O voleibol entrou em cena cedo nesta quinta-feira (18.12). Na abertura da décima segunda rodada do turno da Superliga feminina 14/15, o Uniara/Afav (SP) recebeu o São Bernardo Vôlei (SP), no ginásio Gigantão, em Araraquara (SP), com transmissão do SporTV. Quem se deu bem foi a equipe visitante que conseguiu a terceira vitória na competição, desta vez, 3 sets a 1 (28/26, 22/25, 26/24 e 25/19), em 2h32 de partida.
Com o resultado, a equipe do ABC paulista subiu para a décima posição, com nove pontos, um a mais que o Uniara/Afav, que caiu para o décimo primeiro lugar. A vitória do São Bernardo Vôlei foi, em grande parte, por mérito das duas ponteiras do time. Mari Helen, que marcou 23 vezes e foi a maior pontuadora do jogo, e Ciça, que fez 22 pontos e levou o Troféu VivaVôlei de melhor em quadra.
“É bom demais ganhar. Hoje, após o jogo, falei que jogamos em equipe, por isso o VivaVôlei é para todas nós. Esta é uma vitória importante que nos coloca na décima colocação. Chegamos perto do nosso objetivo, mas precisamos melhorar muito ainda”, comentou Ciça.
O São Bernardo Vôlei encerrou a participação no turno, pois folgará na décima terceira rodada, e só retornará às quadras em 2015. No dia 05 de janeiro o time do ABC paulista abre a primeira jornada do returno em um confronto contra o Brasília Vôlei (DF), no Adib Moysés Dib, em São Bernardo do Campo (SP), às 21h. O Uniara/Afav ainda tem mais um compromisso neste ano justamente contra o time da capital federal, na próxima segunda-feira (22.12), às 20h, no Sesi Taguatinga, em Brasília (DF).
O jogo
Ju Odilon abriu o placar para as donas da casa no set inicial. Com um ace, Ciça deixou a equipe do São Bernardo com a vantagem em 3/1. Mari Helen aproveitou o contra-ataque e ampliou para 6/1. Edneia, na china, respondeu para o Uniara/Afav, diminuindo a diferença para 6/3. Ju Maranhão explorou o bloqueio e deixou as mandantes mais perto no placar, 9/7. Wime deixou as visitantes novamente com quatro pontos na frente, 14/10. O ataque de Mari Helen pela entrada determinou o tempo técnico com o São Bernardo na liderança, 16/11. Com o erro de ataque da central Sol, a equipe do ABC paulista se aproximou da reta final do set, 18/13. Depois de um bom rali, Ciça arrematou explorando o bloqueio e fez 21/15 para o São Bernardo. A equipe de Araraquara acordou e, com o erro de ataque de Ciça, empatou em 22/22. Daí em diante, os dois lados se alternaram e tiveram a oportunidade de encerrar o set, até que Mari Helen, na entrada, deu números finais a favor para as visitantes, 28/26.
O São Bernardo voltou para o jogo com a mesma disposição da parcial anterior e logo abriu 3/0. O Uniara/Afav acordou e com o ataque do fundo de Helô, chegou ao empate em 5/5. No erro de ataque de Vivi Goes, as donas da casa fizeram 8/7. Erro no levantamento de Sabrina aumentou a diferença a favor do Uniara/Afav, 12/10. Após o bom saque de Helô, as donas da casa chegaram ao tempo técnico com três pontos de vantagem, 16/13.O São Bernardo estacionou na partida, e com um erro de combinação entre Maiara e Vivi Goes, o time de Araraquara chegou a 19/13. Depois de um bom rali, Ju Maranhão empurrou a bola no fundo da quadra adversária e marcou 23/17 para o Uniara/Afav. E, com o ataque pela entrada de Fê Tomé, o time da casa encerrou o set em 25/22 e empatou a partida.
