Da redação, no Rio de Janeiro (RJ) – 24.03.2015
Medalhista olímpico e campeão mundial, Alison viveu nos últimos meses o que nenhum atleta profissional deseja. Afastado das areias para se recuperar de uma operação no joelho, ‘Mamute’ ainda sofreu com uma apendicite perto da volta, no mês passado, o que aumentou o tempo de espera. Neste final de semana, porém, o jogador estará em quadra fazendo o que mais gosta, disputando a nona e última etapa do Circuito Brasileiro 2014/2015.
A competição ocorre de sexta-feira (27.03) a domingo (29.03), com 32 duplas que entram em ação em Salvador (BA), na arena montada na Praia de Patamares, com entrada franca para a torcida e transmissão dos jogos pelo site da Confederação Brasileira de Voleibol e pelos canais SporTV.
Alison busca tirar pontos positivos da parada forçada, se vê mais forte psicologicamente e conta que aproveitou o tempo para ficar próximo dos familiares e amigos. Agora, porém, o foco está no aprimoramento da forma física e na preparação à temporada que antecede a Olimpíada, com Circuito Mundial e Campeonato Mundial.
‘Foi uma operação no joelho que completa cinco meses agora. Me esforcei para voltar antes, mas tive outro pequeno susto, que foi o apêndice. Tudo isso, porém, faz parte da vida do ser humano, da vida do atleta. Sempre tentamos superar os limites e desafios. Fiquei torcendo pelo Bruno, acompanhando, mas também tentei ter uma vida um pouco normal enquanto aguardava essa recuperação. Estou muito forte mentalmente, isso tudo me fez amadurecer muito como pessoa’, analisa Alison, que completou.
‘Fisicamente ainda não estou 100%, o que é normal, mas todos os dias o trabalho físico e com bola vem melhorando um pouco mais. A comissão técnica toda está focada nesse objetivo da minha melhora. Estou muito feliz de estar fazendo o que amo e quando você está feliz e focado, os limites, os sonhos ficam mais próximos. Acho que temos muitas duplas de qualidade em busca da vaga olímpica, cada um tem sua estratégia, seu segredo, mas acho que nosso time é muito forte e tem condições de buscar os resultados’.
Antes da parada forçada, Alison e Bruno Schmidt vinham tendo bons resultados no torneio nacional. Foram campeões da segunda etapa, em Niterói, além de medalha de bronze no torneio seguinte, em Campinas. Bruno seguiu na disputa com outros parceiros, foi campeão em Porto Alegre (RS) e vice em São José (SC) com Luciano. Atuou também ao lado de André em Jaboatão dos Guararapes. Alison aposta que, apesar de ainda não estar no nível físico dos demais, o entrosamento com o parceiro poderá ajudar no retorno.
‘Essa etapa é muito importante para mim por estar motivado, por estar voltando depois de cinco meses parado. Acho que os outros times estão muito a frente do nosso em relação ao ritmo de jogo, fisicamente, também. Mas também somos uma das duplas que joga a mais tempo juntos, temos um aprendizado do que vivemos no ano passado. Sabemos das dificuldades, das coisas que passei e que o Bruno passou, quando não pude ajuda-lo’, disse Mamute, que destacou a importância do ano visando os Jogos Olímpicos.
‘Vamos juntar nossas forças, nossa união é um fator positivo. É um ano de Copa do Mundo, classificação à Olimpíada, estamos focados nisso. Temos consciência da responsabilidade que é representar o país. Vamos passo a passo, dando tempo ao tempo, pacientes um com outro. Estamos no caminho certo, o mais importante é isso’, destacou o capixaba’.
Além de Alison e Bruno Schmidt (ES/DF), estão inscritos no torneio masculino Pedro Solberg/Evandro (RJ), Ricardo/Emanuel (BA/PR), Álvaro Filho/Vitor Felipe (PB), Luciano/Léo Vieira (ES/DF), Bruno/Hevaldo (AM/CE), Harley/Benjamin (DF/MS), Thiago/Oscar (SC/RJ), Guto/Allison (RJ/SC), Jô/Ícaro (PB), Léo Gomes/Bernat (RJ), Saymon/Márcio Araújo (MS/CE), André/Marcus Borlini (ES), Ramon Gomes/Bernardo Lima (RJ/CE), Márcio Gaudie/Marcus (RJ) e Lipe/Fábio (CE).
Já no torneio feminino as seguintes duplas se inscreveram para a etapa: Talita/Larissa (AL/PA), Maria Clara/Carolina (RJ), Josi/Elize Maia (SC/ES), Ágatha/Bárbara Seixas (PR/RJ), Carolina Horta/Duda (CE/SE), Fernanda Berti/Taiana (RJ/CE), Val/Ângela (RJ/DF), Juliana/Maria Elisa (CE/PE), Fabíola/Thaís (DF/RJ), Lili/Rebecca (ES/CE), Rachel/Michelle (RJ), Andréa Teixeira/Leize (SC), Rafaela/Carolina (PA/RJ), Andrezza/Naiana (AM/CE), Luciana/Érica Freitas (CE/MG) e Mayana/Sandressa (TO/AL).
Na sexta-feira são realizados os jogos da primeira fase. Os primeiros colocados de cada um dos quatro grupos avançam antecipadamente às quartas de final. O sábado conta com a repescagem (disputada apenas entre os segundo e terceiros colocados de cada chave), quartas e semifinais. O domingo é reservado para disputa de bronze e finais dos dois naipes.
CREDENCIAMENTO:
Os profissionais interessados em participar da cobertura da etapa de Salvador deverão realizar o credenciamento enviando nome, RG, e-mail, telefone, função e veículo para o e-mail rrodrigues@volei.org.br. A retirada das credenciais será realizada na sexta-feira (27.03) e no sábado (28.03), na sala de imprensa da própria arena.
Os profissionais deverão apresentar-se com o crachá funcional do veículo pelo qual trabalham ou com uma carta de solicitação de credenciamento em papel timbrado do mesmo, assinado pelo chefe de reportagem ou editor. O jornalista Renan Rodrigues (21 99290-4767) realizará o credenciamento e auxiliará a imprensa.
Importante: Não haverá, sob nenhuma hipótese, retirada de credenciais no DOMINGO (29.03), dia das finais.
ENCONTRO COM A IMPRENSA:
O campeão olímpico e mundial Ricardo e a campeã do Superpraia 2014, em Salvador, Taiana, concederão entrevista coletiva na quinta-feira (26.03), às 15h50, na área VIP da arena localizada na Praia de Patamares.
SERVIÇO – CBBVP OPEN
Data: 27 a 29/03
Horário: Sexta e sábado a partir das 9h, domingo a partir das 9h30 (de Brasília)
Local: Praia de Patamares, Avenida Otávio Mangabeira, altura do número 9311
Entrada gratuita