pATROCINADOR OFICIAL

Diante de 4.968 pessoas, Brasil leva a melhor no segundo amistoso contra República Dominicana

para torcida

2 de junho de 2017

Brasil comemora ponto contra República Dominicana

(Oswaldo Forte/MPIX/CBV)

A seleção brasileira feminina de vôlei levou a melhor contra a República Dominicana no segundo amistoso entre as equipes. Diante de 4.968 apaixonados torcedores, nesta quinta-feira (01.06), o Brasil venceu as caribenhas por 3 sets a 1 (25/13, 17/25, 25/23 e 25/14), em 1h37 de jogo, na Arena Guilherme Paraense, em Belém (PA). Foi a segunda vitória da equipe do treinador José Roberto Guimarães contra as dominicanas. 

Na última terça-feira (30.05), em Manaus, a equipe verde e amarelo superou as caribenhas por 3 sets a 1. Os jogos foram preparatórios para os desafios das brasileiras na temporada: Montreux Volley Masters, Grand Prix, Sul-Americano e Copa dos Campeões. 

A oposta Tandara foi a maior pontuadora entre as brasileiras, com 19 pontos. As ponteiras Rosamaria e Natália marcaram 12 pontos cada e a central Carol colaborou com 10 acertos. Pelo lado da República Dominicana, a atacante Peña foi quem mais marcou pontos com 13 pontos.

A capitã e ponteira Natália comentou sobre os primeiros amistosos das brasileiras na temporada 2017. 

"Foi importante que conseguimos vencer por 3 sets a 1. Para o início de um novo ciclo olímpico foram bons testes. Hoje a República Dominicana nos colocou em algumas situações difíceis durante a partida. Sabemos que ainda temos muito o que melhorar e agora vamos para o torneio de Montreux que será mais uma prova para o nosso time", explicou Natália. 

O treinador José Roberto Guimarães fez uma análise da atuação do Brasil contra a República Dominicana. 

"Ainda precisamos melhorar muito, principalmente o entrosamento e a relação do bloqueio com a defesa. Isso é treinamento e vamos seguir a nossa preparação para o torneio de Montreux. Jogar diante da nossa torcida foi muito bom. Estou feliz de ter vindo a Belém e essa cidade sempre nos trouxe boas energias", ressaltou José Roberto Guimarães. 

Em casa

A levantadora Naiane, natural de Belém, viveu momentos especiais na partida. Atuando pela primeira vez na sua cidade com a camisa da seleção adulta, a jogadora teve seu nome gritado por todo o ginásio quando foi chamada para entrar em quadra no segundo set.

"Foi incrível. Vivi momentos que vou guardar por toda a minha vida. Estou muito feliz e ter minha família e meus amigos perto é uma sensação indescritível. Sinceramente não esperava todo o carinho que recebi nesses dias e só tenho a agradecer a essa cidade. Foi um bom teste para Montreux e agora é continuar na batalha para crescer cada vez mais", explicou Naiane, que recebeu uma placa da Federação Paraense de Voleibol em homenagem a já vitoriosa carreira. 

Depois dos dois amistosos contra a República Dominicana, a seleção brasileira feminina de vôlei embarcará para Suíça onde disputar o torneio de Montreux de seis a 11 de junho.

O JOGO

Com velocidade, o time verde e amarelo fez 4/1 no início do primeiro set. A República Dominicana cresceu de produção e encostou (6/5). A ponteira Natália fez um ponto de saque e o Brasil abriu três pontos (11/8). Quando as brasileiras fizeram 16/11, o treinador da República Dominicana, Marco Kwiek, pediu tempo. Mesmo com a paralização, o saque do time da casa continuou a dificultar a passe da República Dominicana. O Brasil fechou a primeira parcial por 25/13. 

A República Dominicana voltou melhor para o segundo set e fez 5/2. Numa bola segunda da levantadora Roberta, o time verde e amarelo empatou (5/5). O set seguiu disputado ponto a ponto (10/10). Bem no bloqueio, as dominicanas abriram dois pontos (12/10). A República Dominicana dominou a parte final do set e venceu a segunda parcial por 25/17. 

O Brasil começou bem o terceiro set e fez 5/2. A República Dominicana cresceu de produção e empatou (8/8). Neste momento, o treinador José Roberto Guimarães pediu tempo. Depois de um longo rally, a levantadora Roberta conseguiu uma bola de segunda e o time verde e amarelo abriu três pontos (13/10). A República Dominicana voltou a equilibrar a parcial (16/16). Se aproveitando dos erros das brasileiras, as dominicanas abriram três pontos (22/19). O Brasil conseguiu uma grande reação e venceu o terceiro set por 25/23. 

A República Dominicana iniciou melhor o quarto set e fez 8/6. Numa boa sequência de saques da ponteira Natália, o Brasil virou o marcador e abriu cinco pontos (15/10). O time do treinador José Roberto Guimarães dominou a parte final da parcial e venceu o quarto set por 25/14 e o jogo por 3 sets a 1. 

EQUIPES: 

Brasil – Roberta, Tandara, Natália, Rosamaria, Adenízia e Carol. Líbero – Léia
Entraram – Amanda, Edinara, Naiane, Fernanda Tomé, Suelen, Drussyla e Mara
Técnico – José Roberto Guimarães 

República Dominicana: Marte, Martinez, Peña, Rodriguez, Valdez e Martinez J. Líbero – Binet
Entraram – Martinez, Fersola, Dominguez, Moreno e Gonzalez 
Técnico – Marcos Kwiek 

ARBITRAGEM:

1º árbitro – Sergio Almeida (PA) 
2º árbitro – Evanilson Matos (PA)

Galeria de fotos: 

http://2017.cbv.com.br/midia/galeria-de-imagens/item/28355-belem-pa—01.06.2017—brasil-x-republica-dominicana-.html

O Banco do Brasil é o patrocinador oficial do voleibol brasileiro