Começa nesta sexta-feira (15.11) o Vôlei Master, a maior competição da categoria no voleibol brasileiro. O campeonato, que envolve cerca de 1.800 atletas divididos entre vôlei de quadra e praia, acontece no Centro de Desenvolvimento de Voleibol (CDV), em Saquarema (RJ), a casa da modalidade, onde treinam as seleções em preparação para os compromissos do ano. Neste ano, serão nove dia de disputa: de 15 a 23.
São cerca de 180 equipes que contam com atletas acima de 35 anos que competem em oito categorias diferentes: 35+, 40+, 45+, 50+, 55+, 59+ e 63+, sendo que o feminino ainda conta com a categoria 67+. No vôlei de praia para duplas são 13 categorias, e no quarteto são disputadas 11 categorias diferentes.
Um dos destaques do Vôlei Master 2019 será Rafael Fantin, conhecido durante sua carreira de atleta como Dentinho, de 41 anos. O gaúcho de Bento Gonçalves fará sua primeira participação campeonato, atuando pelo Neurologia Ativa, de Goiânia (GO), na categoria 35+, e está entusiasmado.
“Estou bastante motivado. Vai ser a primeira vez que vou participar. Já escutei falar muito bem sobre o evento. Tenho vários amigos que foram, jogaram e disseram que o nível é bem legal, além de uma confraternização que quero muito vivenciar. Tudo isso me deixa bastante contente, otimista e até certo modo ansioso para participar de uma competição novamente depois de anos sem competir como atleta”, disse Dentinho.
O ex-atleta foi convocado para a seleção brasileira infanto-juvenil em 1993, sendo campeão mundial da categoria no mesmo ano, na Turquia. Dentinho ainda foi campeão gaúcho em 1997 pelo Bento e campeão da Superliga 02/03 com a Ulbra/Canoas (RS).
O convite para o Vôlei Master veio através de um ex-companheiro de time. “O Danilo, que jogou aqui por Bento no período em que o time estava na Superliga, me chamou. Fizemos uma amizade bem legal e ele joga por este time. Eles estão há bastante tempo treinando juntos, semanalmente, competem na região e vou fazer parte nesse Vôlei Master”, explicou Dentinho, que jogou por times como Unisul/Nexxera (SC), Telemig/Minas (MG), Vôlei Futuro (SP), APAV/Canoas (RS) e voltou ao Bento Vôlei, onde encerrou a carreira.
Entre 2006 e 2010 jogou em três clubes italianos, chegando a ser campeão da Liga A2 na temporada 07/08 pelo Vibo Valentia.
O Banco do Brasil é o patrocinador oficial do voleibol brasileiro