Estudo sobre competências de treinadores do vôlei de praia é tema da Academia do Vôlei

encontro virtual

1 de julho de 2020

Ivomary Ramos durante a apresentação do trabalho

(Divulgação/CBV)

Do Rio de Janeiro (RJ) – 01.07.2020

A Academia do Vôlei contou com mais uma apresentação enriquecedora para profissionais de todo Brasil na noite desta quarta-feira (01.07), em iniciativa da Confederação Brasileira de Voleibol (CBV) durante a pandemia da COVID-19. O tema do encontro virtual foi um estudo que traça um panorama dos treinadores de vôlei de praia do país e as competências e capacidades que eles julgam mais importantes na profissão.

A apresentação foi realizada por Ana Rita Divino, Oliveira Neto, Ivomary Ramos e Márcio Mário Artur de Oliveira, todos profissionais da modalidade. O estudo surgiu como projeto de conclusão de curso da Academia Nacional de Treinadores, do Comitê Olímpico do Brasil (COB). Foram coletados dados com 85 profissionais das categorias de base e adulta com no mínimo um ano de prática competitiva, que responderam um questionário.

“O estudo foi importante no sentido de identificar os conhecimentos e competências mais valorizados pelos treinadores. Esse estudo amplo fornece dados e apoia a elaboração de projetos pedagógicos do sistema de certificação de treinadores esportivos. Possibilita apresentar nortes para a evolução na capacitação dos profissionais”, disse Ivomary.

O questionário apontou a idade média de 41,6 anos aos profissionais, com 86,7% deles tendo realizado os cursos preparatórios da CBV e 83% sendo ex-atletas. Eles avaliaram a importância das capacidades e conhecimentos apresentados om uma nota de um a cinco. O preparador físico Oliveira Neto apresentou a análise dos resultados obtidos.

“Para nossa surpresa, todos os pontos de capacidade e conhecimento apresentados foram apontados como de grande importância, o que nos deixou felizes. A capacidade de orientação de treino se destacou com as notas mais altas, de maior importância. E a liderança e formação de treinadores, que engloba competências mais administrativas, recebeu as menores notas, mas ainda assim destacadas como importantes”, disse Oliveira Neto.

A palestra virtual envolveu 90 profissionais do voleibol de todo o país, que participaram do encontro por meio de convites feitos pelas respectivas federações estaduais. Na parte final, foram respondidas perguntas dos participantes sobre os pontos abordados. O presidente da Comissão Nacional de Treinadores (Conat), Carlos Rios, destacou a importância do projeto Academia do Vôlei para incentivar cada vez mais a produção acadêmica na modalidade.

“Fico muito feliz e agradecido por termos a possibilidade de tocar em frente um projeto tão ambicioso, mas de suma importância ao desenvolvimento do vôlei. Estamos investindo em desenvolvimento humano, a CBV está muito focada nesta área. E tenho certeza de que está acertando no alvo. A produção de conhecimento é importante, vamos buscar ser primeiros colocados do mundo também na publicação de artigos e estudos. Vamos explora ao máximo esses grandes estudiosos”, disse Carlos Rio.

A ‘Academia do Voleibol’ já proporcionou outras quatorze reuniões virtuais com temas variados sobre vôlei de praia, vôlei de quadra e Comissão Nacional de Treinadores (Conat). O conteúdo posteriormente também fica disponibilizado no YouTube da CBV. Confira abaixo a lista de apresentações e acesse o link acima para assistir.

Confira abaixo as palestras já realizadas:

"Gestão e preparação de equipe”, com o técnico da seleção brasileira masculina, Renan.

"Detecção de talentos e iniciação da modalidade", com o técnico da seleção de base masculina de vôlei de praia Robson Xavier.

“Paixão e estratégias de coping de atletas da modalidade no contexto nacional”, com Nayara Fernandes, doutoranda de Educação Física UEM/UEL, Lucas Palermo, auxiliar técnico do time Ágatha/Duda, Fernando Mari, preparador físico da AMVP, de Maringá (PR), e Robson Xavier, técnico das duplas da AMVP.

"Desafios da nova geração", com o técnico da seleção brasileira feminina, José Roberto Guimarães.

"Preparação física em todos os níveis de treinamento", com o preparador físico medalhista olímpico Oliveira Neto.

"Sistemas de ataque 5:1", com os professores Carlos Henrique Ribeiro Moreira, Fabiano Girotto Assis e Fernando Mendes Rabelo.

"Planejamento e preparação técnica da seleção sub-21", com o técnico Giovane Gávio.

"A importância do esporte na escola", com o gerente executivo de desenvolvimento esportivo do COB, Kenji Sato.

"Instituicionalização do vôlei de praia", com os treinadores Giuliano Sucupira, Leopoldo Sindice, Leandro Garrot e Joanildo Costa Júnior.

"Análise e desafios, propostas para a base", com o técnico Hairton Cabral.

“Gestão e preparação de equipes durante um ciclo olímpico”, com o técnico Leandro Brachola, campeão da Rio-2016 com Alison/Bruno Schmidt, e classificado para Tóquio-2021 com Alison/Álvaro Filho.

“O papel de cada jogador e a individualização da recepção”, com apresentação e debate de artigo apresentado no nível IV pelos treinadores Ricardo Royes dos Santos Moura, Marcus Antônio Bichini Junior e Robson Luiz Rodrigues.

“Necessidades técnicas na seleção de base”, com Fabiano Ribeiro, o Magoo, técnico da seleção brasileira sub-19 masculina.

"Transformando sonhos em vitórias", com os atletas de vôlei de praia Alison e Ágatha.

O Banco do Brasil é o patrocinador oficial do voleibol brasileiro