pATROCINADOR OFICIAL

Estatísticas apontam atuais destaques da Superliga masculina

Números

22 de dezembro de 2014

O ano de 2014 está encerrado para a Superliga masculina de vôlei 14/15 e alguns nomes terminam essa parte da competição como destaques. A classificação geral aponta o Sada Cruzeiro (MG) na liderança, com 36 pontos, o Taubaté/Funvic (SP) em segundo, com 33, o Brasil Kirin (SP) na terceira posição, com 31, o Minas T.C (MG) tem 24 pontos e, na sua cola, o Sesi-SP fecha a lista dos cinco primeiros, com 24. E são justamente destes times que saem alguns dos destaques até o momento.

Líder da competição até a segunda rodada do returno da Superliga, o time cruzeirense tem três representantes na liderança das estatísticas: o levantador William e o líbero Serginho são, até agora, os melhores em cada uma das suas posições, e o oposto Wallace está em primeiro no ataque. A equipe de Taubaté conta com o ponteiro Lipe em primeiro lugar na lista dos melhores sacadores.

O Minas, quarto colocado, tem o melhor jogador de recepção, o ponteiro Bruno Canuto, e o maior pontuação até este momento, o oposto cubano Escobar. E o Sesi-SP aparece com o ponteiro Lucarelli com o melhor desempenho no ataque e o central Riad, no bloqueio.

A curiosidade desses números fica por conta do empate entre Wallace e Lucarelli na estatística de ataque. Companheiros de seleção brasileira, por onde conquistaram duas medalhas de prata neste ano de 2014 na Liga Mundial e no Campeonato Mundial, os dois jovens destaques do vôlei brasileiro têm exatamente a mesma porcentagem de eficiência neste fundamento: 40.94%.

O ponteiro Lucarelli sabe que o Sesi-SP, hoje quinto colocado e vice-campeão da edição passada, pode estar em uma posição melhor na tabela e garante que todo o grupo está disposto a isso.

“É bacana aparecer nas estatísticas, mas, mesmo que pareça cliché, o mais importante é ajudar a equipe. Mas, neste momento, quando ainda estamos no início do segundo turno, o objetivo é conseguir vitórias já no começo do próximo ano para melhorar na classificação. Nosso time tem potencial para isso e estamos todos muito confiantes em melhores resultados daqui para frente”, garantiu Lucarelli.

O oposto Wallace, do Sada Cruzeiro, segue a mesma linha de raciocínio do companheiro na seleção e adversário na Superliga.

“Não me ligo muito nas estatísticas, já que o mais importante é o desempenho do grupo inteiro. Só assim estamos conseguindo manter a liderança na Superliga, mesmo em meio a tanto equilíbrio. Não existe um único favorito e nós estamos trabalhando jogo a jogo. Encerramos o ano em primeiro lugar e isso faz com que três jogadores se destaquem nos números, mas a meta é, sem dúvida, sempre buscar boas atuações no coletivo”, afirmou Wallace.

A Superliga masculina de vôlei 14/15 volta a ação no dia 6 de janeiro, com o confronto entre Sesi-SP e Taubaté/Funvic (SP), às 21h30, com transmissão ao vivo do SporTV, em jogo que abrirá a terceira rodada do returno.

Destaques nas estatísticas:

Melhor ataque – Lucarelli (Sesi-SP)
Melhor bloqueio – Riad (Sesi-SP)
Melhor saque – Lipe (Taubaté/Funvic)
Melhor defesa – Serginho (Sada Cruzeiro)
Melhor levantamento – William (Sada Cruzeiro)
Melhor recepção – Bruno Canuto (Minas T.C.)
Maior pontuador – Escobar (Minas T.C.)

O Banco do Brasil é o patrocinador oficial do vôlei brasileiro