pATROCINADOR OFICIAL

Elize Maia/Taiana e Pedro Solberg/Guto vencem e vão à fase de grupos na Croácia

qualificatório

27 de junho de 2017

Elize Maia (dir) disputa bola na rede contra jogadora francesa

(Divulgação/FIVB)

Da redação, no Rio de Janeiro (RJ) – 27.06.2017

Duas vitórias e mais dois times brasileiros garantidos na fase de grupos. O Major Series de Porec, na Croácia, começou com bons resultados para o país nesta terça-feira (27.06), com a disputa do qualificatório. Elize Maia/Taiana (ES/CE) e Pedro Solberg/Guto (RJ) venceram seus confrontos e avançaram no torneio cinco estrelas do Circuito Mundial 2017.

O sorteio das chaves acontece na noite desta terça-feira, com a fase de grupos tendo início na quarta-feira (28.06), tanto no naipe feminino, quanto no naipe masculino. As finais da etapa da Croácia terão transmissão ao vivo do SporTV no final de semana.

Elize Maia e Taiana (ES/CE), que na última segunda-feira passaram pelo country-quota (cota do país), venceram nesta terça as francesas Jupiter e Lusson por 2 sets a 0 (21/17, 21/19), em 39 minutos, conquistando vaga na fase de grupos. Elas se juntam a Larissa/Talita (PA/AL), Ágatha/Duda (PR/SE), Fernanda Berti/Bárbara Seixas (RJ) e Josi/Lili (SC/ES), que já estavam garantidas pelo ranking de entradas ou convite.

Pedro Solberg e Guto (RJ), que também tiveram a disputa do country-quota na última segunda-feira, encararam Jefferson Santos e Cherif Younousse, do Qatar. A dupla brasileira venceu por 2 sets a 1 (22/20, 19/21, 15/12), em uma hora de partida. Eles se juntam a Álvaro Filho/Saymon (PB/MS), Alison/Bruno Schmidt (ES/DF) e Evandro/André Stein (RJ/ES), classificados pelo ranking de entradas.

O Brasil é o maior vencedor em torneios do Circuito Mundial disputados na Croácia, com quatro ouros em seis eventos disputados. No ano passado, Alison e Bruno Schmidt foram ao lugar mais alto do pódio. Ao todo a parada distribui 600 mil dólares em premiações.

O torneio conta com 32 duplas em cada gênero, divididas em oito grupos. Os times jogam entre si na chave, com os primeiros avançando direto às oitavas de final, enquanto segundos e terceiros disputam a repescagem. A final do torneio feminino ocorre no sábado, e a do torneio masculino, no domingo, ambos com transmissão.

A nova organização das competições do Circuito Mundial pela Federação Internacional de Voleibol (FIVB) classifica as etapas em categorias de uma a cinco estrelas. O Major Series de Porec é o segundo de três da categoria cinco estrelas que serão realizados nesta temporada, valendo 1200 pontos para a dupla campeã.

O Banco do Brasil é o patrocinador oficial do voleibol brasileiro