Em Uberlândia (MG) – 28.10.2016
Os atletas que representaram o Brasil nos Jogos Olímpicos de 2016 avançaram antecipadamente às quartas de final na etapa de Uberlândia (MG), com jogos da fase de grupos nesta sexta-feira (28.10). Além de Alison/Bruno Schmidt (ES/DF) e Pedro Solberg/Evandro (RJ), Ricardo/André Stein (BA/ES) e Álvaro Filho/Saymon (PB/MS) também terminaram o dia invictos na arena montada no Parque do Sabiá.
As partidas continuam neste sábado, a partir das 10h, com entrada franca à torcida e transmissão dos jogos ao vivo na fanpage da Confederação Brasileira de Voleibol (CBV). O dia começa com a disputa da repescagem, onde oito times duelam pelas últimas quatro vagas nas quartas de final. Ainda no sábado ocorrem também as quartas e semifinais.
Os confrontos da repescagem em Uberlândia terão Luciano/Bruno de Paula (ES/AM) contra Guto/Benjamin (RJ/MS); Oscar/Hevaldo (RJ/CE) enfrentando Márcio Gaudie/Vinícius (RJ); Jô/Vitor Felipe (PB) jogando contra Vinícius/Marcus Borlini (ES); e Léo Gomes/Ferramenta (RJ) contra Averaldo/Léo Vieira (TO/DF).
Evandro analisou o bom início da dupla na cidade mineira, lembrando que a dupla está em final de temporada, superando um período em que o cansaço é maior.
‘Estamos próximos do final da temporada, estamos bastante cansados, ainda mais em um ano de preparação olímpica. Então buscamos jogar de maneira simples, reduzindo os erros, evitando ceder pontos aos adversários. Felizmente meu saque entrou bem no segundo jogo, utilizamos bem nossos pontos fortes’, disse Evandro, que completou.
‘Sabemos que cada jogo vai ficando mais difícil e que teremos que elevar o ritmo a cada fase. Garantir a vaga às quartas de final é bom para pouparmos um pouco de energia, evitando a repescagem. O importante é que estamos preparados para a próxima fase, seja quem for o adversário’, disse o carioca.
Alison também comentou as duas vitórias. O campeão olímpico no Rio elogiou o nível técnico do torneio e comemorou o nível de concentração apresentado.
‘Fizemos uma boa chave. Passamos em primeiro do grupo e o mais importante é manter esse foco, essa cabeça e essa tranquilidade. Chamar a torcida porque nessa época do ano, mostrar serviço é o que faz a diferença. Não tem jogo fácil. O Brasil tem os melhores jogadores do mundo e cada jogo é uma final’, disse Alison.
Quatro duplas foram eliminadas já nesta sexta-feira, após terem perdido dois jogos seguidos na fase de grupos. São elas Thiago/George (SC/PB), Daniel Lazzari/Anderson Melo (SC/RJ), Harley/Fábio Guerra (DF/RJ) e Allison Francioni/Rodrigo Bernat (SC/RJ).
Cada dupla campeã de uma etapa do Open soma 400 pontos no ranking da temporada, além de levar para casa um prêmio de R$ 45 mil. Todas as equipes são premiadas, e somando os dois naipes, o torneio distribui mais de R$ 420 mil aos atletas.
O Circuito Brasileiro 2016/2017 é composto por nove etapas, cinco delas que ocorrem até o final deste ano, enquanto outras quatro serão realizadas em 2017, com cidades a definir. Além de Campo Grande (MS), Brasília (DF) e Uberlândia (MG), as próximas paradas acontecem em Curitiba (PR) e São José (SC).
O Banco do Brasil é o patrocinador oficial do voleibol brasileiro