pontuação e premiação.

Nos sete torneios realizados em Haia, todos com competição nos dois naipes, o Brasil conquistou nove ouros (três com os homens e seis com as mulheres).

BRASIL NO CIRCUITO MUNDIAL 2017

Etapa Fort Lauderdale (EUA) – 5 estrelas 
Álvaro Filho/Saymon – ouro 
Larissa/Talita – ouro 
Evandro/André Stein – prata 
Ágatha/Duda – prata

Etapa Xiamen (China) – 3 estrelas 
Fernanda Berti/Bárbara Seixas – ouro

Etapa Rio de Janeiro (Brasil) – 4 estrelas 
Alison/Bruno Schmidt – ouro 
Ágatha/Duda – ouro

Etapa Moscou (Rússia) – 3 estrelas 
Larissa/Talita – ouro 
Ágatha/Duda – bronze

O Banco do Brasil é o patrocinador oficial do voleibol brasileiro