A primeira edição do Congresso Nacional de Atletas de Voleibol, realizada nesta terça-feira (20.09), no Sesi da Vila Leopoldina, em São Paulo, reuniu atletas e três diretores da Confederação Brasileira de Voleibol (CBV). A entidade, que apoia o evento com realização da Comissão de Atletas de Voleibol de Quadra e de Praia, foi representada pelo diretor executivo, Ricardo Trade, um dos palestrantes, e pelo diretor de Seleções, Renan Dal Zotto, e pelo gerente de Vôlei de Praia, Franco Neto.
Ricardo Trade falou para os cerca de 50 atletas que estiveram no evento sobre o tema “Onde estamos na jornada”. Segundo o diretor executivo da CBV, a troca de ideia com os jogadores e ex-jogadores presentes foi extremamente proveitosa.
“Essa é uma iniciativa inovadora da Comissão de Atletas, liderada pelo Emanuel e pelo André Heller, visando discutir em âmbito mais global com os atletas as questões diretamente ligadas a eles. O evento contou com o apoio da CBV, que tem todo interesse em discutir assuntos como contrato de trabalho, proteção aos atletas e uma série de ações, demonstrando que o vôlei saiu na frente”, comentou Trade.
O diretor executivo da CBV ainda destacou o valor do exemplo apresentado pelo voleibol. “Também debatemos o plano de pós-carreira, que é um projeto da CBV, e toda a discussão foi muito importante para nós. Além de vermos o nosso lado, entendemos que um encontro como esse pode, e deve, servir de exemplo para outros esportes”, complementou Ricardo Trade.
Renan Dal Zotto e Franco Neto participaram da mesa-redonda que contou ainda com os presidentes das Comissões de Atletas de Voleibol, André Heller (Quadra) e Emanuel Rego (Praia), os vice-presidentes Gilmar Nascimento Teixeira, o Kid (Quadra) e Harley Marques Silva (Praia).
Além dos dirigentes do vôlei, estiveram no Congresso o presidente da Comissão de Atletas do Ministério do Esporte e superintendente técnico da Confederação Brasileira de Clubes, Lars Grael; o presidente do Instituto Brasileiro de Direito Desportivo, Leonardo Andreotti Paulo de Oliveira; e o gerente de Produto de Esportes da TV Globo, Thiago Meirelles.
O Banco do Brasil é o patrocinador oficial do voleibol brasileiro