pATROCINADOR OFICIAL

Em casa, seleção feminina sub-19 disputa Sul-Americano de olho na classificação para o Mundial

Com quatro meses de treinamentos focados na competição, equipe comandada pelo técnico Guilherme Schmitz busca o 17º título

27 de agosto de 2024

Guilherme Schmitz comanda treino da seleção feminina sub-19

(Divulgação CBV)

O futuro do voleibol brasileiro entra em quadra a partir desta quarta-feira (28.9), quando a seleção feminina sub-19 encara a Venezuela, às 17h30, na estreia do Campeonato Sul-Americano, em Araguari (MG). Além do título, estarão em disputa ainda três vagas para o Mundial da categoria em 2025. Para montar a equipe que vai em busca do 17º na competição foram quatro meses de trabalho intenso que teve como base o Centro de Desenvolvimento do Voleibol Enel, em Saquarema (RJ).

“Iniciamos em abril este processo com um laboratório que durou duas semanas, onde observamos de perto 40 atletas. E dessas selecionamos 22 para seguirmos nosso processo de preparação, que contou também com jogos treinos com equipes nacionais e internacionais”, explica Guilherme Schmitz, técnico da equipe sub-19 do Brasil.

A preparação para o Sul-Americano é parte de um processo que vai muito além da temporada. As atletas são desenvolvidas para chegarem à seleção adulta, e para que isso aconteça a Confederação Brasileira de Voleibol promove uma integração entre as equipes de base e a principal.

“Em nosso trabalho temos uma palavra que se destaca, o alinhamento. A seleção sub-19 está alinhada com a sub-21, que por sua vez está alinhada com a equipe adulta. E antes delas a sub-17. Trabalhamos que a atleta chegue na equipe principal em seu melhor nível”, completa Guilherme.

Assim como acontece com a equipe sub-17, que é a porta de entrada para a seleção feminina, o time sub-19 conta com acompanhamento de uma equipe multidisciplinar que vai desde aulas de reforço escolar, passando por atendimento psicológico e avaliações com nutricionistas.

No Sul-Americano sub-19 feminino serão sete equipes divididas em dois grupos. O grupo A, terá Brasil, Venezuela e Peru. Enquanto no grupo B estão Argentina, Chile, Colômbia e Paraguai. Na primeira fase os times jogam entre si dentro dos grupos e os dois melhores passam para as semifinais.

A equipe brasileira em Araguari para a disputa do Sul-Americano sub-19 tem as levantadoras Luanna Markus e Sophia Bom; as opostas Luize Tavares e Maria Júlia Hildebrand; as ponteiras Giovanna Micaelli, Isabela Vieita, Lorena Rezende e Mikaela Hestmann; as centrais Giovana Pires, Lara Gabriele e Morgana Uberbacker; e as líberos Alyce Vasconcelos e Júlia Fernandes.

Na comissão técnica, além do técnico Guilerme Schmitz, estão os assistentes técnicos Luiza Scher, Marcelo Freitas e Vinícius Gomes, o supervisor José Caetano Rocha, o médico Marcos Vinícius da Silva, os estatísticos Aguinaldo dos Santos e Rafael Rodriguez, a fisioterapeuta Mariana Rezende e o preparador físico Roberto Rodrigues.

Sul-Americano sub-19 feminino

Primeira fase – grupo A

28.8 (QUARTA-FEIRA) – Brasil x Venezuela, às 17h30
29.8 (QUINTA-FEIRA) – Brasil x Peru, às 15h

O Banco do Brasil é o patrocinador oficial do voleibol brasileiro