Ouro, prata e bronze! As três duplas brasileiras na primeira etapa do Circuito Sul-Americano de Vôlei de Praia 2023/2024 subiram ao pódio em Lima (PER). Na tarde deste domingo (3.9), Vitória e Andressa ficaram com o título do evento e somaram 200 pontos para o Brasil no ranking continental. No masculino prata para Vinícius e Heitor, e bronze para Pedro/Oscar, e 180 pontos no ranking geral.
Na disputa feminina Andressa e Vitória conquistaram o título da etapa peruana de forma invicta, com seis vitórias em seis jogos, e nenhum set perdido. Na decisão enfrentaram uma dupla da casa, Allca/Gaona, por 2 sets a 0 (21/16 e 21/15).
“A decisão foi um jogo disputado, com a torcida contra. O vento aqui também é um fator importante, é praticamente um terceiro jogador em quadra. Conseguimos manter nossa concentração a todo o momento e isso nos trouxe o resultado. Foi uma etapa importante, pois abriu a temporada 23/24 do Circuito Sul-Americano e conseguimos a pontuação máxima para o Brasil, que era nosso principal objetivo”, contou Andressa.
Entre os homens, Vinícius e Heitor foram superados na decisão pela dupla chilena Aravena/Dorguett por 2 sets a 0 (14/21 e 15/21). Pedro e Oscar ficaram com o bronze ao passarem pelos irmãos Tomas e Nicolas Capogrosso, da Argentina, por 2 sets a 0 (25/23 e 21/16).
No circuito Sul-Americano as duplas somam pontos para seus respectivos países e apenas o melhor resultado em cada etapa é levado para o ranking da temporada. Após a disputa em Lima o Brasil lidera no ranking feminino com 200 pontos, seguido do Peru, que tem 180 e a Argentina é a terceira colocada com 160. Entre os homens a liderança é chilena com 200 pontos, o Brasil é o segundo com 180 e a Argentina vem em seguida com 140.
A próxima parada do Circuito Sul-Americano será entre 18 e 21 de setembro, em Caiena, na Guiana Francesa.
O Banco do Brasil é o patrocinador oficial do voleibol brasileiro