pATROCINADOR OFICIAL

Duplas brasileiras no naipe feminino largam liderando grupos em Nova Viçosa

pé direito

19 de janeiro de 2018

Disputa acontece em Nova Viçosa, litoral sul da Bahia

(Divulgação)

Da redação – 19.01.2018

O Brasil largou dominando a primeira etapa da temporada 2018 do Circuito Sul-Americano de vôlei de praia, disputada em Nova Viçosa (BA). Nesta sexta-feira, as duplas do país no naipe feminino encerraram o primeiro dia do Grand Slam na liderança das quatro chaves do torneio. Os times voltam à quadra neste sábado (19.01), pela fase de grupos e quartas de final.

Os jogos da etapa Grand Slam de Nova Viçosa são transmitidos pelo Facebook da Confederação Sul-Americana de Voleibol (CSV). O Brasil conta com oito duplas no naipe feminino e apenas o time mais bem colocado somará pontos para o ranking geral.

Ana Patrícia/Rebecca (MG/CE), Josi/Lili (SC/ES), Maria Clara/Carol Horta (RJ/CE) e Juliana/Andressa (CE/PB) lideram seus respectivos grupos e estão com a vaga encaminhada, mas outras duplas do país seguem na briga e podem avançar às quartas de final.

Medalhista pan-americana, a capixaba Lili analisou o primeiro dia do torneio e elogiou a participação da torcida. Ao lado da parceira Josi ela superou em sets diretos as compatriotas Fernanda/Anna (21/9, 21/6) e as peruanas Allcca/Gaona  (21/9, 21/9). A disputa pela liderança do grupo B será contra as argentinas Gallay e Peralta, que também venceram duas nesta sexta.

“A temperatura está bastante alta e o vento está forte, desafios que estamos sempre acostumados no vôlei de praia e que necessitam de adaptação. A estrutura do torneio está boa e a torcida compareceu em peso, recebemos uma energia muito legal em quadra, todos apoiando. É a primeira competição do ano, queremos fazer nosso melhor. Estamos bem motivadas, vamos continuar contando com o apoio da torcida e confiantes”, disse.

Já a estreia de duas outras duplas do país foi com o pé direito. Na chave C, a medalhista olímpica Juliana e a campeã mundial de base Andressa venceram os dois jogos. Elas superaram as compatriotas Aninha/Anne por  2 a 0 (21/12, 21/6) e as uruguaias Simon/Elgue também em sets diretos (21/15, 21/15). A disputa pelo primeiro lugar do grupo será contra as paraguaias Erika/Michelle, que também venceram duas vezes.

Também estreantes, Maria Clara e Carolina Horta superaram por 2 sets a 1 (21/19, 17/21, 15/7) as compatriotas Fabrine e Pity, e em sets diretos as colombianas Andrea/Gorda (21/18, 21/19). A nova dupla fecha a primeira fase contra as chilenas Mardones/Paula Vallejos, que somam uma vitória e uma derrota em Nova Viçosa.

O grupo A é o único com três times, por conta de uma desistência de inscrição de uma equipe da Venezuela. Ana Patrícia e Rebecca lideram após vitória por 2 sets a 0 (21/4, 21/10) sobre as argentinas Villar/Churin, mas acabaram superadas pelas compatriotas Tainá e Victoria (SE/MS) também em sets diretos (13/21, 17/21). Com um jogo a menos, Tainá e Victoria podem assumir a liderança, caso superem as argentinas neste sábado.

Além do Grand Slam de Nova Viçosa, o Brasil também receberá a quinta etapa da temporada, o Grand Slam de Santa Cruz Calábria (BA), de 9 a 11 de março. Ao todo são seis etapas para os dois naipes, e dois torneios ‘Finals’ contando apenas com um naipe cada. O calendário completo pode ser acessado no site oficial da Confederação Sul-Americana de Voleibol (CSV), em http://voleysur.org/v2/calendario/calendario.asp.

O ranking geral do Circuito Sul-Americano é feito apenas para os países, contando a pontuação da dupla mais bem colocada das nações em cada parada, mesmo que um país tenha mais de uma dupla no pódio. Os campeões de cada torneio somam 200 pontos, o vice, 180, o terceiro colocado, 160, reduzindo 20 pontos em cada posição seguinte.

SITE OFICIAL DA CONFEDERAÇÃO SUL-AMERICANA DE VOLEIBOL
http://voleysur.org/

O Banco do Brasil é o patrocinador oficial do voleibol brasileiro