Elize Maia e Thâmela conquistaram a medalha de ouro na quinta etapa da temporada 21/22 do Circuito Sul-Americano de vôlei de praia, disputada em Mollendo, no Peru. No torneio masculino, Vitor Felipe e Renato ganharam a prata. As brasileiras venceram as cinco partidas que disputaram, perdendo apenas um set, na final. A medalha de ouro veio no tie-break contra as argentinas Gallay e Pereyra: 22/20, 19/21 e 15/10. Esta foi a segunda medalha de Elize e Thâmela nesta temporada do Circuito Sul-Americano. Em março de 2021, elas levaram o bronze na primeira etapa, em Santiago, no Chile.
“Ano passado jogamos a etapa no Chile e ficamos com o bronze, então a gente queria muito esse título no Peru. Antes da final, vencemos todos os jogos por 2 a 0, e na decisão superamos por 2 a 1 as argentinas, um time experiente que esteve nos Jogos Olímpicos de Tóquio. Esse título, além de ser especial por ser nosso primeiro no Circuito Sul-Americano jogando juntas, nos traz confiança para os desafios desse ano”, destacou Elize Maia.
“Eu estou muito feliz, pelo título e por tudo que fizemos nesse campeonato. Sabemos o quanto o trabalho diário tem que ser valorizado. É um título muito especial por ser meu primeiro Sul-Americano no adulto. Estou muito feliz e empolgada para os próximos desafios”, comemorou Thâmela, de 21 anos.
Na final masculina, em mais um duelo Brasil x Argentina, Vitor Felipe e Renato acabaram superados pelos irmãos Tomás e Nicolás Capogrosso por 2 sets a 1, parciais de 21/16, 22/24 e 10/15.
No Circuito Sul-Americano, as duplas somam pontos para o país, e o Brasil segue na liderança do ranking nos dois gêneros, com cinco ouros, uma prata e dois bronzes em cinco etapas disputadas.
Além do terceiro lugar de Elize e Thâmela, a primeira etapa da temporada teve ouro de George e André Stein. Na segunda, mais um ouro para o Brasil, com Adrielson/Arthur Mariano, em San Juan (ARG). Em Montevidéu (URU), na terceira etapa, foi a vez de Ângela e Neide conquistarem o primeiro lugar. Tainá/Victoria ganharam o título na quarta etapa, em Viña del Mar, no Chile, com Bruno Schmidt/Saymon levando o bronze.
A sexta etapa está prevista para Cochabamba, na Bolívia, entre os dias 11 e 13. O torneio final, que reúne os melhores países da temporada, está marcado para Uberlândia (MG), de 13 a 15 de maio.
O Banco do Brasil é o patrocinador oficial do voleibol brasileiro