pATROCINADOR OFICIAL

Contagem (MG) estreia no calendário e recebe estrelas olímpicas

segunda etapa

14 de setembro de 2015

Da redação, no Rio de Janeiro (RJ) – 14.09.2015

A segunda etapa do Circuito Brasileiro de Vôlei de Praia Open marcará uma estreia e um reencontro com a torcida mineira. Contagem (MG), na região metropolitana de Belo Horizonte, estreia no calendário nacional e recebe o principal torneio do país pela primeira vez. Além disso, a competição retorna para o estado mineiro após três anos com a presença de duplas que representarão o Brasil nos Jogos de 2016.

Os jogos acontecem de quinta-feira (17.09) a domingo (20.09), no Parque Linear Ressaca, na altura do Shopping Contagem. Todas as partidas contam com entrada franca à torcida, que poderá curtir também poderá acompanhar os duelos da quadra central ao vivo no link http://cbbvp.cbv.com.br/index.php/aovivo. Além disso, as disputas de bronze e finais dos dois naipes terão transmissão ao vivo do SporTV (veja horários abaixo).

A competição terá a presença de Alison/Bruno Schmidt (ES/DF) e Larissa/Talita (PA/AL), duplas já garantidas nos Jogos Olímpicos de 2016 por terem terminado a corrida olímpica na primeira posição. Além disso, outras duas duplas que disputarão a mais importante competição esportiva serão anunciadas em coletiva na próxima quarta-feira (16.09), no Rio de Janeiro, véspera da competição em Contagem (MG).

O Circuito Brasileiro de Vôlei de Praia terá nove etapas (cinco em 2015 e quatro em 2016) e uma edição do SuperPraia, com campeões independentes. Depois da estreia em Brasília (DF), e agora Contagem (MG), o torneio seguirá para Goiânia (GO), Bauru (SP) e Curitiba (PR). As quatro etapas de 2016 e o SuperPraia, que reúne as oito melhores duplas da temporada, ainda terão suas cidades anunciadas pela CBV.

O torneio masculino terá Ricardo/Emanuel (BA/PR), Evandro/Pedro Solberg (RJ), Guto/Saymon (RJ/MS), Alison/Bruno Schmidt (ES/DF), Álvaro Filho/Vitor Felipe (PB), Hevaldo/Bruno (CE/AM), Harley/Benjamin (DF/MS), Thiago/Oscar (SC/RJ), Luciano/Márcio Araújo (ES/CE), Léo Vieira/Averaldo (DF/TO), Jô/George (PB), Márcio Gaudie/Marcus Borlini (RJ/ES), Daniel Souza/André (RJ/ES), Eduardo Davi/Arthur Lanci (PR), Léo Gomes/Bernat (RJ) e Ícaro/Fábio Luiz (PB/ES).

Na competição feminina as duplas serão Larissa/Talita (PA/AL), Maria Clara/Carol (RJ), Ágatha/Bárbara Seixas (PR/RJ), Juliana/Maria Elisa (CE/PE), Fernanda Berti/Taiana (RJ/CE), Val/Josi (RJ/SC), Duda/Elize Maia (SE/ES), Lili/Carolina Horta (ES/CE), Rachel/Ângela (RJ/DF), Tainá/Andressa (SE/PB), Rafaela/Fabíola (PA/DF), Thaís/Carolina (RJ), Andrezza/Naiana (AM/CE), Semírames/Bruna (SP/PB), Fernanda Nunes/Danielle (RJ/MS), Rebecca/Neide (CE/AL).

Cada dupla campeã de uma etapa do Open soma 400 pontos no ranking da temporada, além de levar para casa um prêmio de R$ 45 mil. Todas as equipes são premiadas, e somando os dois naipes, o torneio distribui mais de R$ 420 mil aos atletas.

DESTAQUES EM MINAS
Se Contagem (MG) entra no calendário pela primeira vez, Minas Gerais já é um palco frequente de etapas do vôlei de praia. O estado já recebeu 16 etapas ao longo da história, em seis cidades diferentes. A última etapa ocorreu em 2012, quando as parcerias Ricardo/Pedro Cunha (BA/RJ) e Juliana/Larissa (CE/PA) levaram o ouro.

Ao longo das 16 vezes que o Circuito passou por Minas Gerais, a carioca Adriana Samuel, medalhista de prata nos Jogos Olímpicos de Atlanta, em 1996, consagrou-se como a maior vencedora no Estado. A carioca venceu três vezes com Mônica (RJ) – 1993, 1994 e 1995 -, uma com a campeã olímpica Sandra Pires (RJ) – 1999 – e outra com Ana Paula (MG) – 2002.

Entre os homens, o baiano Ricardo lidera com quatro títulos em solo mineiro. O campeão olímpico venceu ao lado de Zé Marco (PB) em 1998 e 2000, junto do atual parceiro Emanuel (PR) em 2007, e em 2012/2013, no time formado com Pedro Cunha (RJ).

SISTEMA DE DISPUTA
O Circuito Brasileiro Open será realizado em quatro dias. Na quinta-feira (17.09), as 16 duplas do torneio feminino disputam a primeira fase e a repescagem. Na sexta-feira (18.09) ocorre a primeira fase e repescagem do torneio masculino, além das quartas e semifinais do feminino.

O sábado (19.09) é reservado para a disputa de bronze e final do torneio feminino, além das quartas e semifinais do masculino. O domingo (20.09) sedia a disputa de bronze e a final do torneio masculino. As disputas por medalhas contam com transmissão do SporTV.

Os primeiros colocados de cada chave – nos dois naipes – avançam direto às quartas de final, enquanto segundos e terceiros de cada grupo disputam o Round 1 (repescagem). Os vencedores das quartas avançam às semifinais.

CREDENCIAMENTO
Os jornalistas e fotógrafos interessados em realizar a cobertura da etapa de Contagem (MG) do Circuito Brasileiro Open devem enviar nome completo, função, veículo e RG para o e-mail ‘imprensa@volei.org.br’. A retirada das credenciais será realizada na própria arena, de quinta-feira (17.09) até sábado (19.09).

Os profissionais deverão apresentar-se com o crachá funcional do veículo pelo qual trabalham ou com uma carta de solicitação de credenciamento em papel timbrado do mesmo, assinado pelo chefe de reportagem ou editor. O jornalista Renan Rodrigues (21 99290-4767) realizará o credenciamento e auxiliará a imprensa.

Importante: Não haverá entrega de credenciais no domingo (20.09), dia das finais do torneio masculino.

SERVIÇO – CIRCUITO BRASILEIRO – CONTAGEM (MG)
Data: De quinta-feira (17.09) a domingo (20.09)
Horários: Quinta (17.09), das 10h30 às 22h; Sexta (18.09), das 8h50 às 22h; Sábado (19.09), das 11h30 às 15h, e das 19h às 22h30; Domingo (20.09), das 10h às 12h30
Local: Parque Linear Ressaca, na altura do Shopping Contagem
Entrada Franca