Em Curitiba (PR) – 03.12.2015
Entre os 32 atletas do torneio masculino que disputam a etapa de Curitiba (PR) do Circuito Brasileiro Open, um vivencia pela primeira vez o sentimento de estar na elite da modalidade. Nilton (RO), parceiro de Anderson Melo (RJ), estreia no tour nacional e agora espera conquistar vitórias e adquirir experiência para permanecer entre as melhores duplas do país.
Entre os primeiros saques ainda na quadra e a participação no Open, porém, o caminho foi longo. Literalmente. Natural de Rondônia, Nilton começou disputando torneios estaduais e regionais. Depois, se mudou para Rio de Janeiro, Brasília e passou a rodar o Circuito Banco do Brasil Nacional. No Open, além de atuar, o jovem de Porto Velho também busca observar os adversários.
‘É incrível poder jogar ao lado de atletas que sempre foram inspiração para muitos brasileiros. E a qualidade e o nível técnico no Open são impressionantes. Só de estar enfrentando já é importante para evoluir e crescer. A dificuldade é muito maior que em outros torneios, todo jogo é muito duro. Mas é isso que faz novos jogadores crescerem. E a estrutura também é muito maior, chegar à arena dá um frio na barriga e uma sensação boa’, analisou.
Nilton começou atuando no voleibol indoor, jogando no colégio e posteriormente pela faculdade São Lucas. Aos poucos, porém, foi se interessando pelo vôlei de praia, em um projeto esportivo do Instituto Rádio Farol, e passou a atuar apenas na areia quando os resultados começaram a aparecer.
‘Anderson é do Projeto Evokar, do qual também participei quando morei no Rio de Janeiro, tenho muito orgulho. E nossa sintonia dentro de quadra foi muito boa, fomos evoluindo de maneira constante e temos uma amizade fora de quadra. O importante é mostrarmos nosso melhor, jogarmos da melhor forma que pudermos para buscar vitórias e permanecermos na elite. Quero sugar tudo que puder de conhecimento’, completou.
SISTEMA DE DISPUTA
O Circuito Brasileiro Open será realizado em quatro dias. Os jogos começam na quinta-feira (03.12), quando as 16 duplas do torneio masculino disputam a primeira fase. Na sexta-feira, (04.12) ocorrem a repescagem (Round 1) e as quartas de final do torneio masculino, assim como a primeira fase e repescagem do torneio feminino.
O sábado (05.12) é reservado para as semifinais, disputa de bronze e final do torneio masculino, além das quartas de final e semifinais do torneio masculino. O domingo (06.12) sedia a disputa de bronze e a final do torneio feminino. As disputas por medalhas em ambos os naipes contam com transmissão do SporTV.
Os primeiros colocados de cada grupo – nos dois naipes – avançam direto às quartas de final, enquanto segundos e terceiros de cada chave disputam o Round 1 (repescagem). Os vencedores das quartas avançam às semifinais.