A terceira parcial começou com o ponto de ataque de Helo a favor do time do interior paulista. O São Bernardo logo assumiu a ponta, e, com uma bola rápida de Mari Helen pela entrada, abriu 6/3. Ju Maranhão explorou o bloqueio adversário e reduziu a diferença para 10/7. Na largadinha de Angélica, o Uniara/Afav encostou, 12/11. As visitantes voltaram a deslanchar no marcador após o erro de ataque de Angélica, 16/13. Ciça confirmou o ataque na diagonal e fez 18/16 para o São Bernardo. Mari Helen, pela entrada, deixou as visitantes mais perto do fim do set, 21/18. A equipe de Araraquara reagiu, e, com o bom saque de Edneia, empatou em 24/24. Mas com o bloqueio de Laisa no ataque de Ju Maranhão, o São Bernardo fechou em 26/24.
O quarto set começou com um rali de 38 segundos finalizado com o bloqueio de Ciça abrindo o marcador para o São Bernardo. Mari Helen marcou 5/2 para as visitantes com um ataque na paralela pela entrada. O time do ABC paulista dominou as ações na sequência do set e abriu 13/8. Erro de ataque de Ciça trouxe as donas da casa de volta ao jogo com a diferença diminuindo para apenas dois pontos, 14/12. O São Bernardo voltou a impor o ritmo e com o bom saque da oposto Wime, esticou a vantagem, 16/12. Ciça aproveitou o contra-ataque e fez 19/14 a favor das visitantes. Mais uma vez Ciça explorou o bloqueio e deixou o São Bernardo perto da vitória, 21/18. Laisa, com um bloqueio, confirmou o triunfo do time do ABC paulista em 25/19.
EQUIPES
UNIARA/AFAV: Helô, Ana, Ju Maranhão, Ju Odilon, Sol e Ednéia. Líbero – Andressa
Entraram: Dau, Angélica, Fê Tomé, Glauciele
Técnica: Sandra Mara Leão
SÃO BERNARDO VÔLEI: Wime, Sabrina, Ciça, Mari Helen, Vivi Goes e Laísa. Líbero – Teny.
Entraram: Dalila, Paula, Maiara, Arianne
Técnico: Flávio Aniceto
SUPERLIGA FEMININA 14/15
DÉCIMA SEGUNDA RODADA DO TURNO
18.12 (QUINTA-FEIRA) Uniara/Afav (SP) 1×3 São Bernardo Vôlei (SP) (26/28, 25/22, 24/26 e 19/25)
LOCAL/HORÁRIO: Gigantão, em Araraquara (SP), às 15h30
TRANSMISSÃO: SporTV
TEMPO DE JOGO: 2h32
MAIOR PONTUADORA: Mari Helen (São Bernardo Vôlei), com 23 pontos.
TROFÉU VIVAVÔLEI: Ciça (São Bernardo Vôlei)
18.12 (QUINTA-FEIRA) Rio do Sul/Equibrasil (SC) x São Cristóvão Saúde/São Caetano (SP)
LOCAL/HORÁRIO: Artenir Werner, em Rio do Sul (SC), às 21h
TRANSMISSÃO: SporTV
19.12 (SEXTA-FEIRA) São José dos Campos (SP) x Dentil/Praia Clube (MG)
LOCAL/HORÁRIO: Ginásio dos Empregados da Petrobrás, em São José dos Campos (SP), ás 19h30
19.12 (SEXTA-FEIRA) Maranhão/Cemar (MA) x E.C. Pinheiros (SP)
LOCAL/HORÁRIO: Castelinho, em São Luís (MA), às 20h15 (Horário local)
19.12 (SEXTA-FEIRA) Camponesa/Minas (MG) x Brasília Vôlei (DF)
LOCAL/HORÁRIO: Arena Minas, em Belo Horizonte (MG), às 21h
19.12 (SEXTA-FEIRA) Rexona-Ades (RJ) x Molico/Nestlé (SP)
LOCAL/HORÁRIO: Tijuca Tênis Clube, em Rio de Janeiro (RJ), às 21h30
TRANSMISSÃO: SporTV