Da redação, no Rio de Janeiro (RJ) – 22.09.2015
A primeira edição da Copa Amazônia de Voleibol contou com título da seleção do Amazonas e movimentou o voleibol da região no último domingo (20.09). Na decisão, a equipe da casa superou o Amapá por 3 sets a 1 (30/28, 21/25, 25/20 e 27/25) e conseguiu a revanche, já que havia perdido para o Amapá na primeira fase.
A competição foi realizada com dois grupos de quatro equipes. Além de duas seleções do Amazonas (apenas uma, porém, poderia avançar de fase), estiveram presentes seleções dos estados do Acre, Amapá, Roraima, Rondônia, Pará e Tocantins. Os jogos foram disputados na arena Amadeu Teixeira, com transmissão dos jogos pela TV.
“Era um projeto antigo e que felizmente conseguimos apoio essencial do presidente Toroca e também da mídia, que comprou essa ideia. Tivemos transmissão dos jogos em HD, com grande qualidade e profissionalismo. O aplicativo para quem não possuía sinal teve mais de mil downloads no período. O objetivo foi alcançado, que era colocar o voleibol adulto em evidência, resgatar o esporte na região e trazermos os fãs para os jogos”, disse o presidente da Federação Amazonense de Voleibol, Walgren Tadeu Faraco.
O torneio abre a oportunidade para diversos atletas da região, que contam com mais uma competição de alto nível para atuarem, possibilitando também que novos jogadores sejam revelados para o esporte e consigam se firmar.
“Conseguimos resgatar nossos atletas adultos e isso abre possibilidades para o futuro. Um juvenil vai poder buscar uma bolsa na faculdade, abrimos opções para os atletas, que terão torneios para demonstrar seu voleibol. Agora o próximo passo é expandir com um torneio internacional. Temos conversas com a CSV (Confederação Sul-Americana de Voleibol) para um torneio com países amazônicos que fazem fronteira com nossos estados”, completou.