pATROCINADOR OFICIAL

Duplas austríacas e cariocas se destacam e avançam à fase de grupos

classificados

20 de março de 2015

Michelle Sterenberg e Renan Rodrigues, no Rio de Janeiro (RJ) – 20.03.2014

O primeiro dia de competições da última etapa da temporada 2014/2015 do Circuito Banco do Brasil Nacional, no Rio de Janeiro (RJ), conheceu seus últimos classificados à fase de grupos. Foram disputados 42 jogos pelo qualifying (fase eliminatória que classifica à fase de grupos do torneio principal), distribuindo as últimas quatro vagas em cada naipe. Destaque para a classificação das duplas convidadas austríacas e seis atletas da casa.

Avançaram no feminino Danni/Amanda Maltez (MS/RJ), Haissa/Fabrine (MS/BA), Pauline/Paula Hoffmann (RJ) e Rosimeire Lima/Beatriz (AL/RJ). No masculino, passaram de fase Maia/Alexandre (RJ), Nilton/Bob Filho (RO/DF) e as duas duplas austríacas convidadas Thomas/Cristoph e Tobias/Lorenz. Os classificados se unem aos oito times já garantidos na fase de grupos pelo ranking.

Com 20 duplas inscritas no torneio feminino, 16 jogos foram disputados para definir as últimas vagas. Danni/Amanda Maltez (MS/RJ) venceu Pity/Carol por 2 sets a 0 (21/12 e 21/19), em 37 minutos, e foi a primeira equipe classificada.

Haissa/Fabrine (MS/BA) também passou para a fase de grupos em partida bastante equilibrada. No duelo valendo vaga, venceram Maria Clara/Nathasha Borges (RJ) por 2 sets a 1 (21/12, 20/22 e 15/13), em 52 minutos. Pauline/Paula Hoffmann (RJ) classificaram-se contra Paola/Débora Lisa (SC/SP): 2 sets a 0 (21/11 e 21/10), em 30 minutos. Por fim, Rosimeire Lima/Beatriz (AL/RJ) também conquistaram a vaga ao vencerem Aline/Solange (SC/DF) por 2 sets a 1 (16/21, 21/16 e 15/13), em 48 minutos.

Beatriz foi convocada nesta semana para disputar a oitava etapa do Circuito Sul-Americano no Equador. Novamente na fase principal do Nacional, a carioca comemorou o bom momento.

‘Acho que estou num momento bom, estou crescendo. E o Instituto Evokar tem sido muito importante, me ajudado a crescer, como atleta e como pessoa. Eles ajudam muito com a parte psicológica, já que ainda sou uma atleta jovem. A conquista da vaga foi ainda melhor com a confirmação da convocação para o Sul-Americano, fico feliz de ver o trabalho dando resultado’, comentou Beatriz.

‘Os jogos são muito equilibrados, às vezes começamos atrás na frente do placar e somos surpreendidos. Não existe um jogo no Nacional em que você tenha a chance de pensar que é uma partida mais fácil, que com certeza vencerá. É tudo definido nos detalhes’, acrescentou a jovem atleta.?

Masculino também definido
O qualifying masculino contou com 32 duplas em busca das quatro vagas. Foram 26 partidas e o primeiro time a se garantir foi a equipe da casa: Maia/Alexandre (RJ) venceram Hugo/Leandro (GO) por 2 sets a 0 (21/11 e 21/11), em 30 minutos.
Em seguida foi a vez de Nilton/Bob Filho (RO/DF) derrotarem Vinicius/Klaus (ES/PB) por 2 sets a 0 (21/15 e 21/17), em 38 minutos. Pela boa posição no ranking, a dupla só precisou entrar em quadra a partir da segunda rodada.

Também avançaram Thomas/Cristoph (AUT), que venceu Itamar/Pedro Marins (DF/RJ) por 2 sets a 0 (21/16 e 21/13), em 34 minutos, e, para finalizar a classificação, mais uma dupla de austríacos Tobias/Lorenz que eliminou Richards/Ralph (MG/RJ) ao vencer por 2 sets a 0 (21/19 e 21/12), em 36 minutos.

Com a preparação através do vôlei de praia indoor, em ginásios, por conta das baixas temperaturas na Áustria, Thomas/Cristoph estão se preparando para disputar o Circuito Mundial, começando no Open de Fuzhou, na China.

“Chegamos cinco dias atrás e vamos ficar por três semanas treinando. É uma boa oportunidade para melhorarmos nosso nível, o nível dos brasileiros é muito bom. Nossos cinco ou seis melhores times na Áustria podem jogar assim, mas no Brasil vocês têm 20 ou 30 times com essa qualidade, é bom assistir”, destacou Thomas.

“Foi muito cansativo pelo grande calor que está fazendo aqui no Brasil e na Áustria é muito frio. Jogamos poupando energia e os jogos foram próximos, mas superamos isso e conseguimos as vitórias”, completou o austríaco.

Os classificados se juntam aos já garantidos na fase de grupos Daniel Souza/Averaldo (RJ/TO), Guto/George (SP/PB), Luizão/Fábio Luiz (AM/ES), Felipe Cavazin/Daniel Lazzari (PR/SC), Arthur Lanci/Eduardo Davi (PR), Álvaro Andrade/Anderson Melo (SE/RJ), Léo/Zé Írio (PB/MS) e Éder/Miguel (ES/MS).

Os jogos continuam neste sábado quando serão disputadas a primeira fase e as quartas de final. No domingo ocorrem as semifinais e as disputas de ouro e bronze.

As duplas ainda correm para melhorar a pontuação em busca das últimas vagas no Superpraia, competição criada pela Confederação Brasileira de Voleibol (CBV) na temporada passada, que entrará em cena logo após o término do Circuito Brasileiro, no final de abril. As oito melhores do ranking em cada naipe disputarão o Superpraia A, enquanto as oito seguintes (do 9º ao 16º) jogarão o Superpraia B, um ingrediente a mais para esquentar essa reta final.

VEJA TODOS OS RESULTADOS DO MASCULINO

VEJA TODOS OS RESULTADOS DO FEMININO

VEJA A GALERIA DE FOTOS