Equipes disputam melhores colocações no campeonato

A luta continua

10 de abril de 2015

De Saquarema (RJ), Josi Schmidt – 10.04.2015

 

O primeiro confronto desta sexta-feira (10.04), no Centro de Desenvolvimento do Voleibol (CDV), em Saquarema (RJ), definiu a classificação do 9º lugar no Campeonato Brasileiro de Seleções (CBS) juvenil feminino – Sub 17 – da primeira divisão, realizado pela Confederação Brasileira de Voleibol (CBV). Em seguida, as seleções que perderam nas quartas de final jogaram em busca de uma melhor colocação no Campeonato.

 

Na decisão de 9º lugar a seleção do Rio Grande do Norte venceu Pernambuco por 3 sets a 1 (13/25, 25/21, 25/21 e 25/18). As duas equipes foram rebaixadas para a 1ª divisão em 2016, quando o CBS volta a ser disputado em três níveis (Especial, 1ª e 2ª divisões), cada um com oito seleções estaduais.

 

Nos primeiros confrontos da disputa de 5º a 8º lugares as seleções de Santa Catarina e Minas Gerais venceram e fazem o próximo jogo lutando por uma melhor classificação no Campeonato.

 

No jogo contra a seleção do Distrito Federal as catarinenses saíram perdendo, mas viraram o jogo e venceram a partida em 3 sets a 1 (24/26, 25/18, 25/17 e 25/10).

 

O técnico catarinense, Marcelo Garim, comentou sobre a desclassificação da equipe após perder para as gaúchas nas quartas de final. “Foi um tropeço muito grande. A equipe sinalizava que chegaria entre as quatro, porém, as meninas estavam muito ansiosas ontem tentando manter a colocação do ano passado. Talvez isso tenha se refletido em quadra, pois as estratégias não funcionaram, mas não podemos tirar o mérito do Rio Grande do Sul.”

 

A seleção mineira que até então era uma das favoritas ao título, venceu a equipe de Alagoas por 3 sets a 1 (25/18, 19/25, 25/16 e 25/18).

 

O técnico mineiro, Marcelo Bencardino, lamentou a desclassificação de Minas pela equipe de São Paulo nas quartas, mas acredita que a equipe tenha provado que tinha tudo para chegar a final se não fosse o desfalque da oposta Ana Patrícia após uma contusão no tornozelo durante o terceiro set, quando a equipe vencia a partida por 2 sets a 0. “Foi um acidente de percurso, passível de acontecer, mas que com certeza desestabilizou as atletas que perderam o prumo após a saída da Ana que é a referência do time. Contudo, agora temos que pensar no jogo de amanhã contra Santa Catarina que certamente será outra incógnita.”

A briga pela quinta colocação colocará a equipe vencedora no grupo, teoricamente, mais fácil da divisão Especial em 2016. O Grupo A terá o campeão, além do 4º, 5º e 8º colocado. No Grupo B, 2º, 3º, 6º e 7º fazem, na teoria, jogos mais equilibrados. Por isso, a luta pelo quinto lugar é um ingrediente a mais nos jogos decisivos deste sábado (10.04).

O Campeonato Brasileiro de Seleções tem todos os jogos transmitidos pela CBVTV. Para acompanhar as partidas acesse a página do CBS: cbs.cbv.com.br