pATROCINADOR OFICIAL

Duplas femininas do Brasil começam com três vitórias em cinco jogos nos EUA

Fort Lauderdale

8 de fevereiro de 2017

Lili durante partida da fase de grupos

(Divulgação/FIVB)

Da redação, no Rio de Janeiro (RJ) – 08.02.2017

Os times femininos brasileiros largaram com três vitórias em cinco jogos na estreia do Major Series de Fort Lauderdale, nos Estados Unidos, nesta quarta-feira (08.02). Ágatha/Duda (PR/SE), Fernanda Berti/Bárbara Seixas (RJ) e Josi/Lili (SC/ES) venceram seus duelos, enquanto Larissa/Talita (PA/AL) e Elize Maia/Taiana (ES/CE) foram superadas, mas seguem com totais chances de classificação no complemento da primeira fase, nesta quinta-feira (09.02).

Embaladas pela conquista do ‘Gigantes da Praia’ no último domingo, no Parque Olímpico da Barra, Rio de Janeiro, Ágatha e Duda venceram o primeiro duelo internacional do novo time. Vitória por 2 sets a 0 (21/16, 21/10) sobre as norte-americanas Hochevar e Day. A paranaense medalhista olímpica e a sergipana volta à quadra nesta quinta (09.02) para enfrentar as alemãs Bieneck/Schneider e as holandesas van Gestel/Meppelink pelo grupo E.

Quem também começou bem a campanha foi a medalhista olímpica Bárbara Seixas (RJ). Ao lado de Fernanda Berti ela superou as finlandesas Lahti e Parkkiken por 2 sets a 0 (21/11, 21/15) e saiu na frente do grupo A. Fernanda Berti fez uma análise do resultado positivo.

"Conseguimos impor nosso ritmo desde o começo, foi uma vitória importante para ganharmos confiança. A Bárbara me ajudou muito e conseguimos ajustar bem o posicionamento de defesa. Vamos estudar bastante as próximas adversárias, seguir um passo de cada vez. O torneio está muito bonito e organizado, vamos manter o foco até o final", disse.

Josi e Lili, que assim como Fernanda e Bárbara avançaram do qualificatório, também começaram com vitória nos EUA. Elas superaram as italianas Martha Menegatti e Rebecca Perry por 2 sets a 0 (21/14, 21/11) e assumiram a liderança da chave C. Os próximos desafios da catarinense e da capixaba serão as alemãs Laboureur/Sude e as norte-americanas Kelly Claes e Kelly Reeves, ambos nesta quinta-feira.

Larissa e Talita (PA/AL), quartas colocadas nos Jogos Olímpicos do Rio, começaram com um pequeno tropeço no grupo B. Vitória das holandesas Joy Stubbe e Jolien Sinnema no tie-break, por 2 sets a 1 (18/21, 21/18, 12/15). A dupla bicampeã brasileira volta às areias contra as australianas Bawden e Laird, e contra as norte-americanas Fendrick/Hughes. Larissa analisou o resultado da estreia e demonstrou confiança na recuperação.

"A dupla holandesa jogou muito bem, sacou muito bem. Talita e eu cometemos muitos erros e isso atrapalhou, mas amanhã é um novo dia. Está cedo, a temporada acabou de começar. Tivemos dois meses de férias e voltamos aos treinos há cerca de um mês, então é natural (a dificuldade). Vamos tentar melhorar para amanhã fazermos melhores jogos", disse Larissa.

Quem também largou com revés foi a parceria formada por Elize Maia e Taiana (ES/CE), que perdeu no tie-break para as russas Birlova e Makroguzova: 21/17, 17/21, 18/20, em um jogo muito equilibrado. A parceria brasileira volta para mais dois jogos nesta quinta: contra as argentinas Ana Gallay/Georgina Klug e alemãs Borger/Meg Kozuch.

A temporada 2017 do Circuito Mundial é a trigésima primeira nas competições masculinas e vigésima quinta no gênero feminino. Os eventos da categoria Major dão, aproximadamente, R$ 1,8 milhão em prêmios somando os dois naipes. As duplas campeãs somam 1200 pontos no ranking que define os campeões da temporada. 

Fort Lauderdale, que fica no estado da Flórida, recebe uma etapa do Circuito Mundial pela segunda vez na história. Em 2015 a cidade litorânea foi sede do World Tour Finals – etapa que encerra o calendário com os melhores do ano – quando Alison/Bruno Schmidt e Larissa/Talita subiram no lugar mais alto do pódio.

O Banco do Brasil é o patrocinador oficial do voleibol brasileiro